+ Responder ao Tópico



  1. #1
    djenir
    Visitante

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    quando fui ver hoje de manhã o prompt do servidor que era root@localhost# estava como -bash-2.05b#, com tudo funcionando, menos os backups via rsync automáticos sem digitação da senha, é como se um servidor não reconhecesse mais o outro.
    será que alguem pode me dizer o que aconteceu?
    e como fazer pra voltar o que era antes?

    obrigado.

  2. #2

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    Está parecendo que alguem entrou em modo single, você reseta e ele continua desse jeito??? Se sempre que rebootar voltar a isso veja /etc/inittab se existe uma linha assim:
    id:1:initdefault:

    Detalhe: esse procedimento é para "recuperar" a senha de root.

  3. #3
    djenir
    Visitante

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    Obrigado mesmo, eu demorei um pouco pra entrar no site e já tinha dado a resposta mas o banco foi pro sc.
    Não resolveu, mas deu uma luz e fui verificar a pasta root, e algo ou alguem apagou tudo, só sobrou a pasta desktop.
    eu tenho o redhat 9, será que tenho que reinstalar o sistema, ou é só copiar de um outro servidor?

  4. #4

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    O ideal é refazer a instalação dos produtos que se encontrem com problemas...
    Quanto ao seu servidor, tudo indica que ele foi invadido, é melhor rever a segurança, não só do acesso ao servidor quanto dos aplicativos.
    Você não possui, eu espero, aplicativos como apache, bancos de dados, etc, sendo iniciados pelo root, né ???

  5. #5
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    muda a senha e fecha todas as portas de serviços de acesso remoto ... como o ssh e depois anilise sua segurança.. e so quando estiver preparado abra essas portas novamentes....

  6. #6

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    Citação Postado originalmente por Lion_Black
    muda a senha e fecha todas as portas de serviços de acesso remoto ... como o ssh e depois anilise sua segurança.. e so quando estiver preparado abra essas portas novamentes....
    Ele tem 2 opções:
    1) Ou DETONA, limpa tudo e reinstala todo o sistema de novo AGORA.
    2) Ou poe essa maquina atrás de um firewall(e analisa todo o trafego passante nela até ele resolver reinstalar tudo), porque se a maquina foi mesmo invadida, só mesmo limpando ele porque nenhum chkroot ou rkhunter da vida pode garantir a integridade dessa maquina pois pode ter sido instalado algum rootkit desconhecido, alterado algum dado que passe despercebido, e etc...

    INVASAO = QUEBRA DE INTEGRIDADE = FORMATAR

    Ah sim, por favor né, quando restaurar cuidado pra não usar as mesmas senhas antigas.

  7. #7
    djenir
    Visitante

    Padrão O servidor amanheceu com o prompt de root alterado

    :cry:

    Gente, obrigado, vocês falaram o que justamente eu desconfiava, vou proceder a reformatação e instalação do sistema.