Página 1 de 11 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Bem já que dei o ponta pé inicial para construirmos nosso firmware resolvi abri este tópico e tomei a liberdade de sugerir o nome do projeto. VIDA.
    Sejam bem-vindos todos que desejarem ajudar e aos que não quiserem agradecemos por não atrapalhar.
    Então mão a obra amigos.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    vamo nessa

  3. #3

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Mas porque VIDA e nao "Under" ?
    UnderFirm
    6)

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    boa under

  5. #5
    infect
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    como o underlinux é uma grande comunidade e 90% das minhas dúvidas são respondidas aqui, acho mais que generoso chamar de under , underfirm , underlinux firmware ou algo do gênero .

    pra começar gostaria de saber qual distro básica vamos iniciar o desenvolvimento. vão as que eu conheço.

    01) realap:
    testei o realap aqui e funciona bem, baseia-se no kernel 2.4.27 , driver madwifi e no webserver hhttpd. a desvantagem é que não consegui fazer wep ou nenhuma criptografia funcionar.

    02) shortlinux
    a versão mais fácil para desenvolvermos um firmware, só pegar no site www.euodeio.net , descompactar , e iniciar o install.sh. o link para o mirror do source forge "unc" está quebrado e não é feito os downloads necessários, então aconselho que alterem onde estiver "unc.sourceforge.net" para "ufpr.sourceforge.net"
    Parabens ao Eliphas , mais uma fez pela iniciativa.

    Ambos usam muitas coisas do projeto rtl8181.sourceforge.net vale dá uma lida no forum e nos howtos, tem muita informação lá.

    eu voto no shortlinux, pois tem uns scripts bem fáceis para fazer a compilação e criação do firmware, no read-me tem todos os detalhes.

    neste caso só precisariamos melhorar a interface web, criar alguns scripts de controle de tráfego, firewall, etc e tal.

    gostaria também de propor que cada um seja "responsável" por uma parte de desenvolvimento do firm.este responsável irá receber e-mails com opiniões, conselhos, dúvidas e fragmentos de códigos para adicionar a versão final. temos várias partes possíveis:

    kernel (rtl8181 , rtl8186 ,módulos, performance, portabilidade entre devices, cross compilers, libs, etc) --> INFeCT pega o kernel se nao se importarem.

    drivers (madwifi , rtl8180 , rtl8139 , serial , leds, etc etc)

    traffic control (controle de banda, QOS ....)

    firewall (iptables,bridges, controle de mac, spoffing ....)

    interface (interface web, scripts php ,páginas html , design.....)

    utilitários (snmp , ssh ,wathdog, syslog....)

    se esqueci de algo, postem aí:

    leiam o README e postem suas dúvidas, o underlinux firmware está para nascer.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    o shortlinux
    é uma boa ideia

  7. #7

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    bom eu to comprando um ovislink hoje pra meter firmware dentro dele e começcar a mexer também, quem precisar que teste algum e faça alguma coisa é de vcs!!!

  8. #8

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    pow galera...eu tenho um Ovislink paradaum aki, sem FW (tava brincando com ele...HuHEuE)...Mas pow, eu não tenho o cabo MAX232 pra bootar e uppar fw pra ele...A cidade onde moro é o fim do Mundo...não encontro esse chip nem a pau!!! Saca só, eu me comprometo a testar os FW nesse meu Ovis 1120 (e ainda posso implementar algumas funções - já que mexo bastante com iptables e HTB) se alguem puder enviar pra mim um cabo MAX232 (ou pelo menos as peças necessários). Eu pago o custo!!

    Outra coisa, eu tenho umas idéias na cabeça pra parte de AP-client (pois pra mim é muito melhor usar um Ovis ou Zinwell num cliente que uma placa PCI). Ai vai as idéias:

    - Controle de Banda na Interface (HTB) + QOS (isso pra priorizar VOIP p. ex. - essa parte eu posso, com a ajuda de algum scripteiro, implementar)

    - Cliente de VPN IPSEC (para criptografar toda a comunicação entre o cliente e o Provedor - isso eu também mexo)

    - NAT/Routing (basicão né!!!)

    Bom, essas são as minhas necessidades para um FW, pois como falei, eu uso AP nos clientes (o que me livra de muitas dores de cabeça em relação às placas). Acho que muita gente também gostaria dessas funções num FW.

    Então, alguém ai poderia me dar uma força com o CABO MAX232 ? (eu pago...HuEHE). Qualquer coisa me contate em: roney {arroba} portalinfocenter.com.br

    valeus!

  9. #9

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    pow galera...eu tenho um Ovislink paradaum aki, sem FW (tava brincando com ele...HuHEuE)...Mas pow, eu não tenho o cabo MAX232 pra bootar e uppar fw pra ele...A cidade onde moro é o fim do Mundo...não encontro esse chip nem a pau!!! Saca só, eu me comprometo a testar os FW nesse meu Ovis 1120 (e ainda posso implementar algumas funções - já que mexo bastante com iptables e HTB) se alguem puder enviar pra mim um cabo MAX232 (ou pelo menos as peças necessários). Eu pago o custo!!

    Outra coisa, eu tenho umas idéias na cabeça pra parte de AP-client (pois pra mim é muito melhor usar um Ovis ou Zinwell num cliente que uma placa PCI). Ai vai as idéias:

    - Controle de Banda na Interface (HTB) + QOS (isso pra priorizar VOIP p. ex. - essa parte eu posso, com a ajuda de algum scripteiro, implementar)

    - Cliente de VPN IPSEC (para criptografar toda a comunicação entre o cliente e o Provedor - isso eu também mexo)

    - NAT/Routing (basicão né!!!)

    Bom, essas são as minhas necessidades para um FW, pois como falei, eu uso AP nos clientes (o que me livra de muitas dores de cabeça em relação às placas). Acho que muita gente também gostaria dessas funções num FW.

    Então, alguém ai poderia me dar uma força com o CABO MAX232 ? (eu pago...HuEHE). Qualquer coisa me contate em: roney {arroba} portalinfocenter.com.br

    valeus!
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...x232-maxim-_JM

  10. #10

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Bom, já negociei a compra do cabo....E ai povão, colé...vamo tocar o projeto pra frente? Vamos fazer uma lista de FEATURES que o Firmware deverá ter (pelo menos de início) e discutir em cima disso!

    Pow, eu curti pra caramba as idéias do InFect...Eu acho que posso ajudar na parte de iptables, QOS com HTB (controle de banda e priorização de serviços são o que mais desejo num FW) e a parte de SNMP para monitoramento do tráfego nas interfaces me agrada muito! Tô pensando em colocar o iperf (client) pra rolar tbm (pra testar o bandwidth do link)...Rapá, com tantas funções, acho que vão ter que sair várias versões de Fw...hUEHuhe.

    A parada de cada um ficar responsável por uma parte e ficar recebendo sugestões via e-mail (ou MP tbm, já que o aviso chega no e-mail) achei boa idéia...Vou baixar os fontes e o shortlinux pra dar uma estudada...

  11. #11

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Bem colegas.. aora tou curioso.. afinal como voces fazem um firmware?.. já ouvi falar N vezes de alguns firmwares tipo o tuxAP e assim... pelo que pareçe então são apenas distribuiçoes de linux, estou correcto?.. como voces colocam eles a correr em um router/AP ...o CPU dos AP's é suportado pelo kernel?.. me informem mais sobre isso.. posso dar uma ajuda se for preciso
    Um abraço[]

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    vamo agitar

    tamos fazer a firware para qual radio lembrando que os edimax tem só 8mb naum da pra fazer muita coisa os ovislink tem 16 ja da pra fazer algo

    podemos fazer uma firmware para cliente onde eçe só faz o route com controle de banda

  13. #13
    infect
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Vamos lá:
    Para começar, os que não tem domínio da coisa eu vou explicar mais ou menos, me corrijam se eu estiver errado.

    O firmware nada mais é que um linux normal, só que a sua compilação é feita através de um cross compiler. Um cross compiler é um conjunto de compilador e bibliotecas responsáveis pela compilação de um fonte para uma determinada plataforma.

    A plataforma que estas bridges (ovislink, kodama, sinwell, edimax) utiliza é a mips. só que é um tipo de mips de patente livre (um "hardware" open source). Isto torna o hardware bem barato. No caso o chip rtl8181 é um SOC da realtek semiconductors. Um SOC é um System On Chip, ele é quase uma placa mãe inteira encapsulada em um chip. No rtl8181 temos alguns devices, os mais importantes são:
    01) um chip rtl8180 (wireless)
    02) um ou dois chips rtl8139 (lan)
    03) uma UART6550 (porta serial)
    04) um processador lexra de 200mhz

    no caso do rtl8186 que está chegando por aí temos:
    01) um chip rtl8185 (wireless 802.11b/g e alguns 11a)
    02) um ou dois chips rtl8139 (lan)
    03) duas UART6550 (porta serial)
    04) um processador lexra de 200mhz
    alem de instruções a nível de hardware para suporte a criptografia avançada, e outras peculiaridades.

    Na plaquinha onde está soldado este chip temos 1 ou 2 bancos de memória sdram de 8mb cada , e uma memória flash de 2 ou 4mb. a memória flash é como se fosse o HD da plaquinha.

    Então senhores, vamos fazer o download de tudo. depois compilamos o kernel com o cross compiler. O kernel é alterado visando economia de espaço e recursos que não vamos utilizar. após compilar o kernel, compilamos os módulos de drivers e recursos de rede. depois vamos passar para os daemons como web server, ssh server, syslog se precisar , e por aí vai.
    após compilar tudo é feito um filesystem de forma compactada , não entendi muito esta parte mas é feito um dump de todos os executaveis, libs e recursos do sistema operacional em um arquivinho de imagem. esta imagem é enviada para a plaquinha através de um tftp.
    após ser enviado gravamos este arquivo na memória flash (momento crítico este, pois pode-se perder a plaquinha se fizer errado) e pronto. só dar boot.

    mas referências pode ser encontradas em:
    rtl8181.sourceforge.net
    www.realtek.com.tw

    dúvidas?

  14. #14

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Seguinte, falando um pouco mais sério: Acho que devemos nos focar agora nos chips RTL8186, visto que os 8181 (como no caso do Ovis 1120) já saíram de linha...Só são vendidos se estiverem em estoque (antigos)...Atualmente, as lojas estão vendendo mais equipamentos 8186 "based", que é o caso do Zinwell G-120, o novo modelo do Ovis...os Kodama, e por ai vai. O que me dizem?

    Também estive pensando na possibilidade de fazermos duas versões distintas de FW. Uma apenas para AP(+WDS), e outra apenas para Client. Assim, agente poderia ter mais espaço em cada para implementar as funções desejadas...Concordam?

    Por favor, alguém que já tivesse tudo na mão poderia passar os links para os sites dos projetos mais relevantes (tipo, rtl8181, rtl8186, shortlinux, etc...) ?

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    caro roneyeduardo

    sobre 2 firmware foi o que eu disse mais em cima ai

    se vc dfizer uma só paa cliente assim vc tera mais espaço na flash

  16. #16
    infect
    Visitante

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Citação Postado originalmente por Benatto
    caro roneyeduardo

    sobre 2 firmware foi o que eu disse mais em cima ai

    se vc dfizer uma só paa cliente assim vc tera mais espaço na flash
    O que difere ambos são somente os aplicativos
    o kernel será o mesmo, os drivers também, portando o início do desenvolvimento poderá ser em conjunto.

  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    ok


    entendo

    então como dizia o esquartejador vamos por partes

    ja escolheram o kenel e os drivers a serem usado ??

  18. #18

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Citação Postado originalmente por Benatto
    caro roneyeduardo

    sobre 2 firmware foi o que eu disse mais em cima ai

    se vc dfizer uma só paa cliente assim vc tera mais espaço na flash
    Blz...tava só dando um reforço...valeu!!!

  19. #19

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Galera, eu achei esse site...Ele é como se fosse uma compilação de muitas das informações que precisamos:

    http://www.linux-mips.org/wiki/Realtek_SOC

  20. #20

    Padrão Projeto Firmware Free VIDA

    Saca só que (outra) coisa interessante eu achei:

    Here's Embedded linux from scratch, in 40 minutes. Here are some slightly longer training courses. All free and online. They're licensed under "Creative Commons", and I know you hate that shit, let us know if thats why you haven't bothered.

    OK, enough of that, I do have these skills, but they're not needed. The rtl8181 project (on sourceforge) has source for a 2MB version of linux running an 802.11 AP. (There is new code released under the GPL for the rtl8186 "11g" AP-on-a-chip, too.)


    The nice thing is that both the rtl818x and the Broadcom BCM4712LKFB are based on a 'mips4c' core, basically a MIPS32 CPU with the associated "mips standard" MMU. Therefore, with small exceptions of code side due to differences in the populated board (say, the ethernet chip) or software functions, and trivial differences for the kernel (CPUID) and bootloader, the same code could run on either part.

    So, its entirely possible with slight twists to get a 2MB flash/8MB ram footprint linux codebase for this machine, but this leaves precious little memory and flash for anything "extra", which is what the guys at OpenWRT (etc) love to do.
    O Link é: http://www.smallworks.com/archives/00000388.htm

    Ou seja, agente pode aproveitar algumas coisas (ou então modificar para rodar nos RTL) o OpenWRT.