+ Responder ao Tópico



  1. #1
    c3poa
    Visitante

    Padrão serviços no debian

    bom-dia pessoal. É uma dúvida fácil e simples.
    No Conectiva, RedHat e Fedora eu coloco os serviços através do ntsysv ou de rc.local. Mas como isso é feito no Debian? Já descobri que tem um programa rcconf. Mas queria saber em que arquivo coloco para que o serviço seja startado automaticamente num boot.
    Versão do Linux: Debian 3.1. Valeu.
    Valeu.

  2. #2
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão serviços no debian

    se nao me engano o debian eh um pouco parecido com o slack, no slack temos o pkgtool com a opcao de services mas tb podemos colocar a opcao de execucao do servico em /etc/rc.d/init.d se nao me engano eh isso mas faz muito tempo q nao mexo com slack e nunca mexi com o debian mas tenta ai ou se nao da uma find no service como httpd, smb, ou squid que vc acha onde ta o arquivo, os arquivo geralmente comecam com rc.servico.

  3. #3
    c3poa
    Visitante

    Padrão serviços

    Cara, no Debian a estrutura é diferente. Mas obrigado.
    Se alguém souber como faz, eu agradeço?
    Valeu

  4. #4

    Padrão Serviços no debian...

    Você deve linkar o script que está na pasta /etc/init.d para a pasta rc do runlevel q voce deseja executar o serviço. Por exemplo com o apache:

    # ln -s /etc/init.d/apache /etc/rc2.d/S91apache
    # ln -s /etc/init.d/apache /etc/rc3.d/S91apache
    # ln -s /etc/init.d/apache /etc/rc4.d/S91apache
    # ln -s /etc/init.d/apache /etc/rc5.d/S91apache


    E para desligar os serviços em halt ou reboot:

    # ln -s /etc/init.d/apache /etc/rc1.d/K91apache
    # ln -s /etc/init.d/apache /etc/rc6.d/K91apache

    O S e o K dizem oq serah feito com o serviço qdo o sistema entrar no runlevel. Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Ativar de desativar serviço no debian

    Antes de ativar ou desativar um serviço no debian, coloque o script na pasta /etc/init.d/, dê permissão para execução e depois use os seguintes comandos:

    update-rc.d -f nomedoscript defaults (para ativar na inicialização)

    update-rc.d -f nomedoscript remove (para desativar da inicialização)

    Essa é uma maneira e a qual sempre usei...


    Douglas Santos

  6. #6

    Padrão serviços no debian

    Galera, como tem características próprias cada distribuição do Linux !!!
    Eu uso o Slackware como servidores (3) na empresa e sinceramente não posso reclamar de nada. Mas tenho vontade conhecer a Debian. Já baixei a distro e vou instalar no meu pc que utilizo na empresa. Mas pelo jeito, é outra distro que também tem que estudar muito, para conhecê-la. É outra distribuição Linux muito respeitada no mercado mundial.
    Mas, valeu pelas dicas acima.
    Um grande abraço a todos ......... :good: