+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    Gente notei uma coisa que nao gostei e procurei na net a achei mais gente com o mesmo problema.
    queria saber de vcs se alguem sabe pq o linux da usuarios com mais de 33 grupos acessarem pastas de grupos que passam desse numero?

  2. #2

    Padrão Grupos

    Desculpe, mas não entendi a sua pergunta... ops:

  3. #3
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    Muito emrolado hehehehe.
    Simplificando.
    Queria saber o pq o linux so permite 33 grupos por usuario?
    E existe alguma forma de resolver isso?

    Desculpa a enrolação.

  4. #4

    Padrão Grupos

    ...risos...
    às vezes eu sinto um pouco o esquema usuário-grupo-outros, sendo que seria interessante que houvessem mais grupos em um diretório/arquivo, mas dá para se adaptar...
    agora, não consigo ver por que um usuário estivesse em mais de 10 grupos, o servidor, no teu caso, possui mais de 33 tipos de aplicações ou privilégios, que necessite de tantos grupos distintos ???
    Se você está criando grupos por aplicação, um usuário acessa mais de 33 aplicações ??? Seria interessante você rever as distribuições que está fazendo...
    Não sabia que havia limites nesse sentido, mas acho que 33 é um número BEM razoável...

  5. #5
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    Realmente nao achava que tinha limite ateh achar esse pobrema hehehehe.
    A minha situação eh a seguinte os usuarios que estão sendo barrados são os administrador pois estão em 48 grupos em um server e 43 em outra mas acontece que tenho tantos grupos pois tenho pastas de deptos que dentro delas nem todos mundo pode entrar em cada uma entao foi preciso criar um grupo para cada pasta de alguns deptos para resolver isso por isso tantos grupos.

  6. #6
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    ninguem tem como resolver esse problema?

  7. #7
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    ninguem teve esse problema algum dia?

  8. #8

    Padrão Grupos

    Cara sei que você não vai gostar de ler isto! Mas a verdade tem que ser dita!

    Você vai ter redefir os grupos e permissões dos usuários, porque a tendência disso é te enrolar mais e mais!

    Mas antes faça um backup de tudo! E faça isso em dia que os usuários não utilizem o servidor, tipo um sábado ou um feriado!

  9. #9
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    vlw kra realmente tava pensando nisso mas antes queria saber se alguem ja tinha feito, alem disso eu comecei a tirar alguns grupos que estao inativos mas vamos ter que ver isso nao permissoes e os grupos.

    flw ai vlw pela resposta.

  10. #10
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Grupos

    Pessoal ae blz,

    entao de tanto quebrar a cabeça e ficar loko tentando resolver esse problema, achei o farol no fim do tunel.
    O problema eh que o kernel 2.4 eles nao consegue deixar que usuarios tenham mais que 32 ou 33 grupos isso torna esse kernel meio complicado de trabalhar em uma empresa que tem muitas permissoes e muitos grupos, nós aqui temos 2 servers com mais de 40 grupos cada um e aumentando entao ja nao da para trabalhar com o 2.4 sem ter que verificar todas as permissões e refaze-las.
    Bom voltando da festaça de final de ano comecei a procurar na net o dito cujo e acabei vendo que o kernel 2.6 da suporte a mais de 65535 grupos por usuario que eh uma blz pois nao precisa se preocupar com quantidade de grupo tem um arquivo que vc pode verificar isso que eh em /usr/include/linux/, o arquivo eh limits.h no sistema que eu teste se funciona a teoria e se tem o suporte foi o CentOS que eh baseado no RedHat(quero dizer identico), tem a linha
    #define NGROUPS_MAX 32 /* supplemental group IDs are available */
    que eh onde tem a quantidade maxima no centOS tava 65535 entao nao precisei alterar nd e so testei,
    primeiro criei o limite do 2.4, 33 grupos blz apareceu todos depois criei mais 37 grupos ao todo 70 e coloquei o usuario nesses tb e testei ai vi que funcionou agora so alegria.