+ Responder ao Tópico



  1. #1
    luner
    Visitante

    Padrão alinhamento de antenas

    amigos



    qale a mehlor formapara fazer um alinhamento , quais os instrumentos que vcs utilizam , claro o modo mais efetivo e mais barato ....

  2. #2

    Padrão alinhamento de antenas

    Eu, primeiramente uso o olhometro, dpois na maquina do cliente utilizo o bom e velho ping.
    Mas dpende muito de qual o equipamento vc esta alinhando.
    Se for antena com placa pci vc instala o soft da placa e vai medindo o sinal por ele, dpois pinga a base pra ver se esta tudo ok.

    Em linux tem o awmu.

  3. #3
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão alinhamento de antenas

    e ainda tem a opcao do GPS...

  4. #4
    Herlon
    Visitante

    Padrão alinhamento de antenas

    Tudo depende da distancia, em cliente o olhometro resolve.

    Em enalces com distancias superiores a 6 Km uma bussola ja ajuda bastante.

    Acima de 10 Km , o GPS já seria uma excelente ferramenta, aliada a um altimetro e bussola.

    Se alguem já fez visadas acima de 35 Km, poderia postar ai para nós pois a dificuldade deve ser tremenda, pois qualquer alteração em um dos lados muda muito.

  5. #5

    Padrão alinhamento de antenas

    Os colegas q comentaram sobre o uso de GPS no alinhamento de antenas, ja fizeram o teste?
    Pergunto, pq eu nunca consegui o melhor usando o GPS, ou seja se eu deixar a antena na posiçao exata q esta no GPS, o sinal fica sempre inferior ao sinal onde eu obtenho com o netstumbler.
    Amigo, aqui eu faço o seguinte:
    1 - ligo o notebook com ping. direto na antena.
    2 - direciono a antena mais ou menos no rumo.
    3 - com o uso do netstumbler vou posicionando a antena até achar o melhor sinal.
    4 - Ta pronto agora é só conectar o cabo q vai para a bridge ou para a placa pci, configurar tudo e receber o din din.
    Amigo, se vc nao tem um GPS, nao precisa gastar dinheiro comprando um, a nao ser q vc tenha q fazer levantamento da area para repetidores,etc...., se for só para clientes, ou pequenos links, um bom binoclo resolve o problema.
    O q adianta um GPS se com um bom binoclos vc nao tem visada?
    Entao a receita é vc ficar brincando com a antena até achar o melhor sinal e pegegar um belo bronze no sol.. :good:
    Valeu!

  6. #6
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão alinhamento de antenas

    bom, sempre alinhei usando gps e sempre obtive resultados otimos... de repente o teu gps está com algum problema ou você não está utilizando de maneira correta.

  7. #7

    Padrão alinhamento de antenas

    luner,

    Alinhamentos:

    1) APONTAMENTO HORIZONTAL

    Marcação de pontos com GPS;
    Indicação de marcação com bússula.

    2) APONTAMENTO VERTICAL

    Marcação de azimute (angulo de inclinacao) pelo calcula da altura dos pontos (um agrimesor ou engenheiro civil faz rapidinho);
    Indicação de marcação usando a base da torre.

    3) TESTE DE CAMPO

    Deixe uma das pontas do enlace em modo AP e na outra ponta ligue um notebook com cartão Orinoco e veja o sinal pelo Client da Orinoco. Faça o ajuste fino regulando uma antena por vez nas duas extremidades. Um SNR razoavel é de pelo menos 22 dB e um signail razoavel é de -77 dB.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão alinhamento de antenas

    pessoal lembrem que o gps tem uma porcentagem de erro depende do dia ele ta ate 20 metros

  9. #9

    Padrão alinhamento de antenas

    Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    bom, sempre alinhei usando gps e sempre obtive resultados otimos... de repente o teu gps está com algum problema ou você não está utilizando de maneira correta.
    Amigo, o GPS é veinho mas ainda funciona!
    oq eu quiz dizer é oq o Nataniel disse, e tbem o Bruno!
    Apontamento bom mesmo é procurando o melhor sinal e menor interferencia(SNR) e para obter isso, só se consegue, brincando com a antena!
    Mesmo assim, vou dar uma aferida no meu GPS, la na AFA!
    Valeu!

  10. #10

    Padrão alinhamento de antenas

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    bom, sempre alinhei usando gps e sempre obtive resultados otimos... de repente o teu gps está com algum problema ou você não está utilizando de maneira correta.
    Amigo, o GPS é veinho mas ainda funciona!
    oq eu quiz dizer é oq o Nataniel disse, e tbem o Bruno!
    Apontamento bom mesmo é procurando o melhor sinal e menor interferencia(SNR) e para obter isso, só se consegue, brincando com a antena!
    Mesmo assim, vou dar uma aferida no meu GPS, la na AFA!
    Valeu!
    Francinei,

    Qualquer GPS popular têm de 3 a 12 metros de erro. Em um enlace via rádio o GPS apenas serve para dizer a direção aproximada do ponto remoto, mais nada... Se você quer um posicionamento 100% confiável contrate um Agrimensor que ele fará as medidas dos dois pontos pra ti, imagino eu, que por um preço amigável.

  11. #11
    Visitante

    Padrão alinhamento de antenas

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    bom, sempre alinhei usando gps e sempre obtive resultados otimos... de repente o teu gps está com algum problema ou você não está utilizando de maneira correta.
    Amigo, o GPS é veinho mas ainda funciona!
    oq eu quiz dizer é oq o Nataniel disse, e tbem o Bruno!
    Apontamento bom mesmo é procurando o melhor sinal e menor interferencia(SNR) e para obter isso, só se consegue, brincando com a antena!
    Mesmo assim, vou dar uma aferida no meu GPS, la na AFA!
    Valeu!
    Francinei,

    Qualquer GPS popular têm de 3 a 12 metros de erro. Em um enlace via rádio o GPS apenas serve para dizer a direção aproximada do ponto remoto, mais nada... Se você quer um posicionamento 100% confiável contrate um Agrimensor que ele fará as medidas dos dois pontos pra ti, imagino eu, que por um preço amigável.

    Nataniel, oq vc diz é exatamente minha opiniao, eu uso GPS para outras coisas, menos para lainhamento de antena.
    Nao sou eu q estou querendo usar GPS para alinhamento nao!

  12. #12
    werber
    Visitante

    Padrão alinhamento de antenas

    Bem eu fechei um link de 36 Km, na seguinte especificacao, 24 Km <-> Repetidora <-> 12Km Ponto Final, para marcar o enlace de 24 KM, que não tem como enxergar com Binoculo, faz se uma triangulação de sinal pelo GPS, depois joga a altitude dos 2 pontos no CAD, e calcula o grau que vc tera que girar a antena, (usar u nivel), foi de primeira.. (isso apos tentar varios metodos)... outra para distancias menores é colocar em Modo AP com antena omni, e na outra ponta ficar varrendo o sinal (tristeza)

  13. #13