+ Responder ao Tópico



  1. #1
    onroad
    Visitante

    Padrão Rede Segura

    Pessoal,

    Estou montando uma rede para acesso internet em um predio com 60 pontos independentes, estou instalando um servidor mandriva e vou configura-lo para usar IpSec, amarração mac/ip, autenticação de usuarios e controle de banda, minha preocupação é a seguinte: Como todos os pontos estarão no mesmo meio fisico 2 usuarios quaisquer poderiam alterar a configuração de rede das suas maquinas ignorando o servidor e criando sua propria rede peer to peer, com isso eles poderiam trocar grande quantidade de dados tornando minha rede lenta e prejudicando os demais usuarios.
    Alguem tem alguma dica???????

    Um Abraço,

  2. #2

    Padrão Rede Segura

    Troca de dados internamente soh iria te atrapalhar se o trafego realmente for muito grande, caso contrario não vai mudar nada

  3. #3
    onroad
    Visitante

    Padrão Rede Segura

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Troca de dados internamente soh iria te atrapalhar se o trafego realmente for muito grande, caso contrario não vai mudar nada
    Nessa rede terei alguns usuarios que trabalham com edição de video, eles poderiam começar a compartilhar conteudos com outros e isso poderia gerar uma lentidão temporaria.
    Isso sem contar com copia de DVD e mp3 pela rede.
    Não quero arriscar a ter um monte de chamados quando isso ocorrer.

  4. #4

    Padrão Rede Segura

    como a troca eh interna nao tem uma "conversa" com o servidor, então se alguem reclamar de problemas de lentidao internamente manda catar coquinho :P

  5. #5

    Padrão Rede Segura

    Amigo,
    Já que você vai usar o mesmo meio Físico se for cabo ‘UTP’, você pode usar um Switch Gerenciável com isso você cria Vlan para cada determinado tipo trafego de rede ou até mesmo fazendo QOS

    Abraços

  6. #6
    onroad
    Visitante

    Padrão Rede Segura

    Citação Postado originalmente por adilson_Santos
    Amigo,
    Já que você vai usar o mesmo meio Físico se for cabo ‘UTP’, você pode usar um Switch Gerenciável com isso você cria Vlan para cada determinado tipo trafego de rede ou até mesmo fazendo QOS

    Abraços
    Pensei nisso, porém, a tubulação do predio é estreita e estou tendo que segmentar a rede em pontos de distribuição, iria necessitar de um Switch Gerenciável em cada ponto deste o que iria inviabilizar o projeto economicamente.
    Mesmo se fosse centralizado teria que ter tres ou mais Switch's Gerenciáveis, por serem 60 pontos independentes também inviabilizando o projeto economicamente.

    Um Abraço,

  7. #7
    onroad
    Visitante

    Padrão Rede Segura

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    como a troca eh interna nao tem uma "conversa" com o servidor, então se alguem reclamar de problemas de lentidao internamente manda catar coquinho :P
    Minha preocupação não é com a troca interna
    A rede esta sendo segmentada por dificuldades na infra do predio e pode ocorrer de dois usuarios de pontos distantes da rede iniciarem uma troca longa, gerando trafego alto, isso com certeza iria gerar lentidão para os outros usuarios no acesso ao servidor.

    Um Abraço,

  8. #8
    onroad
    Visitante

    Padrão Rede Segura

    Pessoal,

    Após a implentação deste predio, terei que implentar uma solução parecida em um condominio de casas residenciais.
    Lá também terei um unico meio fisico (Cabo de rede blindado fixado nos postes) com pontos de distribuição em cada poste.
    Estou estudando a melhor implementação fisica, mas como certeza em algum momento terei compartilhamento do meio.
    Não quero encarecer o projeto optando por DSLAM (xDSL) ou CMTS (Cable Modem).
    Então a solução de segurança que eu adotar no predio será também usada neste condominio.

    Um Abraço,