Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    infect
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    ta ficando cada vez melhor!!!!!

  2. #22

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Boa idéia. Quero acompanhar o projeto.
    Também tenho um 1120AP. Se precisarem de betatesters, contem comigo.
    :clap:

  3. #23
    Anonimo
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    não tenho muito conhecimento em Linux e programação, mas nao teria como pegar esses firmwares que sao comercializados (Ap Router NG, tuxap) e descompilar?

    é uma idéia boa

  4. #24

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    O que voces acham de usar o kernel 2.4.18? É antigo, mas é mais leve e possui os recursos que precisamos!

    Se possivel, colocar o suporte a conexao PPPoE e o L7 FILTER.
    Imagine poder bloquear os p2p direto na bridge?

    Vamos fazer um projeto no source forge? creio que seria mais facil para a comunicacao nao acham?

    Saudações,
    6)

  5. #25
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    é vamos deixar o projeto na underlinux mesmo


    sobre o kernel 2.4.18 é um bom kernel

    e controlar p2p no radio seria legal mais sera que o radio vai dar cotna do recado
    lembrando que eles naum são tão potentes assim

    uma duvida qual é a conf hardware destes radio ???

  6. #26

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    A maioria é mips 200 Mhz, os componentes variam de acordo com o fabricante, mas em vários deles é possível fazer overclock via software (lembrando que diminui um pouco a vida útil do equipamento).

  7. #27

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    creio que 200MHz com 16RAM funciona legal o L7.

    Entao, com o L7 habilitado, menos clientes em cima dele...
    ou
    L7 desabilitado, mais clientes, seilah, vamo bota as ideias aqui nos posts.
    6)

  8. #28
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    creio para a versao cliente ta pra fazer tudo pois ele tera poucos clientes

    agra na versao ap ja complica um pouco

  9. #29

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Citação Postado originalmente por Benatto
    creio para a versao cliente ta pra fazer tudo pois ele tera poucos clientes

    agra na versao ap ja complica um pouco
    Concordo plenamente.

    Acho que agente podia deixar essas funções que requerem maior poder de processamento e memória na versão "client", pois como disse o nosso amigo ai, ele vai estar servindo na porta LAN, qua aguenta mais o tranco!

  10. #30

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Continuando a conversa.. pq em vez de remover o L7 ou remover "mais clientes" .. pq não remover servicos desnecessários?.. por exemplo.. configuração via http..
    pq nao configurar o AP todo por telnet, ou ssh, assim economizava-se espaço e memoria visto que n precisamos de nenhum http nem os respectivos CGI's nem na flash, nem na ram
    em vez de se fazer uma pagina toda bonitinha, pode-se fazer um menu para a configuração do AP via consola... acho que seria mto bom..
    agora fikei curioso sobre esses firmewares, tenho aqui um router que me dá mtos problemas... mas ele tb alem de router é switch... akonteçe que fica caindo a ligação a toda a hora, especialmente se houver mto trafego na rede.. será que dá pra meter um firmware nele? e fazer todas as funçoes que ele faz agora e switch tb?
    explikem me onde posso arranjar esse cross compiler

  11. #31
    infect
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    ok ok ok galera

    vamos por desordem nesta bagunça

    Primeiro vou pedir para os adm do underlinux criar um topico fixo pra gente.

    após isto, gostaria de saber quem quer cuidar de cada parte do firm.

    kernel (rtl8181 , rtl8186 ,módulos, performance, portabilidade entre devices, cross compilers, libs, etc) -->
    drivers (madwifi , rtl8180 , rtl8139 , serial , leds, etc etc)
    Eu vou cuidar desta parte, aliás já estou "tentando" trabalhar nesta parte a um bom tempo.

    traffic control (controle de banda, QOS, módulos de contróle de tráfego p2p etc ....)

    firewall (iptables,bridges, controle de mac, spoffing ....)

    interface (interface web, scripts php ,páginas html , design.....)

    utilitários (snmp , ssh ,wathdog, syslog....)

    documentação (how to, wiki, faq , manual, forum de suporte.....
    )
    quem se propor a cuidar de cada parte irá ter um e-mail a disposição para receber as propostas, fragmentos de códigos, exemplos, dicas, informações, dúvidas, xingos, reclamações etc etc etc. irá respondê-las se possível e no final vamos nos reunir e empacotar tudo.

    o que acham da ideia?

    vamos então, quem se habilita?

    lembrando que: Ninguem vai diretamente ganhar nada com isso. pelo menos eu vou dedicar o tempo que puder e sempre estarei em contato. posso, como todos vocês estou aprendendo e todo mundo vai apanhar bastante até montar esse firm. mas no final os créditos mais que vão valer a pena.

    já podem enviar e-mail sobra minha parte [email protected]

  12. #32
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    posso ajudar no kernel no firewall e nas interface



    masi temos que descidir o que vai feito

    ex: na internface como vai ficar se vai ter internface ou vai ser por ssh

  13. #33

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Cara, eu posso trabalhar com o QOS (baseado em HTB). Então eu vou precisar que você compile o suporte no kernel. Bom, e já que você tá mexendo com o kernel, vai ser preciso que vc adicione os patches para l7. Mas cara, é o seguinte...Vamos começar pelo começo (HeuUEhE): Vamo deixar um kernel, uma console e um file system pelo menos bootável (ai o resto é mel na chupeta). Concordam...então Benatto, vc vai ser o cara que vai dar o ponta-pé inicial...mas com ajuda é claro!

  14. #34

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Pessoal, sou bem novo por aqui, mas a idéia é otima mesmo. Não saco de firmware, mas saco bastante de programação, se eu puder ajudar, to nessa.

    Tem uma idéia que me surgui, vejam se acham interessante. Muita gente ( não profissional ) tem usado ap como roteadores ligado diretamente após um modem em modo bridge acessando uma linha ADSL. No caso do velox muitos tem usado um autenticador via computador para ficar autenticando automaticamente o provedor. Será que não poderiamos colocar um autenticador direto no firmware? Ficaria show. O ap já faria a autenticação.

    um abraço.

  15. #35

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Citação Postado originalmente por JSHARK2004
    Pessoal, sou bem novo por aqui, mas a idéia é otima mesmo. Não saco de firmware, mas saco bastante de programação, se eu puder ajudar, to nessa.

    Tem uma idéia que me surgui, vejam se acham interessante. Muita gente ( não profissional ) tem usado ap como roteadores ligado diretamente após um modem em modo bridge acessando uma linha ADSL. No caso do velox muitos tem usado um autenticador via computador para ficar autenticando automaticamente o provedor. Será que não poderiamos colocar um autenticador direto no firmware? Ficaria show. O ap já faria a autenticação.

    um abraço.
    Blz pow, é só usar aqueles scripts que já tem pronto lá pelo vivaolinux.com.br para autenticar em vários serviços ADSL (como velox, speed, etc...)

    Se você sacar de shell script tá bom demais! Pode ajudar a fazer uns scripts bem organizados pro que agente precisar para o FW. Se você sacar de C, pode fazer um Menu em modo texto...BLZ ?

  16. #36
    infect
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    aham QOS e os patchs L7 seráo adiconaods, vou ver treco de espaço , etc.

    outra coisa. se alguem quiser um pc pra fazer de cobaia, pode fazer
    é só colocar uma placa de rede, uma plaquinha edimax, ou lg com rtl8180 que já dá pra ter uma base. claro q a portabilidade é mais complicada, mas quem não tem cão caça com gato. esta condição de desenvolvimento é ótima para os scripts por exemplo, que são independentes do driver etc.

    pra testar os recursos do hardware é um pouquinho mais complicado, mas to me virando.

    outra coisa.
    o nome vai ser underlinux firmware mesmo?

  17. #37

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Volto a insistir pra que o pessoal de uma olhada no DD-WRT, pq é muito completo e tem todas as funcionalidades que estão pedindo.
    Não estou falando para usarem ele, mas para tomar como referência no desenvolvimento do nosso.

  18. #38
    vitort
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    soh uma pergunta: vcs ja viram o SDK do rtl8186 ??? eh mais ou menos semelhante ao esquema do shortlinux.. vale a pena conferir...
    http://download.tulip.com/support/co...tl-11g-GPL.tgz

    e tem esse aqui tbm: http://www.tuxap.com.br/download/WL5460AP-SDK.zip


    sao arquivos grandes(+-90mb), eles ja possuem o crosscompile, ja vem com o kernel com os patchs necessarios para o rtl8186 aplicados, e com os aplicativos comuns como busybox, udhcp,, etc...



    vejam aih por favor, eu estou brigando em cima disso, mas acabei de perder o meu unico ap 5460 da ovislink.. to esperando chegar mais.. acho que se nos trabalharmos em conjunto, chegaremos a um resultado bem mais rapido..


    vlw a todos..

  19. #39
    felco
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Vcs deviam usar o SDK...

  20. #40

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Em relação à RTL8186, eu gostaria de trabalhar em cima do Zinwell G-120. Alguem poderia me tirar uma dúvida: O mesmo esquema de max232 que se usa para ovislink 1120 funciona no Zinwell e em todos os outros RTL8181 e 8186 ?

    Se for diferente, alguém ai tem algum esquema? Tenho um Zinwell G-120 e um Ovis 1120 parados aqui, dá pra eu meter a mão na massa tanto nas versões pra 8181 quanto 8186...