+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Olá amigos!!!!
    Estou montando uma maquina nova para ser um servidor de internet para aproximadamente 250 clientes num provedor via radio. Este servidor ira rodar FreeBSD + Squid. A duvida cruel é: Qual a configuração de hardwre aconselhada pelos senhores para trabalhar tranquilo? Estive pensando na seguinte configuração... me corrijam se estiver errado.

    AMD Athlon 2.0 Ghz
    Pl. mãe sem video e rede on-bord, com minimo de 4 slots PCI
    512 Mb de memoria RAM DDR/400 (2 pentes de 256 Mb cada)
    40 Gb de HD Maxtor (IDE 7.200 RPM)
    2 Placas de rede 10/100 3Com
    Placa de video PCI de 64 Mb
    Leitora de CD-ROM 52X

    Bom senhores, essa é a maquina que estou em mente... Gostaria que indicassem uma marca e modelo de placa mae que nao de problema com o FreeBSD, pq tenho um Pentium 4, 2.0 Ghz, com placa mae Asus P4V533MX e nao passa FreeBSD nem com reza. Ja fiz de tudo (troquei leitora de cd e HD) mas nao passa... aparece uma msg tipo assim.. ATA 0 FAILURE...

    Agradeço a atenção de todos e aguardo resposta.
    abraço.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Servidor Ideal !!!

    é uma boa maquina eu so mudava o hd para scsi e colocava 1 gb de memoria

  3. #3

    Padrão Servidor Ideal !!!

    O bennato falou tudo, se possivel ponha memoria de qualidade, se trabalharem em dual melhor ainda, pois a latencia é bem menor.

    falows

  4. #4
    Visitante

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Tente pegar o cd novo do freebsd 6.0 na internet, e coloque no P4...
    Tem cara de ser o cd (a midia) com defeito...


    6)

  5. #5
    marcosddc
    Visitante

    Padrão servidor

    bom eu usaria o pentiun 4 por ser uma maquina mto mais confiavel qnto ao erro deve ser a midia mesmo ...eu uso p4 no meu provedor e sei qnto ele eh estavel em uma aplicação dessa ....
    agora qnto a se vc quiser mesmo usar a configuração que vc descreveu acima ...
    pra que vc precisa de uma placa de video de 64 mb em um servidor ...isso nao existe uma placa de 1 mega de video aquelas mais sem vergonhha que existir eh essa msm a ideal ,.....essa maquina nao vai nem usar video ......e outra 250 clientes realmente seria legal que vc tivesse 1 gb de memoria

  6. #6

    Padrão Servidor Ideal !!!

    tenho 4 maquinas fazendo NAT em FreeBSD para +/- 700 clientes cada uma.
    exatamente a mesma coisa que voce vai fazer...
    as 4 são p4 3.0 com 512 de ram e hd ide de 40gb.
    funcionam muito bem...

    falou
    8)

  7. #7
    Avenger
    Visitante

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Eu acho até que vai sobrar um bocado de processador prá isso; apoio a idéia de 1gb de RAM (não sei se o freebsd precisa de algo especial para detectar os 1giga), mas não sei se ia ser tãão preciso o HD scsi caso você aloque direitinho um uso de memória otimizado prá reduzir o acesso a disco. O que se espera do cache é com o tempo ter o máximo de conteúdo da WEB armazenado em disco, certo?..
    Numa configuração do squid que fiz aqui redimensionei-o para guardar objetos de 10Mb (ao invés de 512k no máximo), e para usar memória RAM de 80% do total do servidor (redimensionei medindo outros processos que a máquina também roda), e o cache_dir setei para 80% do que se tem no disco; no seu caso, 40Gb, separa-se 5Gb pro sistema básico, e usa-se então 80% de 35Gb (28Gb) para armazenamento (aumentei também o número de root dirs do cache_dir).

    Dessa forma, se você tem 1Gb de RAM, vai deixar 800Mb de coisas do cache (recentemente acessadas) na memória, com acesso mais rápido que qualquer disco SCSI, e se alguém da rede baixa um programinha da receita federal de 4Mb, o restante todo vai baixar o programinha pela velocidade da rede local. Eu já vi isso num provedor DSL gringo, porém com mais de 30Mb o download. Devem fazer cache de uns 600Mb, já que hoje em dia baixar CD se tornou tão normal. hehe.

    Espero que ajude -- e leve em consideração esse aumento da RAM -- ela é seu HD scsi-10000. , e lembre que toda essa refinação que fiz no squid não é padrão -- tem que ser setada no .conf, pois os padrões são bem mais generosos.

  8. #8
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Quando fala em Servidor, eu sou adepto de Intel, (Dell se possível) a confiabilidade do equipamento é outro nível.

    Sem contar que tu vai ter 250 clientes pendurados (teu ganha pão, qualquer probleminha é multiplicado por 250!)

    Realmente eu teria 1Gb de Ram, um kernel recompilado com todo amor, e tu configurando bem, pode ter um bom desempenho (eu tinha tb num gateway de rádio um POP3 e SMTP, dai os clientes utilizavam e-mail com a velocidade do rádio, e não só a contratada, o que dava uma boa diferença!

  9. #9
    Avenger
    Visitante

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Você falando aí da DELL, eu lembrei de um post que vi num forum gringo sobre firmware de CDs, o pessoal lá de fora tem outra idéia de PCs da DELL... Prá eles, DELL é como se fosse uma montadora fajuta dessas que a gente acha na esquina, que enche a máquina de porcaria e só interessa na hora da venda, depois o suporte que se exploda. Não lembro bem o que ele aconselhou usar no lugar da DELL, mas é algo como SUN, se não me engano!..
    Pelo menos de acordo com aquele post (pode ser que esse seja o único cara que acha isso) mas por aqui no br eu nunca ter visto ninguém falar mal da DELL, imaginei que possivelmente isso lá fora é parafernalha de baixo custo e baixa qualidade...

    estranho né? -- eu ainda acho os DELL que vi na minha frente muito bonitinhas.

  10. #10

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Nao tenho nada contra a Intel, mas prefiro AMD, pra mim não deve nada, e não perde em nada para a intel, pelo contrário.

    E a respeito da maquina ideal, essa máquina tá ótima, mas se vc colocar 1GB de memoria ( 2 pentes de 512 ) e sua placa mae suportar Dual DDR, fica ok.... no caso do hd eu acho q nao teria problema deixar esse de 40 GB mas se quiser colocar um SCSI será bem vindo, lhe garanto..

  11. #11
    Rod_Oliveira
    Visitante

    Padrão Maquina nervosa

    Que tal

    Semprom 3.2 64bits.
    1 Gb de Memória RAM
    2 - HD 40 GB SATA ( RAID 1)
    2 Placas de Rede Giga
    Placa Mãe Asus
    Placa de Video 64 MB
    Gravador de DVD -COmpensa por causa do preço ! ou então apenas um leitor de CD já é o suficiente.

  12. #12
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Olha,

    Derrepente lá para eles Dell é uma espécie de "Uno Mille" para quem pode comprar Sun, e outras coisas do nível, mas considerando que aqui no Brasil a grande maioria das máquinas são provenientes "do mercosul" e montadas por gente que não tem domínio nenhum do que está fazendo, a Dell acaba sendo algo bem acima do nível médio das máquinas em geral (Quando digo Dell, extenda HP, Toshiba, etc...)

    Bem, mas como diz o ditado "Gosto é gosto . . ."

    T+

    Citação Postado originalmente por Avenger
    Você falando aí da DELL, eu lembrei de um post que vi num forum gringo sobre firmware de CDs, o pessoal lá de fora tem outra idéia de PCs da DELL... Prá eles, DELL é como se fosse uma montadora fajuta dessas que a gente acha na esquina, que enche a máquina de porcaria e só interessa na hora da venda, depois o suporte que se exploda. Não lembro bem o que ele aconselhou usar no lugar da DELL, mas é algo como SUN, se não me engano!..
    Pelo menos de acordo com aquele post (pode ser que esse seja o único cara que acha isso) mas por aqui no br eu nunca ter visto ninguém falar mal da DELL, imaginei que possivelmente isso lá fora é parafernalha de baixo custo e baixa qualidade...

    estranho né? -- eu ainda acho os DELL que vi na minha frente muito bonitinhas.

  13. #13
    Avenger
    Visitante

    Padrão Re: Maquina nervosa

    Citação Postado originalmente por Rod_Oliveira
    Que tal

    Semprom 3.2 64bits.
    1 Gb de Memória RAM
    2 - HD 40 GB SATA ( RAID 1)
    2 Placas de Rede Giga
    Placa Mãe Asus
    Placa de Video 64 MB
    Gravador de DVD -COmpensa por causa do preço ! ou então apenas um leitor de CD já é o suficiente.
    Eu acho que você nunca vai usar o gravador de dvd, o processador vai ficar sobrando espaço, a placa de vídeo com aquilo tuo vai ser tão útil quanto uma lata de tinta durante uma viagem de carro, e as placas de rede vao ficar ociosas bagarai, a menos que você tenha uma PUTA estrutura com muita raça de cliente atrás da máquina, e mesmo assim a placa de rede que tem conectividade com a internet vai -sim- ficar inútil.
    Bem, se o lance é dimensionamento de hardware para um servidor squid apenas, aí tá cheio de sobras que poderiam ser gastos por exemplo para um servidor de backup ou algo adicional, e olha que estou com o dimensionamento visando um link de até 100Mbps, o que é meio difícil achar no Brasil.
    Mas os hds SATA em RAID (desde que o 1 signifique o modo que duplica a velocidade dos HDs -- e não o que espelha) estão num tamanho legal. Dá prá ir jogando as coisas que julguei supérfluas fora e trocar tudo em memória RAM, que é sempre um gargalo (a memória RAM tem velocidade de acesso inestimadas vezes maior que o HD, então se você tem condicões de colocar todo o cache_dir na memória, ótimo). Os HDs em SATA com duplicação de velocidade também proporcionam uma velocidade melhor prá se aproveitar mais a troca disco->memória dos HITs do proxy.
    O processador eu -acho- que sobra... Mas processador nunca vem a ser demais mesmo. O que achei mais desperdício foi video, rede, dvd.

    Me parece que memória RAM tem um lance de 'dual channel' ou algo assim, que teoricamente funcionaria como o RAID de duplicação de velocidade porém com as memórias, deixando o que já é rapidão, mais rápido ainda.

    Talvez uma esquematização em como se utiliza certos recursos (como optar pelo RAID de duplicação de velocidade) valha muito mais que um grande investimento, para durar mais. Por exemplo, de pouco adiantaria ter 200Gb em cada HD se o tempo de acesso deles é mais lento que uma combinação que faz 40Gb em RAID.

    É isso aí! (pelo menos eu -acho-). :]

  14. #14

    Padrão Servidor Ideal !!!

    Galera, aproveitando a deixa sobre o Dell. Nós temos na empresa onde trabalho, entra tantas outras máquinas, cerca de 11 ou 12 máquinas Dell funcionando. Tudo comprado da própria Dell com notas fiscais comprovando a compra. Essas máquinas trabalham no processo de multimídia da Editora onde trabalho. Elas são todas Pentium III 800 , hd 40 GB, monitor, teclado etc, etc. Tudo Dell. Como a empresa está sendo restruturada, alguns funcionários sairam e está sobrando cerca de umas 4 máquinas dessas. Resolvemos pegar um desses para instalarmos Linux. Não sei porque, mas já instalei, reinstalei o Slackware 10.0, 10.1, 10.2 n vezes, Debian 3.1, SuSE 9.3, 10.0, 10.1 e não sei porque cargas dágua, mas qualquer instabilidade de energia, um reset no botão o Linux simplesmente dá o famigerado Kernel Panic. Não adianta ligar o pc colocar um cd e tentar acessar. Não tem jeito. Já pegamos outro Dell, trocamos memória, etc, etc, ou seja, as tentativas de praxe. Hoje mesmo (19/01) acabei de instalar novamente o Slackware 10.2, para ser servidor de aplicativos temporário, enquanto uma outra máquina IBM que temos o Slackware 10.1 instalado, vamos limpar para colocar o SuSE com o Oracle. Esse Dell está prontinho. Servidor Samba funfando belezinha. Amanhã vamos copiar tudo do IBM para esse Dell. Vamos simular uma queda de energia, etc, etc e ver no que dá. Não sei se foi mero acidente de percurso, lote de máquinas com problemas, enfim. Mas o Dell com a gente na empresa, infelizmente sómente tem nos dados dissabores com o Linux. Temos Pentium 4, 2, Duron 750, IBM, tudo rodando Linux, cerca de 4 anos e nunca deu um probleminha sequer. Mas fica aqui o meu relato sobre a nossa caminhada com o Dell. Que é um fabricante conceituado no mundo inteiro, isso com certeza é. Mas não entendi esse comportamento do Dell com o Linux no nosso caso.
    Um grande abraço a todos do fórum ...... 6) 6) 6)