+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Galera, bom dia a todos ....
    Estou lendo um material sobre particionamento de disco, na documentation do Debian e vi algo que gostaria que os que conhecem me explicassem qual a vantagem disso.

    Eu estou lendo essa parte de particionamento e lá tem um exemplo em que foi particionado em várias partes, ficando / , /usr, /var, /home /swap, etc, etc.

    Qual a vantagem disso galera ??? . Eu costumo criar apenas um / e um swap. Isso é bom ou ruim ???

    Um abraço a todos ......... :good: :good: :good:

  2. #2

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Cara a vantage disso é básicamente se der algum problema em alguma partição ou de ocupar a partição toda ou de problema no HD voce tem menos chance de perder o / já que nele só tem o sistema básico.

    falows

  3. #3

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Ok Ruyneto, obrigado. Agora não sei como você particiona o seu hd, mas caso você particione em várias partes, você tem algum padrão de tamanho para cada partiçao dessas ???
    Obrigado mais uma vez ........... :good: :roll:

  4. #4

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Ok Ruyneto, obrigado. Agora não sei como você particiona o seu hd, mas caso você particione em várias partes, você tem algum padrão de tamanho para cada partiçao dessas ???
    Obrigado mais uma vez ........... :good: :roll:
    Cara depende pra que o sistema vai ser usado e onde voce instala cada programa ( não sei quais são os diretorios padrão do debian), mas costumo fazer /, /usr, /var, /home e a swap, sendo que se é samba deixo o /home maior, e por ae vai.

    falows

  5. #5
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Seguinte ... se vc tem mais de um serviço no mesmo hardware fica mais visível a utilidade ... se vc tem e-mail e web por exemplo ... e-mail fica em /var/spool e web em /var/www ... agora imagina se vc tem um puta tráfego de e-mail .. se num tiver pertição separada o teu server de e-mail vai comer todo o espaço e fatalemente vai parar com os dois serviços ... sacou??
    bom, hj em dia eu particiono mais ou menos da seguinte forma:
    /boot - 100 Mb - EXT2
    / - 3 Gb - EXT2
    /usr - 5~8 Gb - EXT3 (ou qualquer outra coisa)
    /var - Depende da tua aplicação - Mas se baseie em 70 % do HD + ou -


    bom, a minha explicação para EXT2 em /boot e / eh pq são partições vitais ao funcionamento do server então se der alguma merda e vc perder a partição pode-se usar alguma ferramenta de recovery .. outro FS num rola ... ok???


    any doubts? so ... see ya!

  6. #6
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    esqueci de mencionar SWAP que eu deico normalmente com 525 Mb, independente do tamanho da minha RAM ..

    se vc tiver usando server para hospedagem, deixe o /home gigante .. que eh o q normalmente é usado para esse tipo de serviço.

  7. #7

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Citação Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
    Seguinte ... se vc tem mais de um serviço no mesmo hardware fica mais visível a utilidade ... se vc tem e-mail e web por exemplo ... e-mail fica em /var/spool e web em /var/www ... agora imagina se vc tem um puta tráfego de e-mail .. se num tiver pertição separada o teu server de e-mail vai comer todo o espaço e fatalemente vai parar com os dois serviços ... sacou??
    bom, hj em dia eu particiono mais ou menos da seguinte forma:
    /boot - 100 Mb - EXT2
    / - 3 Gb - EXT2
    /usr - 5~8 Gb - EXT3 (ou qualquer outra coisa)
    /var - Depende da tua aplicação - Mas se baseie em 70 % do HD + ou -


    bom, a minha explicação para EXT2 em /boot e / eh pq são partições vitais ao funcionamento do server então se der alguma merda e vc perder a partição pode-se usar alguma ferramenta de recovery .. outro FS num rola ... ok???


    any doubts? so ... see ya!

    Cara não se esqueça que as vezes um /home é bom se tiver samba, e em alguns sistemas de e-mails o /usr é usada como e-mail, por exemplos alguns q-mails que instalei com vpopmail usa o /usr.

    falows

  8. #8

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Valeu, entendi o recado. Na empresa temos 4 servidores. 2 para internet e 2 para aplicativos. Na internet, eu coloquei o samba apenas para acesso de pequenas coisas que precisamos transferir de um servidor para outro. E nos outros 2 de aplicativos, o pessoal apenas acessa para logar no Samba, mapear o compartilhamento e acessar os aplicativos administrativos da empresa.
    Mas as dicas foram legais. Obrigado a todos ............. :good:

  9. #9

    Padrão Particionamento do Disco Rígido ..

    Citação Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
    bom, a minha explicação para EXT2 em /boot e / eh pq são partições vitais ao funcionamento do server então se der alguma merda e vc perder a partição pode-se usar alguma ferramenta de recovery .. outro FS num rola ... ok???


    any doubts? so ... see ya!
    Dá uma olhada em http://www.ultimatebootcd.com/ e pela net... existem ferramentas que fazem a recuperação de dados em ext3, reiserfs eu já não me lembro direito...

    [ ]'s