+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link com 2 repetidoras...

    salve amigos...

    to com um link pra montar....se alguém tiver uma idéia de que tipo de bridge, ap ou radio usar para montar esse ponto aceito...rss

    eh assim...vai sair o link do ponto de partida, passar pelos dois pontos do meio e chegar até o ponto final....ae espalha pra clientes, (uns 15).

    soh q naum sei q tipo de bridge ou ap usar nesse caso...as especificações de distancias estão no link abaixo...com um desenho mostrando como deve ser...

    OBS: naum tem outro lugar por onde passar esse link, e esses pontos saum antenas de mais ou menos 20 metros de altura;.;.obrigado...

    http://www.portalitaipu.com.br/Fazenda.jpg

  2. #2

    Padrão link com 2 repetidoras...

    A minha SUGESTÃO é: não use só APs, use servidores nas torres. Senão vc terá problemas com ARP...

    Eu tenho um link semelhante, e estou com um servidor em cada ponto. Tipo assim:

    NÃO USE:

    [ server gateway - saída internet ] -- AP <---> AP <---> AP <---> AP <---> CLIENTES

    USE:

    [ server gateway - saída internet ] -- AP <---> SERVER + AP <---> SERVER + AP <---> SERVER + AP <---> CLIENTES

    Assim, vc terá redes diferentes em cada enlace, com roteamento inteligente, gerenciamento de banda e tudo mais nas torres. Se for realmente só esse link que você quer, isto é, só atender na ponta seus clientes, vc pode até fazer assim:

    [ server gateway - saída internet ] -- AP <---> AP <---> AP <---> SERVER + AP <---> CLIENTES

    Mas jamais comece sem o server na ponta dos clientes.

    Sobre os equipamentos, fica a seu critério, e a opinião dos outros do fórum tb será muito importante...

    [ ]'s
    Denilson

  3. #3

    Padrão link com 2 repetidoras...

    Eu fiz alguns ponto a ponto, usando Mikrotik com placas de 5.8 e tambem com placas 2.4, axo que sai muito mais barato montar uma maquininha rodando linux ou mikrotik e cartoes de 2.4 ou 5.8, que comprar uma AP2000 ou ap2500, tsunamis da vida.. que sai mais caro, exemplo se da uma descarga eletrica e queima uma interface de rede, se for uma tsunami da vida voce senta com quase 3 mil reais, se for uma maquina, voce so vai desembolsar 30 pila... se for a plaquinha de radio um pouquinho mais, sem contar as possibilidades que uma maquininha de oferece..

    Abracos

  4. #4
    Cabron
    Visitante

    Padrão link com 2 repetidoras...

    Citação Postado originalmente por nosferatusmg
    Eu fiz alguns ponto a ponto, usando Mikrotik com placas de 5.8 e tambem com placas 2.4, axo que sai muito mais barato montar uma maquininha rodando linux ou mikrotik e cartoes de 2.4 ou 5.8, que comprar uma AP2000 ou ap2500, tsunamis da vida.. que sai mais caro, exemplo se da uma descarga eletrica e queima uma interface de rede, se for uma tsunami da vida voce senta com quase 3 mil reais, se for uma maquina, voce so vai desembolsar 30 pila... se for a plaquinha de radio um pouquinho mais, sem contar as possibilidades que uma maquininha de oferece..

    Abracos


    Desculpe descordar amigo!!!


    Mas máquia DÁ PAU!!! ainda mais que elas vão ficar no tempo, dentro de caixas herméticas provavelmente, a probabilidade delas pindurarem mais que uma vez por dia é muito grande... CLARO, tem exceções, mas são raras.

    Quanto aos rádios, depende da tua disponibilidade de grana... aconselho a abrir um pouquinho a mão a montar uma solução mais proficional, tipo... seria inprecindível você chegar até seu AP com uma banda considerável...

    ou

    Você pode comprar Qualquer radinho ai de 300 pila que faça WDS, coloca um em cada torre... funciona.

    OBS: se optar pela ultima opção vê se escolhe um de 200 MW pra cima, isso vai garantir um bom sinal.

    Abraço

  5. #5

    Padrão link com 2 repetidoras...

    Mas máquia DÁ PAU!!! ainda mais que elas vão ficar no tempo, dentro de caixas herméticas provavelmente, a probabilidade delas pindurarem mais que uma vez por dia é muito grande... CLARO, tem exceções, mas são raras.
    Rádios também dão pau!!!!!!!

    Eu uso AP1000 e AP2000, não tenho nada a reclamar deles. Porém pretendo migrar tudo para máquinas com cartões de mémória flash com linux ou freebsd. Quando sua rede cresce, você sente a necessidade de melhorar a estrutura, e só o fato de trabalhar com limitação de banda no próprio AP já é uma vantagem inigualável.

    Ainda mais neste caso do Mr_Dom, que terá que fazer P2P antes dos clientes. Só com APs, sem servidores, ele terá problemas com ARP também. E não limitando tráfego no AP, um simples cliente com vírus pode jogar toda a rede pra baixo....

    [ ]'s
    Denilson