+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    Pessoal, tenho o mrtg instalado no servidor linux, gerando gráficos normalmente, mas eu gostaria de monitorar também as estações, que são máquinas windows. como eu faria essa configuração no mrtg?

  2. #2

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    bom pro mrtg gerar graficos ele precisa de alguns valores que sao passados (no caso SNMP) e as estações win nao geram isso, vc vai precisar de um outro programa pra monitorar suas estações. eu jah usei o cacti pra isso (instale no gw da rede)

  3. #3

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    bom pro mrtg gerar graficos ele precisa de alguns valores que sao passados (no caso SNMP) e as estações win nao geram isso, vc vai precisar de um outro programa pra monitorar suas estações. eu jah usei o cacti pra isso (instale no gw da rede)
    então basta instalar o cacti e configurar pra monitorar as estações?
    sabe de algum tutorial sobre isso?


    obrigado por enquanto cara!

  4. #4

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    aqui no site mesmo deve ter algum, mas eh soh procurar no google por cacti que vc acha algum tutorial, ele detecta todo trafego que passa no gw e gera relatorios

  5. #5
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    apenas corrigindo o amigo Iceman ... no CD do windows contem driver snmp para habilitar o monitoramento

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar tráfego das estações

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, tenho o mrtg instalado no servidor linux, gerando gráficos normalmente, mas eu gostaria de monitorar também as estações, que são máquinas windows. como eu faria essa configuração no mrtg?

    uso o cacti fazem dois anos jah....ele monitora trafego de placas de rede de linux que suportam snmp, monitora roteadores, espaço em disco...access point, e no windows tmb..como nosso amigo falou..basta instalar o driver de monitoramento e configurar o mesmo..se quiser dar uma olhada....

    www.portalitaipu.com.br/cacti user guest e senha guest

    ate mais..

  7. #7

    Padrão Re: Monitorar tráfego das estações

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, tenho o mrtg instalado no servidor linux, gerando gráficos normalmente, mas eu gostaria de monitorar também as estações, que são máquinas windows. como eu faria essa configuração no mrtg?

    uso o cacti fazem dois anos jah....ele monitora trafego de placas de rede de linux que suportam snmp, monitora roteadores, espaço em disco...access point, e no windows tmb..como nosso amigo falou..basta instalar o driver de monitoramento e configurar o mesmo..se quiser dar uma olhada....

    www.portalitaipu.com.br/cacti user guest e senha guest

    ate mais..
    Ja vi e li muito sobre o cacti e ainda não ficou bem claro uma dúvida qe tenho sobre ele, ele precisa do agente snmpd como o MRTG pra gerar os gráficos ou não precisa?? Atualmente pra fazer esse acompanhamento em meu provedor eu uso SASACCT, que não precisa do agente snmpd, ele lê os dados de uma chain via iptables que joga pra um banco e o rrdtool cria os arquivos rrd, sendo assim o sasacct monta os gráficos em cima desses dados...!
    Antes usava MRTG, mas só era o cliente formatar a maquina q ia tudo pro saco, era necessário deslocar um funcionario pra fazer a configuração do snmpd novamente, e se tornou invavel por conta disso... Com o CACTI é dessa forma???/
    :twisted: :twisted: :twisted:

  8. #8

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    eu nunca tive q instalar nda de snmp nos clientes pra usar ele nao (soh no servidor q ele ficava rodando)

    a tem mais um programa
    http://bandwidthd.sourceforge.net/

  9. #9

    Padrão Re: Monitorar tráfego das estações

    Citação Postado originalmente por Michael
    Citação Postado originalmente por Mr_Dom
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, tenho o mrtg instalado no servidor linux, gerando gráficos normalmente, mas eu gostaria de monitorar também as estações, que são máquinas windows. como eu faria essa configuração no mrtg?

    uso o cacti fazem dois anos jah....ele monitora trafego de placas de rede de linux que suportam snmp, monitora roteadores, espaço em disco...access point, e no windows tmb..como nosso amigo falou..basta instalar o driver de monitoramento e configurar o mesmo..se quiser dar uma olhada....

    www.portalitaipu.com.br/cacti user guest e senha guest

    ate mais..
    Ja vi e li muito sobre o cacti e ainda não ficou bem claro uma dúvida qe tenho sobre ele, ele precisa do agente snmpd como o MRTG pra gerar os gráficos ou não precisa?? Atualmente pra fazer esse acompanhamento em meu provedor eu uso SASACCT, que não precisa do agente snmpd, ele lê os dados de uma chain via iptables que joga pra um banco e o rrdtool cria os arquivos rrd, sendo assim o sasacct monta os gráficos em cima desses dados...!
    Antes usava MRTG, mas só era o cliente formatar a maquina q ia tudo pro saco, era necessário deslocar um funcionario pra fazer a configuração do snmpd novamente, e se tornou invavel por conta disso... Com o CACTI é dessa forma???/
    :twisted: :twisted: :twisted:
    sim amigo...infelismente o cacti prescisa do agente pra poder coletar as informações...mas uso ele pois tenho varios servidores gw na minha rede....nem to usando monitoramento nas estações RWin justamente pelo mesmo preblema q vc apontou...formatou , lascou...rssss

    falei do cacti pq uso ele a bastante tempo e ja ganhei a confiança dele...pela fazilidade de uso...flexibilidade dos varios agentes q ele possui...para poder coletar dados dos mais diversos tipos de equipamentos...essa eh a minha opinião...mas até onde sei..o cacti tem a possibilidade de vc agregar scripts de monitoramento externos..no caso até ja vi casos de uso como: os kra coletam via iptables e jogam para o cacti...como fazer naum sei...nunca fui a fundo nesse assunto...

    qualquer coisa a mais q puder lhe ajudar;;;tamois ae...

    abraços e até mais..

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    aki eu uso o bandwidthd muito bom e facil de configurar

  11. #11
    vilao
    Visitante

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    No meu caso eu tenho um Switch com SNMP de forma que monitoro as porta s do SW e nao as máquinas. Para TRAFEGO ficou bem legal. Tudo centralizado e independente de qualquer plataforma.
    Como adotamos a política de comprar somente SW gerenciáveis, tenho 100% do controle de tráfego no MRTG, inclusive dos Micros dos usuários...sem me preocupar com IP, SO alem de que..tem que ver também se o MRTG reconhece as MIB´s do Windows, pois n é soh instalar o SNMP e sair coletando... o mesmo é um grande chato nesse sentido...tem muitas Mibs que ele nao reconhece.

    Estou apenas relatando o meu caso..pois como é uma solução que depende de investimentos...nao da pra seguir como parâmetros.

    Para um RAIO X completo da rede....eu uso NTOP, muito boa ferramenta Free.
    Porem tem que ser instalado no GW da rede.

  12. #12
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    as mibs basicas ( infos quantitativas em relação ao trafego) o mrtg reconhece sim, basta ler a documentação...

  13. #13
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    So uma duvida minha gente ... teri como configurar o mrtg para coletar dados baseados nos alias das interfaces de rede do meu servidor.... Pois eu trablaho num provedor wireless ... e seria muito interessante monitorar baseado nos alias, sendo que cada cliente usa um alias do meu server para poder acessar a net.

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    amigo axo que o mrtg naum analiza as alias naum

    seria melor vc usar o badwithd mesmo

  15. #15
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    apenas corrigindo o amigo Iceman ... no CD do windows contem driver snmp para habilitar o monitoramento
    Como instalar este Driver ...?!

  16. #16
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    Pergunta boba amigo ...

    next -> next -> next e install

    Se tiver mais alguma duvida vc me fala

  17. #17

    Padrão Monitorar tráfego das estações

    Aqui na empresa utilizamos o nagios para monitorar os servidores. TEm plugin pra tudo quanto eh coisa.

    Pra estações estamos implantando o cacic do governoeletronico.gov.br
    Ele disponibiliza ateh de vc saber quais programas estão instalados, uso de hd.

    Acho que num eh o que vc quer como monitoramento de tráfego. Isso seria mais questão de patrimonio.