+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão simulação de link duplo..

    falaee povo!!

    já estava há um tempo pensando nisso! se eu pegar dois cabos do hub e colocar em um micro, seria como se eu estivesse simulando dois links de internet? exemplo:

    ..............................||===[outros micros da rede]
    ..............................||
    [internet]===[hub]===[micro com link duplo simulado]
    ..............................||...........................||
    ..............................||========||

    estou querendo começar a mexer com controle de banda e queria saber como fazer uma simulação de link duplo..

  2. #2

    Padrão simulação de link duplo..

    voce tentar entender o que voce quer dizer com link duplo .... é link aggregation ou é load balance? o que voce quer EXATAMENTE com 2 links no switch ??? depende muito do q tu keres.

  3. #3

    Padrão simulação de link duplo..

    fala misty!

    quis simular como se eu tivesse duas entradas de banda larga! acredito que o nome é link aggregation! porque pelo que entendi, o load balance é quando queremos dividir os pedidos a um servidor com outros, certo?

    banda larga 1
    ===========||
    .....................................||== [servidor] === [rede]
    ===========||
    banda larga 2

    o outro esquema estava péssimo! desculpa...

  4. #4

    Padrão simulação de link duplo..

    vou acompanhar este tópico .

  5. #5

    Padrão simulação de link duplo..

    Galera, seu eu entendi o esuqema, existirá dois links banda larga plugados em um HUB, aí existirá um micro que possuirá duas placas de rede plugadas neste mesmo HUB. e apergunta do colega é se com isto ele simula dois links nesta maquina.
    Bom acredito que ele realmente tenha dois links na maquina, basta que cada uma das placas de rede do "servidor" conectado ao HUB tenha endereço IP pertencente a classe de endereço do link. Isto seria uma maneira de fazer isto, certo ?????

    Abraço

  6. #6

    Padrão simulação de link duplo..

    bom, vamos com calma, bom link aggregation é quando voce usa 2 placas de redes para responder por um mesmo MAC / IP, isso se faz com o driver bonding no linux, se quiser em unix vai depender de qual vc usar.
    Que isso fique claro que nao vai melhorar sua velocidade da internet nem nada, afinal isso sera so sua LAN, e se nao me falha a memoria o switch tem que suportar isso.

    lembre-se que voce so tem um link de internet mostrado na figura, ou seja, so tem uma rota default, correto? a sua rede é um rede stub para internet, certo?

    agora se voce quiser fazer load balance nas interfaces de rede é uma outra historia, ou entao se voce quiser balancear a sua saida em 2 "rotas default" para internet, tambem é bem diferente.

    got it?

  7. #7

    Padrão simulação de link duplo..

    Galera,

    Só para ajudar um pouco.
    Pois trabalho em muitos clientes com o IProute.

    até onde eu sei só podemos usar 2 links em 2 situações.

    1- com o IProute, onde vc pode colocar un link para Proxy e outro Link para o email por exemplo.
    Vc divide o link para 2 serviços ou mais.

    2- a outra opção seria colocar os 2 link para proxy, e assim , qd um cair o outro assume.

    Abraçios

    Jeff

  8. #8

    Padrão simulação de link duplo..

    yes! saquei it.. 8)

    bom essas duas configurações são interessantes!! vou testar as duas.. afinal! é só simulação..

    obrigado pela explicação misty!

    abraços..

  9. #9

    Padrão simulação de link duplo..

    neste seu caso voce citou load balance e link de backup (ou on-demand link).

    e sim, com iproute2 da para fazer muita brincadeira, mas se lembre iproute2 faz o balanceamento por pesos e ou por "ip de destino/origem" etc da para brincar bastante, mas nao faz link aggregation, quem faz isso eh o driver bonding

  10. #10

    Padrão Re: simulação de link duplo..

    Este tópico é bastante interessante, ainda mais pelo fato de eu estar passando por um problema que resolverei com informações coletadas aqui hehe...

    É o seguinte, tenho um PROXY/SQUID/FIREWALL com 2 placas de Rede, uma com IP real para Internet e outra com IP interno para rede interna, e apenas com essas 2 placas de rede comecei a adicionar NAT´s (redirecionamento para servidores web´s internos) em minhas regras. Agora imagina, 700 estações "internas" que dependem dessas 2 placas para navegarem, mais alguns NAT´s que que usam a mesma placa com IP real, e sustentam uma média de 100 conexões "externas" simultaneamente, nao poderia dar outra né? Os serviços dos servidores internos (NAT) estão LERDOS... E as vezes nem acessam... Bom, o que pretendo fazer amanhã quando chegar?

    1 - Adicionar uma nova placa de rede ao servidor PROXY/SQUID/FIREWALL
    2 - Atribuir a essa placa de rede um IP REAL
    3 - Mapear todos os meus NAT´s para essa nova placa de rede

    Uffa, acho que vai resolver heim?

    Se alguém tiver uma idéia melhor, favor sugerir ai.

    Grande abraço