+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    Olá!!!
    Esse é meu primeiro post + acompanho vcs a tempos, e antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo pelo conteudo do melhor forum linux na lingua portuguesa.
    Bom...
    Estou com um problema meio sério:
    Tenho um vasto conhecimento wiriless, redes e etc..., mas pouco conhecimentos sobre linux e provedores de internet.
    Me deparei com a seguinte situação; Montar um provedor wireless para cerca de 200 clientes externos e + uns 60 q ficariam dentro da rede interna provavelmente compartilhado o mesmo Server.
    Dai a questão, sobre o interno da impresa blz, dou um jeito, agora oque fazer para atender esses clientes externamente? Qual aspecto burocrático presciso infrentar? Quais equipamentos usar? E principalmente, oque faço no servidor? Q tipo de serviços rodar nele? Ou compro um Software proto tipo o MICROTIK e ou companhia ltda.?

    Gente, desculpe logo de imediato a gama de perguntas e a enxição de saco + c existir alguém q pode ajudar, se q esses estão aqui.

    Desde ja muito grato, abraços e até +!!!

  2. #2

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    Bom primeiro já sugiram alguns posts sobre isso de uma olhada que irá encontrar mais informações, fora isso vou responder o que sei:

    Para atender alguem externamente vai precisar de antenas, e acess pints, como entende bem sabe o que precisa usar para conectar 2 pontos distintos.

    Burocratico vai precisar uma licença SCM ( 9000 reais), precisa tb de uma assinatura de um engenheiro, mas o registro dele como responsavel, segundo o nataniel disse em outro topico é entre 3 e 4 mil reais por mes, vai precisar de equipamentos homologados e tambem precisa de licença para cada radio base sua ( não sei o prçeo exato)

    Quanto aos serviços vai depender do que vai querer rodar nos ervidor, mas no minimo vai precisar de uns 3 servidores pra atender tranquilo seus clientes ( 1 firewall, 1 servidor de e-mail, e 1 servidor que recebe o sinal das estações) sendo que pode controlar os clientes com ppoe e freeradius.

    Quanto a software o pessoal tem falado bem do linux AP so que nao sei qual é o melhor.

    Bom que eu sei é isso.

    falows

  3. #3
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    Blz Rui, Obrigado pelas dicas.
    + minhas principais cuvidsa realmente são quanto ao servidor.
    Não irei prescisar de um servidor de e-mail, apenas um Servidor para compartilhar a conexão com os usuarios. Creio que usando 2 placas de rede posso distribuir a internet internamente em uma e externamente pela outra, agora naum entendo sobre controle por mac, divisão de banda e servidores dns.
    Oque fazer nesse quesito?
    Obrigado e até +!!!

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    Citação Postado originalmente por dudubaca
    Blz Rui, Obrigado pelas dicas.
    + minhas principais cuvidsa realmente são quanto ao servidor.
    Não irei prescisar de um servidor de e-mail, apenas um Servidor para compartilhar a conexão com os usuarios. Creio que usando 2 placas de rede posso distribuir a internet internamente em uma e externamente pela outra, agora naum entendo sobre controle por mac, divisão de banda e servidores dns.
    Oque fazer nesse quesito?
    Obrigado e até +!!!
    1 - Usando 2, ou mais, placas separa as redes sim.
    2 - Controle de mac seria atraves do iptables, no forum tem bastante material a respeito e também na seção de artigos.
    3 - controle de banda, vc encontra nos foruns daqui, seção de artigos e under-linux.org/bandlimit
    4 - DNS tb encontra nos foruns e na seção de artigos como configurar.

    Para fazer essa rede com apenas 1 servidor pode até não ficar 10, mas é possível fazer sem problemas.

  5. #5

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Burocratico vai precisar uma licença SCM ( 9000 reais), precisa tb de uma assinatura de um engenheiro, mas o registro dele como responsavel, segundo o nataniel disse em outro topico é entre 3 e 4 mil reais por mes, vai precisar de equipamentos homologados e tambem precisa de licença para cada radio base sua ( não sei o prçeo exato)
    Cada estação rádio base custa R$ 1.473,00 para registrar e 50% disso anualmente com emissão em 31/12 do ano anterior e vencimento em 31/03 do ano seguinte. Se registrar agora para a taxa de registro e só paga os 50% ano que vem em março.


  6. #6
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    blz amigos...
    As coisas estão clereando para mim.
    Agora posso usar esses recursos de controle de banda, iptables e dns em uma distro simples como o ubuntu???

  7. #7
    Bronius
    Visitante

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    Entra na www.midasdobrasil.com.br financiado pelo governo da India e acaba seus problemas, via radio , telefone + internet 70k , acho que dah pro gasto!!!!!!!!! 6)

  8. #8
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Soluções para ISP Wireless???

    então bronius....
    Pelo que vi essa midas oferesse soluções de grande porte e tb grandes investimentos oque não seria meu caso.
    Gostaria de construir algo simples, com um server apenas provendo proxy, controle de usuarios e irrelevantes meios apenas para as estações navegarem na web.
    Oque posso fazer???