+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aumentar a partição

    Amigos eu estou com o seguinte problema eu tenho um hd de 60 gb que esta dividido em 5gb para o sistema e o resto para o home eu to precisando redimensionar sem perder os arquivos como eu faço eu queria aumentar para 15 gb a partição principal sem precisar reinstalar o linux

  2. #2
    veiga
    Visitante

    Padrão Re: Aumentar a partição

    Opa,

    Bom, eu ja passei pelo mesmo problema... a solucao que eu achei foi fazer um backup do sistema usando o comando dar (Disk ARchive) e depois usar o resize_reiserfs para redimensionar a particao (no meu caso o sistema de arquivos era resizerfs, qual é o seu?).

    Uma solucao mais garantida é, se vc tiver uma máquina com windows, colocar o hd nessa maquina e redimendisionar todas as particoes, como quiser, usando o programa partition magic. Esse programa é muito bom, nunca perdi dados com ele.

    Espero ter ajudado,

    Um abraco,

    -
    Marcelo Veiga Neves
    http://www.inf.ufsm.br/~veiga

  3. #3

    Padrão Aumentar a partição

    Oi, colega,
    Duas dicas: primeiro a ma noticia, cuidado ao trocar o HD de maquina, pode haver perda total de dados nesse processo (ja passei por isso, nao tem a menor graca, mesmo eu tendo backup de tudo que havia la). Segundo a boa: voce pode rodar o partition magic (versao reduzida) direto do CD, sem precisar instalar, de modo que poderia rodar no micro com o linux sem precisar trocar o HD de lugar.
    Como, quando precisei, recebi o iso por e-mail e estou far far way from home, acho que alternativa e' mesmo o amigo google para achar essa versao.
    Abc,
    Acris

  4. #4

    Padrão ...

    Olá amigo,

    Nesse caso você pode usar tambem o QTParted, que vem junto com o Kurumin, assim você usatia o Live cd e redemencionaria a partição...Eu fiz isso a pouco tempo, e comigo funcionou legal.

    Há braços