Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    liandra
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Por favor quero iniciar com linux e gostaria de saber qual o melhor e mais pratico dos linux, desde já agradeço....

  2. #2

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Meu jovem essa é uma resposta meu complicada .... comecei com essa duvida a uns cinco meses atrás ... experimentei kurumin ( muito bom pra início) depois Suse 9,0 e finalmente decidi aprofundar mesmo no Slackware 10.2. Meu interesse é especificamente trabalhar com servidores, nesse ponto o Slackware não deixa a desejar .... agora se voce quer somente para começar aconselho dar uma olhada no kurumin...Mandrake .... Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Kurumin, Mandriva, Kalango, Biglinux...

    Todos esses ai são para iniciantes.

  4. #4
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Esse artigo pode lhe ajudar a escolher
    - > https://under-linux.org/noticia4601.html

  5. #5
    wrochal
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Olá.

    Recomendaria o Debian, nada de Slackware...

    Sem mais,

  6. #6
    luccosta
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Bom dia Liandra.

    Inicialmente parabéns pela iniciativa de postar uma mensagem aqui no forum.

    Sua dúvida é uma das mais dificeis de responder, pois envolve gosto pessoal, conhecimento técnico e principalmente capacidade de resolver problemas. Eu vejo as distros desta forma, algumas são mais simples, outras mais automáticas e outras que vc tem que botar a mão na massa pra fazer ela funcionar.

    Independente disto, vc pode testar a grande maioria das distros passadas pelo Scorpion ai em cima usando um programa chamado VMWare para isso vc terá que estar usando o Windows XP ou 2000. No link que coloquei existe toda a informação que vc precisa pra instalar e testar o programa em seu computador.
    Se vc desejar partir direto para a instalação do Linux em uma máquina, eu recomendo então tentar o Ubuntu que é uma distro muito facil de usar e instalar.

    Forte abraço e boa sorte.
    Se precisar estaremos aqui para te ajudar.

  7. #7
    rafaelmontek
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Esse é o tipo do topico de propaganda de sua distro !!!

    Os amantes de suas distros aproveitam topicos como esse para dizer que são melhores naquilo, que as vezes, eles mesmos, sabem que não são!!!

    Iniciantes, se quer só usar um Sistema Operacional que não pegue vírus, mais estavel e grátis !!! Use o Kurumin !!! Mas se pretende crescer no Linux, fuja dele !!! mal-acostuma ...

    Use então o Suse 10 ou Mandriva (Não usei ainda, mas dizem ser otimo)!!!

    Qualquer coisa poste novamente o que acho de cada uma, seria otimo para comunidade ter a visão de um iniciante sobre as distros informadas !!!

  8. #8

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Faz o seguinte... Instala qualquer uma e vê se gosta, se nao gostar parte pra outra...

    E assim vai... um dia vc para em uma.

  9. #9
    rafaelmontek
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    EU fui assim !!! Comecei com Slackware 10.1, depois fui pro Suse 9.2 depois passei pelo Ubuntum, kurumin e agora Fedora Core 4 !!!

    To gostando do Fedora !!!

  10. #10
    liandra
    Visitante

    Padrão obrigada

    vou optar pelo conectiva 10 para iniciar meus estudos com linux, desde já agradeço a atenção de todos...

  11. #11

    Padrão Re: obrigada

    Citação Postado originalmente por liandra
    vou optar pelo conectiva 10 para iniciar meus estudos com linux, desde já agradeço a atenção de todos...
    Observação importante... o Conectiva foi descontinuado e agora é Mandriva... portanto não espere encontrar versões mais novas que a 10 não...

  12. #12
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Eu recomendo o Ubuntu para iniciantes acho que é a distribuicao mais simples pra quem esta comecando.

  13. #13

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Citação Postado originalmente por scorpion
    Eu recomendo o Ubuntu para iniciantes acho que é a distribuicao mais simples pra quem esta comecando.
    De tanto o povo falar nesse "Umbu" eu vou é baixar pra ver como ele é...

    Mas tem um guia bonito dele no guia do hardware...

    http://www.guiadohardware.net/guias/02/

  14. #14
    DMaretta
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 e nVidia.

    Cara liandra, se a sua placa de vide for nVidia e o Conectiva 10 funcionar sem problemas, me avise por favor.
    Tentei instalar o CL 10, mas não funcionava com minha placa de video no segundo boot. No primeiro ia tudo bem, depois que eu desligava e ligava outra vez, travava na GUI - Gnome ou KDE. Nem o suporte da Conectiva conseguiu resolver, até que o suporte expirou e resolvi desistir do CL10.
    O Ubuntu 5.10 tem uma GUI de excelente visual, o Gnome 2.12, mas seu player de videos, o Totem, precisa de plugins que devem ser baixados e instalados para poder ver videos mpeg.
    O Mandrale 10.1 Community tem um player de video mais completo - o Kaffeine 0.4 e pode ser instalado com tudo em português na versão em três CDs.
    Já o Mandriva 2006 Free, também não funcionou com minha nVidia e nem pude testá-lo.
    O Fedora Core 4 vem com o Totem, mas tem um programa de instalação automática dos pacotes baixados que facilita a atualização do sistema e do player de video.

    Resumindo: todas as distros acima têm programas de instalação fáceis de entender e em português. Todas vêm com Open Office e podem suportar Gnome ou KDE como GUI.
    Se quiser um bom livro para consultas sobre o sistema do pinguim, procure o "Entendendo e Dominando o Linux" do Carlos Morimoto (o criador do Kurumin). Auxílio luxuoso.
    Procure entender um pouco da estrutura de diretórios e arquivos do Linux, pois também ajuda um bocado.

    Só recomendo uma coisa: depois que começar a usar o Linux, lave bem as mãos antes de esfregar os olhos ou por o dedo na boca, pois o contágio é fatal: vc NUNCA mais vai ver o rWindows com bons olhos!!!
    Outra coisa: não estranhe a ausência de telas azuis e "Fatal errors", no Linux isso simplesmente não existe. :toim:

  15. #15
    liandra
    Visitante

    Padrão Servidor

    Estou montando um servidor wireless, estou usando win xp e o winconection como proxy e controlador de banda, mais dizem que o linux tem o squid que funciona como proxy tb e é de graça... esta informação esta correta? qual distro tem esse squid? ou ele é um especie de software individual?

  16. #16

    Padrão Re: Servidor

    Citação Postado originalmente por liandra
    Estou montando um servidor wireless, estou usando win xp e o winconection como proxy e controlador de banda, mais dizem que o linux tem o squid que funciona como proxy tb e é de graça... esta informação esta correta? qual distro tem esse squid? ou ele é um especie de software individual?
    Menina. menina... nao faça isso.. Windows XP como servidor?

    Windows é bom pra usuário leigo em informática que nao conhece o Linux... Como servidor ele só atende as necessidades básicas e olhe lá...

    Pesquise no site que vc vai encontrar uma dezena de tutoriais de proxies pra vc nunca mais ter problemas com servidores...

    Ainda mais se vc for atender a um grande numero de usuários.

  17. #17
    fabiolima
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Recomendo o Kurumin que é bem simples tb, mas para começar com servidor recomendaria o Slackware.

  18. #18
    rafaelmontek
    Visitante

    Padrão Esse tal de "squid"

    É um pacote a parte, mas tem para várias distros, ou em codigo fonte e tem que ser compilado, eu prefiro que vc pegue o pacote rpm e instale... possivelmente pode estar no seu conectiva

    da o comando rpm -q squid (NO CONSOLE!!!)

    Se aparecer o nome em baixo com a versão...

  19. #19
    wrochal
    Visitante

    Padrão Re: Servidor

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    Citação Postado originalmente por liandra
    Estou montando um servidor wireless, estou usando win xp e o winconection como proxy e controlador de banda, mais dizem que o linux tem o squid que funciona como proxy tb e é de graça... esta informação esta correta? qual distro tem esse squid? ou ele é um especie de software individual?
    Menina. menina... nao faça isso.. Windows XP como servidor?

    Windows é bom pra usuário leigo em informática que nao conhece o Linux... Como servidor ele só atende as necessidades básicas e olhe lá...

    Pesquise no site que vc vai encontrar uma dezena de tutoriais de proxies pra vc nunca mais ter problemas com servidores...

    Ainda mais se vc for atender a um grande numero de usuários.
    Aff, cada coisa...

  20. #20
    thiagog
    Visitante

    Padrão Para iniciantes, em portugues

    Liandra,

    uma boa tambem seria utilizar de algum LIVE CD (ate mesmo conectiva 10 caso voce queira).

    qual vai ser o seu foco principal :
    - estação de trabalho (desktop) ou - servidores (servicos diversos de rede) ? :?

    isso ja ajuda a vc ter uma distro boa para estudos;

    []s