+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fisiconuclear18
    Visitante

    Padrão Sera que samba resolveria meu problema?

    Pessoal, estou com o seguinte problema: Trabalho numa instituição aonde temos uns 10 grupos feitos no winxp, dentre eles sao o pedagogia, o admin, o biblioteca e tal.Com a implantação do servidor linux, gostariamos de criar esses grupos no linux sem que o grupo admin "enxergasse" o grupo biblioteca.Como eu podoeria resolver isso? O Samba seria o ideal?
    Desde já eu agradeço...

  2. #2
    pedromorgado
    Visitante

    Padrão samba

    bom, os grupos do winxp sao configurados nos clientes. Se vc montar um servidor samba poderá criar um dominio, fazer compartilhamentos novos (com ACL q restringem o acesso dos usuarios) e etc. Mas, os grupos vao continuar aparecendo.
    Para isolar os grupos vc deverá criar VLANs, em camada 2, no seu switch.

  3. #3
    fisiconuclear18
    Visitante

    Padrão Sera que samba resolveria meu problema?

    sim, mas os grupos seriam criados entao no samba?

  4. #4
    pedromorgado
    Visitante

    Padrão Sera que samba resolveria meu problema?

    não. Se vc fizer a VLANS, não precisará fazer mais nada. Os computadores ficarão isolados em redes diferentes (na camada 2). Com samba vc pode criar OUTRO modelo de rede, centralizada no servidor.
    Se vc fizer vlans em camada 3 (IP) precisará configurar gateways, o que não é uma boa idéia.

  5. #5
    fisiconuclear18
    Visitante

    Padrão Sera que samba resolveria meu problema?

    E se eu nao fizer vlans e so fizer samba? Vou ter os grupos?

  6. #6
    pedromorgado
    Visitante

    Padrão Sera que samba resolveria meu problema?

    vai continuar tendo os grupos. Eles nao sao gerenciaveis pelo SAMBA, sao configurados nos clientes. Não tem como isolar estes grupos usando o samba.

  7. #7
    fisiconuclear18
    Visitante

    Padrão Sera que samba resolveria meu problema?

    OK, era isso que eu queria saber...Que da para rever esse grupos samba e pelo samba criar o grupo e configurar as maquinas pelo grupo que criei no samba...Ai configuro o samba e os clientes..