Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. tenho 4 maquinas fazendo NAT em FreeBSD para +/- 700 clientes cada uma.
    exatamente a mesma coisa que voce vai fazer...
    as 4 são p4 3.0 com 512 de ram e hd ide de 40gb.
    funcionam muito bem...

falou
    8)

Avenger
    Eu acho até que vai sobrar um bocado de processador prá isso; apoio a idéia de 1gb de RAM (não sei se o freebsd precisa de algo especial para detectar os 1giga), mas não sei se ia ser tãão preciso o HD scsi caso você aloque direitinho um uso de memória otimizado prá reduzir o acesso a disco. O que se espera do cache é com o tempo ter o máximo de conteúdo da WEB armazenado em disco, certo?..
    Numa configuração do squid que fiz aqui redimensionei-o para guardar objetos de 10Mb (ao invés de 512k no máximo), e para usar memória RAM de 80% do total do servidor (redimensionei medindo outros processos que a máquina também roda), e o cache_dir setei para 80% do que se tem no disco; no seu caso, 40Gb, separa-se 5Gb pro sistema básico, e usa-se então 80% de 35Gb (28Gb) para armazenamento (aumentei também o número de root dirs do cache_dir).

Dessa forma, se você tem 1Gb de RAM, vai deixar 800Mb de coisas do cache (recentemente acessadas) na memória, com acesso mais rápido que qualquer disco SCSI, e se alguém da rede baixa um programinha da receita federal de 4Mb, o restante todo vai baixar o programinha pela velocidade da rede local. Eu já vi isso num provedor DSL gringo, porém com mais de 30Mb o download. Devem fazer cache de uns 600Mb, já que hoje em dia baixar CD se tornou tão normal. hehe.

Espero que ajude -- e leve em consideração esse aumento da RAM -- ela é seu HD scsi-10000. , e lembre que toda essa refinação que fiz no squid não é padrão -- tem que ser setada no .conf, pois os padrões são bem mais generosos.

rafaelpazcolles
    Quando fala em Servidor, eu sou adepto de Intel, (Dell se possível) a confiabilidade do equipamento é outro nível.

Sem contar que tu vai ter 250 clientes pendurados (teu ganha pão, qualquer probleminha é multiplicado por 250!)

Realmente eu teria 1Gb de Ram, um kernel recompilado com todo amor, e tu configurando bem, pode ter um bom desempenho (eu tinha tb num gateway de rádio um POP3 e SMTP, dai os clientes utilizavam e-mail com a velocidade do rádio, e não só a contratada, o que dava uma boa diferença!

Avenger
    Você falando aí da DELL, eu lembrei de um post que vi num forum gringo sobre firmware de CDs, o pessoal lá de fora tem outra idéia de PCs da DELL... Prá eles, DELL é como se fosse uma montadora fajuta dessas que a gente acha na esquina, que enche a máquina de porcaria e só interessa na hora da venda, depois o suporte que se exploda. Não lembro bem o que ele aconselhou usar no lugar da DELL, mas é algo como SUN, se não me engano!..
    Pelo menos de acordo com aquele post (pode ser que esse seja o único cara que acha isso) mas por aqui no br eu nunca ter visto ninguém falar mal da DELL, imaginei que possivelmente isso lá fora é parafernalha de baixo custo e baixa qualidade...

estranho né? -- eu ainda acho os DELL que vi na minha frente muito bonitinhas.

5. Nao tenho nada contra a Intel, mas prefiro AMD, pra mim não deve nada, e não perde em nada para a intel, pelo contrário.

E a respeito da maquina ideal, essa máquina tá ótima, mas se vc colocar 1GB de memoria ( 2 pentes de 512 ) e sua placa mae suportar Dual DDR, fica ok.... no caso do hd eu acho q nao teria problema deixar esse de 40 GB mas se quiser colocar um SCSI será bem vindo, lhe garanto..

Tópicos Similares

1. Servidor ideal para proxy até 500 clientes
    Por marcelomg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 31-01-2009, 12:11
  2. Respostas: 4
    Último Post: 27-07-2006, 19:56
  3. Servidor Ideal !!!
    Por CEP no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 20-12-2005, 17:47
  4. Configuração Hardware ideal para servidor