Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Pesoal,
    vcs acha que wi-max e as grande operadoras serão uma ameaça para pequeno e medio provedores.

    http://computerworld.com.br/AdPortal...p;ChannelID=20

    valeu

    m

  2. #2
    infect
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Eu tenho total convicção que sim.

    principalmente pq a saturação do mercado das capitais vai forçar os investimentos para o interior. E a anatel exige investimentos em cidades pequenas.

    internet será um comodity em breve, como água, energia. e só quem conseguir o menor custo operacional vai sobreviver para oferecer preços competitivos.


    esta é minha opinião

  3. #3

    Padrão Re: wi-max e uma ameaça

    retificando 2.4 Ghz

    com certeza e tem mais so quem vai poder usar o winmax como provedor sao os grandes e nos pequenos provedores vamos sofre com as interferencias do wi-fi de 2.5 ghz uhauahuhauhauha........ ou mundo cruel...

    Citação Postado originalmente por m
    Pesoal,
    vcs acha que wi-max e as grande operadoras serão uma ameaça para pequeno e medio provedores.

    http://computerworld.com.br/AdPortal...p;ChannelID=20

    valeu

    m

  4. #4

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Talvez

    O fator é investimento, creio que com a diminuição dos valores dos equipamentos, que vai ser uma tendência, teremos condições sim de tbém prestar nossos serviços com Win-MAX.

    Esperar para ver...

  5. #5
    infect
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por bauer
    Talvez

    O fator é investimento, creio que com a diminuição dos valores dos equipamentos, que vai ser uma tendência, teremos condições sim de tbém prestar nossos serviços com Win-MAX.

    Esperar para ver...
    não é só investimento
    é investimento e regulamentação. nem no sonho que você consegue colocar um wi-max sem homologação pra funcionar, a anatel vai vir igual urubú na carniça em cima de vc.

    mesmo que seja só investimento, na melhor das hipóteses está na casa das centenas de milhares de reais para montar uma infra mínima.

    e centenas de milhares de reais para investimento, creio que 90% dos provedores do Brasil não tem.

  6. #6

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por infect
    Citação Postado originalmente por bauer
    Talvez

    O fator é investimento, creio que com a diminuição dos valores dos equipamentos, que vai ser uma tendência, teremos condições sim de tbém prestar nossos serviços com Win-MAX.

    Esperar para ver...
    não é só investimento
    é investimento e regulamentação. nem no sonho que você consegue colocar um wi-max sem homologação pra funcionar, a anatel vai vir igual urubú na carniça em cima de vc.

    mesmo que seja só investimento, na melhor das hipóteses está na casa das centenas de milhares de reais para montar uma infra mínima.

    e centenas de milhares de reais para investimento, creio que 90% dos provedores do Brasil não tem.
    Não disse que vai ser para todo mundo !!!!

    regulamentação = estar apto. Se você quer trabalhar com esta nova tecnologia tem que estar apto e para isso tem que seguir os padrões, estar homologado, enfim, seguir as regras igual a qualquer outro comércio.

    No início do Wiriless no Brasil o investimento também era elevadíssimo, claro que não comparado ao Win-Max.

    Lógico que não vai ser fácil, como disse no início, TALVEZ....

    t+

  7. #7
    infect
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    o padrão 802.11 não foi feito para a forma como é atuante no mundo inteiro. já o 802.16 foi criado com este propósito, por isso vão burocratizar tanto a regulamentação.

    não sei a o certo, mas a regulamentação que nos tornaria aptos a oferecer wimax será injusta com os pequenos.
    se eu não me engano, quem ganhar a concorrência terá q atuar em muitas cidades, terá q ter know how etc etc etc. e operar em cidades pequenas. ouvi estas frases do ministro Helio Costa, no Roda Viva (TV cultura).
    então acho que quem vai ganhar concorrência wimax vai ser esses gigantes como telemar , telefonica, vivo, claro, etc. Talvez uns provedores maiores també ganhem, mas terão q investir pesado para atingir as metas e não perder a concessão.

  8. #8
    crisduarte
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por infect
    o padrão 802.11 não foi feito para a forma como é atuante no mundo inteiro. já o 802.16 foi criado com este propósito, por isso vão burocratizar tanto a regulamentação.

    não sei a o certo, mas a regulamentação que nos tornaria aptos a oferecer wimax será injusta com os pequenos.
    se eu não me engano, quem ganhar a concorrência terá q atuar em muitas cidades, terá q ter know how etc etc etc. e operar em cidades pequenas. ouvi estas frases do ministro Helio Costa, no Roda Viva (TV cultura).
    então acho que quem vai ganhar concorrência wimax vai ser esses gigantes como telemar , telefonica, vivo, claro, etc. Talvez uns provedores maiores també ganhem, mas terão q investir pesado para atingir as metas e não perder a concessão.

    É amigo pelo que vimos então sera o fim da era dos pequenos prvedores.

    O lideres não pensam no seguinte: vc atua em uma cidade vc gera empregos nela, paga seus impostos, gera dinheiro para o comércio local etct, etc......

    Entra uma telemar da vida não contrata ninguem e não gasta nada na cidade, apenas tira.....

    Infelizmente a realidade. Ministros como estes querem que o país seja de 1º em tecnologia, mas não gera empregos e sustenta apenas os grandes.

    O atual governo federal quer os grandes no poder de tudo....

  9. #9
    infect
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    é amigo. infelizmente isto não é só na área de provedores não.

    observe por aí. só os grandes que vão sobreviver, pequenos viverão de migalhas, ou morrerão.

    uma fabrica de sapatos por exemplo, fabrica 100 por dia, compra produtos pra fazer 100 por dia, e mantem a quantidade de funcionariso suficientes. Pagando estes impostos quem matam qualquer um e ainda pagando juros altissimos pelo financiamento da matéria prima.
    vem uma fabrica chinesa, que fabrica 10000 sapatos dia, opera a juros quase 0% e com isenção fiscal em seu país, contratando funcionários 13 dólares por mês, e começa a ser concorrente dessa pobre fábrica de sapatos.

    provedor é parecido.
    compra uma base wimax a vista, por uns 100 mil dólares, para um profissional de telecom caro pra montar a infra, regulamentar etc etc etc. vem a telemar e compra a mesma base, só q a 65 mil dólares pq vai comprar umas 100 unidades, já tem profissional de sobra lá dentro pra montar e manter toda a infra.
    no final vc venderá internet a 50,00 por mes, sendo q uns 40,00 é para pagar o investimento e os custos. a telemar venderia uma internet mais rápida q a sua (pois é dona de backbone), a 40,00 (seu preço de custo) e lucraria mais que você pois 10,00 deste valor é pra pagar investimento.

    dá pra aguentar?

  10. #10

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por bauer
    Citação Postado originalmente por infect
    Citação Postado originalmente por bauer
    Talvez

    O fator é investimento, creio que com a diminuição dos valores dos equipamentos, que vai ser uma tendência, teremos condições sim de tbém prestar nossos serviços com Win-MAX.

    Esperar para ver...
    não é só investimento
    é investimento e regulamentação. nem no sonho que você consegue colocar um wi-max sem homologação pra funcionar, a anatel vai vir igual urubú na carniça em cima de vc.

    mesmo que seja só investimento, na melhor das hipóteses está na casa das centenas de milhares de reais para montar uma infra mínima.

    e centenas de milhares de reais para investimento, creio que 90% dos provedores do Brasil não tem.
    Não disse que vai ser para todo mundo !!!!

    regulamentação = estar apto. Se você quer trabalhar com esta nova tecnologia tem que estar apto e para isso tem que seguir os padrões, estar homologado, enfim, seguir as regras igual a qualquer outro comércio.

    No início do Wiriless no Brasil o investimento também era elevadíssimo, claro que não comparado ao Win-Max.

    Lógico que não vai ser fácil, como disse no início, TALVEZ....

    t+
    bauer,

    O seu talvez deixou a sua mensagem bem apresentável mas sem convicção... hehehe...

    Eu estive várias vezes discutindo com a ANATEL sobre o WiMax. O que é certo é que as frequências entre 3,5 e 10,5 Ghz AINDA não foram a leilão e quem comprar uma faixa (com 6 canais de 20 Mhz entre eles) terá direito exclusivo de usar aquela faixa com até, acreditem, 2W de potência em uma área de até 20 Km de raio.

    EXCLUSIVIDADE! Ou seja, sem ruído algum... Credo, eu ia fica tão feliz com isso.

    Mas como já foi falado o problema é o investimento sim... Mesmo com o custo do equipamentos mais baixo teremos que enfrentar um leilão onde só gente grande irá participar. Imagine que hoje, a faixa de 5,7 e 5,8 Ghz estão liberadas para todos e já sentimos alguma interferência. Poderemos continuar usando elas.

    Agora as operadoras estarão usando, sozinhas, 6.1 Ghz e pagaram a bagatela de 500 mil reais por aquela faixa (CHUTEI O VALOR).

    Ou seja, é investimento sim... Quem tiver mais dinheiro ganhará o WiMax de bandeja enquanto nós mortais comeremos o que sobrar do 5,7 e 5,8.

  11. #11

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por infect
    é amigo. infelizmente isto não é só na área de provedores não.

    observe por aí. só os grandes que vão sobreviver, pequenos viverão de migalhas, ou morrerão.

    uma fabrica de sapatos por exemplo, fabrica 100 por dia, compra produtos pra fazer 100 por dia, e mantem a quantidade de funcionariso suficientes. Pagando estes impostos quem matam qualquer um e ainda pagando juros altissimos pelo financiamento da matéria prima.
    vem uma fabrica chinesa, que fabrica 10000 sapatos dia, opera a juros quase 0% e com isenção fiscal em seu país, contratando funcionários 13 dólares por mês, e começa a ser concorrente dessa pobre fábrica de sapatos.

    provedor é parecido.
    compra uma base wimax a vista, por uns 100 mil dólares, para um profissional de telecom caro pra montar a infra, regulamentar etc etc etc. vem a telemar e compra a mesma base, só q a 65 mil dólares pq vai comprar umas 100 unidades, já tem profissional de sobra lá dentro pra montar e manter toda a infra.
    no final vc venderá internet a 50,00 por mes, sendo q uns 40,00 é para pagar o investimento e os custos. a telemar venderia uma internet mais rápida q a sua (pois é dona de backbone), a 40,00 (seu preço de custo) e lucraria mais que você pois 10,00 deste valor é pra pagar investimento.

    dá pra aguentar?
    infect,

    Acho que isso é um pouco demais... Temos sim condições de competir com preços parecidos. O que precisamos é procurar outras formas de atendimento.

    Hoje as operadoras não precisam atender aos clientes diretamente, físicamente. A partir do ano que vem precisarão... Eu já estou mexendo meus pauzinhos para que o técnico de atendimento DSL na minha região sejam da minha empresa, tercerizarei os serviços para a BrT.

  12. #12

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por infect
    o padrão 802.11 não foi feito para a forma como é atuante no mundo inteiro. já o 802.16 foi criado com este propósito, por isso vão burocratizar tanto a regulamentação.

    não sei a o certo, mas a regulamentação que nos tornaria aptos a oferecer wimax será injusta com os pequenos.
    se eu não me engano, quem ganhar a concorrência terá q atuar em muitas cidades, terá q ter know how etc etc etc. e operar em cidades pequenas. ouvi estas frases do ministro Helio Costa, no Roda Viva (TV cultura).
    então acho que quem vai ganhar concorrência wimax vai ser esses gigantes como telemar , telefonica, vivo, claro, etc. Talvez uns provedores maiores també ganhem, mas terão q investir pesado para atingir as metas e não perder a concessão.
    Na verdade nao sera uma concorrencia e sim um leilao de frequencias... Tu pode comprar uma faixa de frequencia para a sua cidade apenas (20 Km de raio a partir do ponto de registro) e naquela faixa so voce ira atuar.

    O problema e que os radios que tem no mercado estao todos em 5.7 e 5.8... Ate que voce convenca um fabricante a te fazer um radio em 6.2 Ghz (qdo eu digo 1, pode-se ler 10 unidades)...

    Acho dificil uma alvarion da vida fazer isso para nos que nao temos dinheiro para comprar 1000 unidades... ja a Telefonica encomendou, pelo que sei de boxixos, 10 mil unidades de radios da Alvarion...

  13. #13
    infect
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por infect
    é amigo. infelizmente isto não é só na área de provedores não.

    observe por aí. só os grandes que vão sobreviver, pequenos viverão de migalhas, ou morrerão........

    ..dá pra aguentar?
    infect,

    Acho que isso é um pouco demais... Temos sim condições de competir com preços parecidos. O que precisamos é procurar outras formas de atendimento.

    Hoje as operadoras não precisam atender aos clientes diretamente, físicamente. A partir do ano que vem precisarão... Eu já estou mexendo meus pauzinhos para que o técnico de atendimento DSL na minha região sejam da minha empresa, tercerizarei os serviços para a BrT.
    Rezo para estar errado Nataniel.
    Usando a criatividade iremos sobreviver sim, mas vendendo internet será difícil.

  14. #14

    Padrão dificil

    he galera vai ser dificil, porem nao sabemos como vai ser essa maravilha nas mao destas grandes operadores ou se vai ser tao facil assim ( sem visada, alta velociade etc)

    m

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão wi-max e uma ameaça

    vcs ja ciram o preço de uma base da sansung 64 mil rais

  16. #16
    infect
    Visitante

    Padrão wi-max e uma ameaça

    se for só isso tá ótimo.

    aonde vc viu? tem especificações no site?

    no site da samsung achei isso:

    http://www.samsung.com/Products/Mobi...essStation.asp

    esse armário aí deve custar uns 300 mil
    sem contar a infra que terá para montar esse rack
    sala refrigerada, aterramento, gerador e nobreak, deve consumir uns 3 mil watts de potência, o que geraria uma conta de energia de uns 2 mil reais/mes no mínimo, uma puta torre totalmente protegida para um raio não queimar esta maravilha.

    Um seguro.

    aí é só começar a espetar clientes deve suportar um montão de clientes simultãneos. lembrando que o wireless não será mais um gargalo, tacar um squid transparente em cluster com uns 300gb de disco, e link, link, mas muito link mesmo.

    alguem saberia informar quanto q a telemar disponibiliza de link per capita por usuário do velox? acho que teria que ser a mesma proporção para os que oferecerem wimax.

    ia ficar uma coisa bonita de ver.

  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão wi-max e uma ameaça

    eu vi isto numa propaganda da sansung

  18. #18

    Padrão wi-max e uma ameaça

    E o pior de tudo isso são que as tvs tb estão de olho nessa tecnologia pra lançar o iptv (triple play), aí meus amigos, com Globo a gente não consegue combater. Eles elegem até presidente, imaginem o q eles farão com os pequenos provedores...

  19. #19

    Padrão wi-max e uma ameaça

    Citação Postado originalmente por infect
    Rezo para estar errado Nataniel.
    Usando a criatividade iremos sobreviver sim, mas vendendo internet será difícil.
    Eu sou extremamente otimista, mas sinceramente, a dois anos, estou cansado de trabalhar feito louco e ganhar uma miséria.

    Hoje em dia, não fossem outros ramos que eu atuo, o provedor estaria me dando uma lucratividade de 2,1% ao mês... Vê se pode! Investir uma grana lascada pra ganhar isso... Qualquer CDB dá isso sem eu ter que trabalhar...

  20. #20

    Padrão Re: dificil

    Citação Postado originalmente por m
    he galera vai ser dificil, porem nao sabemos como vai ser essa maravilha nas mao destas grandes operadores ou se vai ser tao facil assim ( sem visada, alta velociade etc)

    m
    m,

    Eu visitei um piloto da Telefonica e outro da Motorola. No da Telefonica eu vi funcionando um cliente a 12 Km da central com velocidade de 2 Mbps REAL... Apenas com uma misera anteninha...

    Cara... WiMax funciona! É realidade e não sonho de consumo...