+ Responder ao Tópico



  1. #1
    PitsBrown
    Visitante

    Padrão como o stat CALCULA ?

    Gente boa do Underlinux tudo em cima ?

    Bem pessoal o utilitário top exibe o uso da CPU, memória, processos......
    Existe outros tambem.. ps... stat.. etc e tal...

    Como o top funciona ? Ele pegaos dados estatiticos do stat , certo ?
    Beleza !!!

    Bem , mas como o stat CALCULA o uso da CPU ?
    Alguem ai sabe ?


    Se sabe colabora ai por que ta cheio de gente querendo saber ...

    Valeu galera !!!

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão como o stat CALCULA ?

    Ele olha /proc/stat
    As primeiras linhas falam overall de CPU e cada CPU.

    Baseado no resultado do google, achei esse site: http://mail.nl.linux.org/kernelnewbi.../msg00014.html

    que fala o seguinte:
    Nas linhas de CPU, as colunas numéricas são respectivamente o tempo que o kernel gastou:
    1: Soma das outras tres colunas
    2: Rodando programas do usuário (user)
    3: Rodando aplicações 'nice' (colocando maior prioridade ao comando que se está rodando) (nice)
    4: Rodando funções do próprio kernel. (kernel)

    De onde ele colhe as informações. Tá aí. Agora para ele calcular em % da CPU, devo fazer uma especulação que julguei bastante plausível.
    Provavelmente ele use a informação de bogoMIPs, converta prá segundos, e então compare o valor anterior do stat com o valor corrente (que deve mudar a cada segundo se algo for 'processado'. Baseado no bogomips ele sabe o que seria '100%' daquela variação da linha de CPUs do /proc/stats e faria os cálculos.

    Posso estar errado quanto a ele calcular o '100%' baseado no bogomips (/proc/cpuinfo), mas estou certo de que ele pega as informações de uso do cpu do /proc/stats, que incrementa aqueles numero de acordo com que o processador trabalha.

  3. #3
    evandro_mr
    Visitante

    Padrão stat

    e alguem sabe se eu consigo gerar grafico via web em cima disso??\


    []s

  4. #4

    Padrão Re: stat

    Citação Postado originalmente por evandro_mr
    e alguem sabe se eu consigo gerar grafico via web em cima disso??\


    []s
    Vc quer gerar gráficos de consumo de CPU e memória?
    O MRTG ñ resolve teu problema ou viajei na maionese?

  5. #5
    Avenger
    Visitante

    Padrão como o stat CALCULA ?

    O mrtg resolve o problema sim, mas ele não é a chave da pindaíba a meu ver. O MRTG vai gerar os gráficos tendo a amostra de CPU, e então vem o caso de 'pegar a amostra'. /proc/stats não vem por padrão no formato que o mrtg entende:
    Código :
    valor_1
    valor_2
    uptime

    Você pode fazer um cronjob prá gerar o arquivo de texto desse formato baseado no /proc/stats de 5 em 5 minutos; e fazer também todos os calculos doidos prá o resultado sair em % no mrtg (a principio deve sair em milhoes de operações por segundo ou em segundos de operação, sei lá).
    Daí no .cfg do mrtg, no lugar que ele faz o query ao servidor snmp, você coloca
    Código :
    `cat arquivo`

    ---ou---

    net-snmp.sf.net, compilar (ou instalar o pacote pré-compilado que não é lá difícil de achar) e poder monitorar espaço livre nas partições, memória livre e também o uso de CPU. Tudo num cfgmaker public@localhost do mrtg. Bem mais fácil e completo, né?
    O net-snmp vai fazer do servidor linux também um servidor snmp tornando disponíveis essas opções de monitoramento, bem como algumas outras de acordo com o .conf de snmp-vars dele. O MRTG só vai fazer o query (consulta) SNMP e transformar em gráficos.

    Espero ter ajudado.