+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    Olá pessoal,


    Estou com um probleminha chato aqui: o usuário comum, no caso, lipse, não loga de jeito nenhum. Tenho que logar como root e só depois acessar como lipse usando o "su lipse". Meu sistema de login é em modo-texto mesmo, com o getty. Já tentei adicionar um novo usuário, mas só o root acessa. Quando tento logar com outro, há uma demora de 5s e retorna um erro dizendo que o usuário não existe, nem chega a aparecer o campo password.

    Até hoje deu pra aguentar, mas agora preciso adicionar outros usuários ao sistema e não há como eles logarem sem passar pelo root, o que torna o sistema inseguro, pois é só sairem de suas sessões e já estarão logados no root.

    O que pode ser isso? Como resolver?


    Obrigado.

  2. #2
    Visitante

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    Meu velho dá uma sacada no seu arquivo /etc/nsswitch.conf e veja se está como abaixo. Caso não esteja altere para este valor.

    passwd: compat
    group: compat
    shadow: compat

    ou

    passwd: files compat
    group: files compat
    shadow: files compat


    Veja se existe no seu sistema o aquivo /etc/nologin. Este arquivo trava o sistema dando permissão apenas ao root de efetuar login no sistema.

    Diga qual a sua distro pra que fique mais fácil indicar a vc um utilitário de configuração do sistema de login.

    Valeu!

  3. #3

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    Obrigado pela atenção.


    Bem, o arquivo /etc/nsswitch.conf está OK.

    O arquivo /etc/nologin existe sim e existe tb um chamado /etc/nologin.boot. Porém, esses arquivos só contém texto (Sistema de boot carregando - aguarde por favor).

    Quando tento logar como usuário comum, aparece essa mensagem, mas não aparece o campo password e retorna o erro "Login Incorrect". Já se eu logar como root, essa mensagem tb aparece seguida do campo password efetuando o login corretamente.

    Ontem, num canal de Linux da Brasnet, um colega pediu para efetuar alguns testes sobre o assunto, um deles foi trocar o getty pelo mingetty, porém o erro persiste. A linha referente a isso no /etc/inittab está assim:

    1:12345:respawn:/sbin/mingetty tty1
    2:2345:respawn:/sbin/mingetty tty2


    Uso uma distro Debian Like.

  4. #4

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    apague o arquivo /etc/nologin

  5. #5

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    1) Veja no /etc/passwd se tem o home do usuário especificado
    2) Veja no /etc/passwd se tem o shell do usuario especificado (se tiver /dev/null ou /sbin/nologin ele n loga)
    3) Veja se o home do user existe (duh :P) hehehe

  6. #6

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    DropALL,


    Vou deletar o arquivo e fazer o teste, posto se der tudo certo. Obrigado.


    1c3_m4n,


    Já havia verificado isso e está tudo OK. Obrigado pela atenção.

  7. #7

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    hmmm pode ser tb as permissoes do home dele

  8. #8

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    Muito obrigado pela ajuda pessoal.

    O problema era realmente o arquivo /etc/nologin.

    Deletei-o e agora está tudo bem.


    Valeu.

  9. #9
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Usuário comum ñ loga em modo-texto...

    pessoal to com o mesmo problema mas fiz tudo que tinha no topico e tava tudo certo permissoes das pasta estavao ok, nao tinha o nologin no /etc/ e tb o nsswitch.conf tava certo alguem sabe oq pode ser?