+ Responder ao Tópico



  1. #1
    new_linuxer
    Visitante

    Padrão Acabo os ips e agora?

    olá amigos
    estou precisando muito da ajuda de vcs...
    eu tenho um servidor com 3 placas de rede....
    uma recebe o sinal da embratel, outra é para a rede interna e a terceira placa vai para o ap.
    acontece que estou já no ip 192.168.1.250...da terceira placa...
    ou seja..já já não tenho mais ips para usar para meus clientes da wireles...
    ai tive a seguinte duvida...
    eu devo colocar outra placa de rede no servidor? ou tem alguma outra solução...e quanto a questão do ap...vou ter q colocar outro ap para receber a nova faixa de ip?
    Como devo proceder?

  2. #2
    supremainfo
    Visitante

    Padrão Acabo os ips

    Kara, cria aliases da terceira placa de rede e começa uma rede nova


    leandro
    [email protected]

  3. #3
    new_linuxer
    Visitante

    Padrão Re: Acabo os ips

    Citação Postado originalmente por supremainfo
    Kara, cria aliases da terceira placa de rede e começa uma rede nova


    leandro
    [email protected]
    blz pode me explicar melhor como deveria proceder?
    minha principal dúvida é a seguinte....
    no meu ap está configurado a faixa de ips 192.168.1.xxx
    então tenho nos clientes wireless 192.168.1.2 até 192.168.1.254 né...
    ai agora q vai acabar...tipo se eu fizer esse alias no meu servidor linux...e como ficaria a parte do ap que joga o sinal para os clientes...
    tem jeito de eu programar nele...q a faixa de ip 192.168.1.x acabou e que vou colocar nele tb a faixa 192.168..2.xxx????
    isso que é minha principal dúvida...tem jeito de adicionar outra faixa de ip no ap tb ou se eu vou ter q colocar outro ap para receber essa nova faixa...

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Acabo os ips e agora?

    ifconfig eth3:0 192.168.2.254 netmask 255.255.255.0

  5. #5

    Padrão Re: Acabo os ips

    Citação Postado originalmente por new_linuxer
    Citação Postado originalmente por supremainfo
    Kara, cria aliases da terceira placa de rede e começa uma rede nova


    leandro
    [email protected]
    blz pode me explicar melhor como deveria proceder?
    minha principal dúvida é a seguinte....
    no meu ap está configurado a faixa de ips 192.168.1.xxx
    então tenho nos clientes wireless 192.168.1.2 até 192.168.1.254 né...
    ai agora q vai acabar...tipo se eu fizer esse alias no meu servidor linux...e como ficaria a parte do ap que joga o sinal para os clientes...
    tem jeito de eu programar nele...q a faixa de ip 192.168.1.x acabou e que vou colocar nele tb a faixa 192.168..2.xxx????
    isso que é minha principal dúvida...tem jeito de adicionar outra faixa de ip no ap tb ou se eu vou ter q colocar outro ap para receber essa nova faixa...
    ola new_linuxer, amigo é como nosso amigo disse ai em cima vc tem que fazer os alias, mas te aviso logo se vc disse que ja usou quase todo o range dessa sua rede ai, vc vai ter problemas hem isso se ja n estiver tendo, pq os cliente ficam se enchergando meu, alem do mais se um cara quiser sacanear com vc ai ele pode ir entrando nas maquinas do seus clientes e sacaneado.... cara tem q mudar isso ai.... se um virus fudido pegar em um cliente seu ele fode com seu AP.
    :toim: 8)

  6. #6
    new_linuxer
    Visitante

    Padrão Re: Acabo os ips

    Citação Postado originalmente por tiagomatias
    Citação Postado originalmente por new_linuxer
    Citação Postado originalmente por supremainfo
    Kara, cria aliases da terceira placa de rede e começa uma rede nova


    leandro
    [email protected]
    blz pode me explicar melhor como deveria proceder?
    minha principal dúvida é a seguinte....
    no meu ap está configurado a faixa de ips 192.168.1.xxx
    então tenho nos clientes wireless 192.168.1.2 até 192.168.1.254 né...
    ai agora q vai acabar...tipo se eu fizer esse alias no meu servidor linux...e como ficaria a parte do ap que joga o sinal para os clientes...
    tem jeito de eu programar nele...q a faixa de ip 192.168.1.x acabou e que vou colocar nele tb a faixa 192.168..2.xxx????
    isso que é minha principal dúvida...tem jeito de adicionar outra faixa de ip no ap tb ou se eu vou ter q colocar outro ap para receber essa nova faixa...
    ola new_linuxer, amigo é como nosso amigo disse ai em cima vc tem que fazer os alias, mas te aviso logo se vc disse que ja usou quase todo o range dessa sua rede ai, vc vai ter problemas hem isso se ja n estiver tendo, pq os cliente ficam se enchergando meu, alem do mais se um cara quiser sacanear com vc ai ele pode ir entrando nas maquinas do seus clientes e sacaneado.... cara tem q mudar isso ai.... se um virus fudido pegar em um cliente seu ele fode com seu AP.
    :toim: 8)
    opa..tipo assim...se eu fizer esse alias ai...então eu consigo continuar usando o ap normalmente...
    posso colocar mais clientes? usando o mesmo ap então? sem mudar nada?
    tipo...a eth3 q sobe para o ap com ip 192.168.1.xxx que vai acabar....ai continuo a usar o ap normalmente...só q em vez de configurar nos clientes o endereço 192.168.xxx ai vou passar a configurar 192.168.2.xxx nos clientes....sem ter q comprar outro ap?
    entendi certo?
    ah os clientes não se enxergam de jeito nenhum....nenhum cliente consegue pingar outro cliente...fiz uma configuração no ap...q não permite q eles se enxerguem..de jeito nenhum...só consigo pingar alguém se estiver pingando do server mesmo...do contrário...sem chance...

  7. #7

    Padrão Re: Acabo os ips e agora?

    Vou dar minha opiniao !!! hehehehe


    Nova placa cara, poe mais uma e nao se encomoda !!!!



    Valeu !!!

  8. #8

    Padrão Acabo os ips e agora?

    OLá,
    analise a possibilidade de usar uma rede com mais HOSTS, por exemplo, 172.20.0.0 máscara 255.255.0.0 na interface já existente.

  9. #9
    new_linuxer
    Visitante

    Padrão Re: Acabo os ips e agora?

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Vou dar minha opiniao !!! hehehehe


    Nova placa cara, poe mais uma e nao se encomoda !!!!



    Valeu !!!
    mais tipo assim....se eu por outra placa de rede ai vou ter q por outro ap ou da pra usar o mesmo?

  10. #10

    Padrão Acabo os ips e agora?

    Amigo, eu tbem me preocupava com o IP dos radios.
    Mas aprendi dias atraz q o IP dos rádios nao precisa estar na mesma faixa dos clientes.
    eu usava aqui, radios ,clientes, ap, tudo na faixa 192.168.x.1 e to mudando os radios para 10.0.0.x

  11. #11
    new_linuxer
    Visitante

    Padrão Acabo os ips e agora?

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Amigo, eu tbem me preocupava com o IP dos radios.
    Mas aprendi dias atraz q o IP dos rádios nao precisa estar na mesma faixa dos clientes.
    eu usava aqui, radios ,clientes, ap, tudo na faixa 192.168.x.1 e to mudando os radios para 10.0.0.x
    então..minha preocupação é com o ap....como faço para jogar o sinal para os clientes, mas usando outra faixa de ip sem trocar ou colocar outro ap?
    isso q to querendo saber

    tipo...do jeito que está..com a rede 192.168.1.xxx ...praticamente já estou sem ip para usar...e agora q faço gente...alguém me socorre ai hehe
    preciso de uma ajuda urgente.....

  12. #12

    Padrão Acabo os ips e agora?

    você pode cria um arquivo "S254ifconfig" e editar dentro dele as elias cada um referente a um cliente já existente separando ele pelo range pegue esse arquivo e de direito de execusão
    ex:

    ifconfig eth2:2 192.168.0.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:3 192.168.1.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:4 192.168.2.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:5 192.168.3.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:6 192.168.4.254 netmask 255.255.255.0

    cada alias dessa sera o gateway de saida para cada um de seus clientes.
    repare bem que o eth2 eu coloque se referindo a sua terceira placa de rede e você pode continuar com a sequencia e com isso vc vai ter muitos ips

    espero ter ajudado

  13. #13
    new_linuxer
    Visitante

    Padrão Acabo os ips e agora?

    Citação Postado originalmente por diegofsousarn
    você pode cria um arquivo "S254ifconfig" e editar dentro dele as elias cada um referente a um cliente já existente separando ele pelo range pegue esse arquivo e de direito de execusão
    ex:

    ifconfig eth2:2 192.168.0.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:3 192.168.1.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:4 192.168.2.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:5 192.168.3.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth2:6 192.168.4.254 netmask 255.255.255.0

    cada alias dessa sera o gateway de saida para cada um de seus clientes.
    repare bem que o eth2 eu coloque se referindo a sua terceira placa de rede e você pode continuar com a sequencia e com isso vc vai ter muitos ips

    espero ter ajudado
    queria saber assim:
    qual é mais recomendado...eu colocar mais 1 placa no server...tipo fikar com 4 placas ou criar um alias como vc falou?
    se eu colocar mais uma placa...ai vou ter q subir mais um cabo para a torre/ap?
    e seu fizer eu alias..ai não preciso pq a eth3 já sobe um cabo para o ap...seria mais ou menos isso?

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Acabo os ips e agora?

    Citação Postado originalmente por new_linuxer
    Citação Postado originalmente por Francinei
    Amigo, eu tbem me preocupava com o IP dos radios.
    Mas aprendi dias atraz q o IP dos rádios nao precisa estar na mesma faixa dos clientes.
    eu usava aqui, radios ,clientes, ap, tudo na faixa 192.168.x.1 e to mudando os radios para 10.0.0.x
    então..minha preocupação é com o ap....como faço para jogar o sinal para os clientes, mas usando outra faixa de ip sem trocar ou colocar outro ap?
    isso q to querendo saber

    tipo...do jeito que está..com a rede 192.168.1.xxx ...praticamente já estou sem ip para usar...e agora q faço gente...alguém me socorre ai hehe
    preciso de uma ajuda urgente.....

    amigo os radio quando eles são bridge enaum importa o ip que ele esta

    como quase todos aps sao bridge vc pode colocar qualquer ir nele


    o o ney ta fezendo agora né ney


    e vc pode criar quantas alas que quizer naum da problema algum

    mais naum use o ifconfig para criar use o iproute2

  15. #15
    Visitante

    Padrão Acabo os ips e agora?

    Citação Postado originalmente por Benatto
    Citação Postado originalmente por new_linuxer
    Citação Postado originalmente por Francinei
    Amigo, eu tbem me preocupava com o IP dos radios.
    Mas aprendi dias atraz q o IP dos rádios nao precisa estar na mesma faixa dos clientes.
    eu usava aqui, radios ,clientes, ap, tudo na faixa 192.168.x.1 e to mudando os radios para 10.0.0.x
    então..minha preocupação é com o ap....como faço para jogar o sinal para os clientes, mas usando outra faixa de ip sem trocar ou colocar outro ap?
    isso q to querendo saber

    tipo...do jeito que está..com a rede 192.168.1.xxx ...praticamente já estou sem ip para usar...e agora q faço gente...alguém me socorre ai hehe
    preciso de uma ajuda urgente.....

    amigo os radio quando eles são bridge enaum importa o ip que ele esta

    como quase todos aps sao bridge vc pode colocar qualquer ir nele


    o o ney ta fezendo agora né ney


    e vc pode criar quantas alas que quizer naum da problema algum

    mais naum use o ifconfig para criar use o iproute2
    tipo possu criar um alias eth3:0 e por ip 10.0.0.x q não vai ter problema?
    tipo a eth3 tá ligada no ap....q tem ip 192.168.1.x...se eu criar alias eth3:0 com 10.0.0.x e configurar num cliente há 2 km o ip 10.0.0.5 o ap vai saber rotear certinhu os pacotes para esse ip, mesmo ele tendo sido configurado para o ip 192.168.1.x?
    entendi errado?

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Acabo os ips e agora?

    exatamente naum importa o ip que esta no AP vai funcionar trankilo