+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lbronzatti
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Estou com problema para fazer backup. Em meu servidor tenho uma unidade de fita IDE Seagate STT3401A. O Hd está montado da seguinte forma: / /home /var /boot.
    Estou utilizando Dump pra fazer copia dos arquivos na fita, mas o que ocorre é que quando o dump começa a copiar dados do /home, o servidor trava. Trava somente quando copia o /home, as demais partições copiam normalmente.
    Alguma dica??

  2. #2

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Estranho isso acontecer com linux. Mas pode ser algum arquivo corrompido. Experimenta navegar dentro do /home, dar uns ls, du ., etc.
    Tem muitos subdiretórios dentro do /home?

  3. #3
    lbronzatti
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Consigo fazer qualquer coisa normalmente, salvar arquivos, apagar... etc.
    Estou usando o Fedora 4.

  4. #4

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    seguindo o raciocínio do de cerealkiller (que pegou esse nick do filme hackers.. risos...) crie um diretório e tente fazer um cp de todos arquivos e diretórios do home para esse outro diretório, assim você poderá descobrir onde está o arquivo corrompido, se houver...
    Pode ser também que tenha algum arquivo aberto, aguardando gravação e faz com que o dump fique esperando, causando travamento... veja se não há nenhuma sessão de usuário aberta desde o dia anterior...

  5. #5

    Padrão Re: Servidor travando - Ajuda urgente

    Citação Postado originalmente por lbronzatti
    Estou com problema para fazer backup. Em meu servidor tenho uma unidade de fita IDE Seagate STT3401A. O Hd está montado da seguinte forma: / /home /var /boot.
    Estou utilizando Dump pra fazer copia dos arquivos na fita, mas o que ocorre é que quando o dump começa a copiar dados do /home, o servidor trava. Trava somente quando copia o /home, as demais partições copiam normalmente.
    Alguma dica??
    Desmonte o /home

    Passe o fsck nele

    Monte novamente

    Faça seu backup novamente.


    []'s

    Marcos Pitanga

  6. #6
    lbronzatti
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Este servidor não está em "produção" ainda. Estou terminado de configurá-lo. Existem somente pastas criadas. Já formatei e criei tudo novamente, mas o problema continua.
    Um detelhe, estou o modulo ide-scsi, para fazer funcionar a unidade de fita que é uma unidade IDE.

  7. #7
    Avenger
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Enche outra partição com algumas coisas (o suficiente prá encher a fita) e tenta gravar nela... Quem sabe não é a fita que está com problemas prá gravar? (tiro no escuro!)

    Quando trava, pára tudo? só no resetaum, ou no ctrl+c volta pro prompt?.. Quando for testar um backup abre outra vt no linux lá, e, se ele nao travar de tudo quando o sistema de backup trava, faz um ps auxww e vê se o processo do dump tem a flag-D-da-morte (onde os outros processos ficariam S Ss+ S+ R+ ou R).

    Ainda, se não trava -TUDO- você pode, com o outro vt aberto, na hora que o backup for 'travando', você começa a fazer 'dmesgs' prá ver se tá aparecendo no final mensagens de erro (pra facilitar vc antes de começar o backup faz um 'dmesg -c' prá limpar o que já tem nele. Se, durante o backup aparecer algo no 'dmesg', provavelmente vai ser o erro critico que tá impedindo que o backup ocorra).

    O lance que o moço falou do dump estar esperando algum arquivo liberar também é bem plausível, apesar de que prá mim esse dump só leria o arquivo prá copiar prá a fita lá... o que a principio nao teria problema.

    Espero que uma das especulações aí ajude!

  8. #8
    lbronzatti
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Problema que o servidor congela, para de responder. Só dando um reset.
    Problema com a Unidade de Fita e com as mídias não é, pois instalei o Windows server 2003 e funcionou td normalmente, não trava. O servidor é um Dell PowerEdge 830. Falei no suporte da Dell sobre o caso e me disseram que o Fedora não é homologado para funcionar com a Dell e por isso trava. A distr compativel seria Suse ou Red Hat, isso informado pelo suporte Dell.
    Alguém sugere alguma coisa???

  9. #9

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    isso ta com cara de bug no modulo da fita !!!

    Descarrega o modulo rmmod ide-scsi faz um tar do diretorio e veja se o mesmo ocorre isole o problema.

  10. #10
    lbronzatti
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    Mas seu eu descarregar o modulo ide-scsi, não vou ter acesso a uidade de fita. Como faço pra acessar a unidade de fita sem o módulo?

  11. #11
    Avenger
    Visitante

    Padrão Servidor travando - Ajuda urgente

    vc pode tentar apt-get em um kernel mais novo, instalar o tal kernel mais novo ou entao partir prá outra distro mesmo... pelo jeito parece mermo que o modulo está fazendo oops() no kernel. você já deixou uma meia hora travado prá ver se volta? hehe