+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jotacekm
    Visitante

    Padrão problemas no som

    dae
    meu som tava funcionando OK, instalei os drivers da minha placa de video pelo arquivo q baixei no site da nvidia, e agora o som deu pau :toim:
    alguem me da um help?

  2. #2

    Padrão problemas no som

    falaee!

    bom.. você precisa nos dizer sua distro, procurar por errors nos logs, nos dizer o driver da sua placa de som e como está configurada, se é no modules ou no kernel!
    esse é o começo!

    abraços

  3. #3
    jotacekm
    Visitante

    Padrão problemas no som

    eh fedora core 4
    a placa de som eh cmedia, nao sei se eh no modules ou kernel, mas o linux tinha detectado ela automaticamente qdo instalei. [/quote]

  4. #4

    Padrão problemas no som

    hmmmm..
    deve ser modulo então! e quando você instalou o nvidia modificou as configurações..
    tente procurar sua placa de som com os comandos "dmesg" e "lspci" em um terminal e procure pelo modulo do som com o comando "lsmod"! assim você sabe se o sistema está reconhecendo sua placa de som e se o modulo para configurá-la está inslado!

  5. #5

  6. #6
    jotacekm
    Visitante

    Padrão problemas no som

    Citação Postado originalmente por _N3o_
    hmmmm..
    deve ser modulo então! e quando você instalou o nvidia modificou as configurações..
    tente procurar sua placa de som com os comandos "dmesg" e "lspci" em um terminal e procure pelo modulo do som com o comando "lsmod"! assim você sabe se o sistema está reconhecendo sua placa de som e se o modulo para configurá-la está inslado!
    no lspci achei minha placa de som:
    00:05.0 Multimedia audio controller: C-Media Electronics Inc CM8738 (rev 10)

    no lsmod aparecem varios snd_ alguma coisa
    o q eu faço agora?

  7. #7

    Padrão problemas no som

    pow.. num tem nenhum snd_cmixxx não? poste o seu lsmod...

    o meu é:
    snd-intel8x0...................18924......3 --->> modulo de placa de som
    snd-ac97-codec...........49500.....0.....[snd-intel8x0]
    gameport.........................1420........0.....[snd-intel8x0]
    snd-mpu401-uart..........3200........0.....[snd-intel8x0]

    tenta procurar por gameport e mpu e ver para onde aponta! se o seu som é configurado pelo ALSA, tenta executar o comando "alsaconf" [axo que é só como adm]
    o redhat/fedora tem muitos tutoriais e manuais bons! tente procurar nos sites oficiais!

    abraços e boas festas!

  8. #8
    jotacekm
    Visitante

    Padrão problemas no som

    snd_cmipci 39905 1
    gameport 18633 1 snd_cmipci
    snd_seq_dummy 3653 0
    snd_seq_oss 37057 0
    snd_seq_midi_event 9153 1 snd_seq_oss
    snd_seq 62289 5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi_event
    snd_pcm_oss 51185 0
    snd_mixer_oss 17857 2 snd_pcm_oss
    snd_pcm 100169 2 snd_cmipci,snd_pcm_oss
    snd_page_alloc 9669 1 snd_pcm
    snd_opl3_lib 12353 1 snd_cmipci
    snd_timer 33605 3 snd_seq,snd_pcm,snd_opl3_lib
    snd_hwdep 9057 1 snd_opl3_lib
    snd_mpu401_uart 10049 1 snd_cmipci
    snd_rawmidi 30305 1 snd_mpu401_uart
    snd_seq_device 8781 5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq,snd_opl3_lib,snd_rawmidi
    snd 57157 12 snd_cmipci,snd_seq_oss,snd_seq,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_opl3_lib,snd_timer,snd_hwdep,snd_mpu401_uart,snd_rawmidi,snd_seq_device
    soundcore 10913 2 snd

  9. #9

    Padrão problemas no som

    bom.. o modulo parece estar carregado! é o "snd_cmipci".. o que parece não estar configurado é o snd_ac97_codedc! acredito que seja importante..
    você conseguiu usar o comando "alsaconf"?? tente também usar o "alsamixer" e verifica o volume..
    e tem um teste que você pode fazer bem simples: pegue um arquivo de audio "*.au" qualquer e digite o comando "cat sample.au > /dev/dsp".. você deverá escutar algo!
    pow.. no rh9 tinha um comando "redhat-config-soundcard" ou algo parecido! tenta usar esse também..

    mas nunca se esqueça: google e documentação oficial das distros é o que há! 8)

  10. #10
    jotacekm
    Visitante

    Padrão problemas no som

    ok, qdo eu chegar em casa eu dou uma testada, valeu!