+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O SUPER SISTEMA

    Ola pra todos sou novo aqui e to saturado de tanta informação truncada vejam a minha realidade.

    Em um provedor de net via radio temos um servidor onde o Fedora 4 esta trabalhando legal. E temos uma torre principal que alimenta mais 9 torres da seguinte forma. Os ptp estao com Wl 3300 e ovislink e nas torres estão Senao com omini de 15dBi blz. A torre 1 tem o ptp com ovis link e quando o trafego aumento eles travam, a soluçao para isso é wl 3300 ou senao. Mas quando o senao AP começa a enforcar por causa da quantidade de usuario + de 80 a soluçao é Ap 2000. Certo mas podemos outras solucoes para o ptp que pode ser o Kodama ou o Ovis link WL5460 que suporta legal e o Kodama da um reboot sozinho na hora que prescisa.
    Porem temos mais eventos em uma rede tipo assim quando o link sai do servidor rumo as torres ele passa em um Switch da 3com com 24 portas congerenciamento ele encaminha as informações de acordo com a rota mas e quando a unica rota e manter o a rede dos clientes e a rede dos radios ficar se comunicando com o Servidor pra que um Switch ???
    Tipo assim eu jogo o link em um Hub e o link vai pra todas as portas e em cada saida do Hub tem um cabo de rede que joga a comunicação pra os nove Ptp onde o objetivo é somente fazer a rede dos radio e a dos clintes em um enlace só. Deixo este topico ai e espero que vc s me desculpem se falei besteira e se alguém tiver um dica coloque ai que vou receber de muito bom grado.

    E viva a livre informação............

  2. #2

    Padrão O SUPER SISTEMA

    Cara, como os rádios trabalham como BRIDGE, se você colocar todos os rádios num hub, ou num switch sem VLAN, os clientes de um rádio vão poder enchergar os clientes de outrs rádios (ai não vai adiantar muito a função ISOLATE dos APs).

  3. #3

    Padrão solução

    Como posso fazer pra resolver isso????

  4. #4

    Padrão O SUPER SISTEMA

    Usando um switch com VLAN (maneira mais correta e segura), ou fazendo uma configuração de rede que não permita que os clientes de um AP se comuniquem com os clientes de outro, e ficar torcendo pra que um cliente engraçadinho não tente ficar trocando os IPs...

    Com VLAN é melhor pq você poderia fazer mais ou menos assim: Na porta 1 do switch, você ligaria o rádio que faz o backbone com seu servidor. Na porta 2, você ligaria um dos APs, e no switch gerenciável, você definiria que a porta 2 só se comunicará com a porta 1. O mesmo você fará com as demasi portas. Ai o que vai acontecer é que cada AP vai apenas se comunicar com o Backbone, e não com os outros APs.

  5. #5

    Padrão O SUPER SISTEMA

    Pelo que li, vc esta com dois problemas.

    O primeiro e que os clientes que os radios estao conectados no hub se encherga. para resolver isso vc pode colocara os clientes de cada radios em ranger diferente e subir interfaces virtuais no servidor para eles.

    e o segundo são os ptp que estao sobrecarregados.. vc pode ver a possibilidade de colocar linux ap no ponto pricipal e fazer ptp em 5.8 ou investir em radios que trabalhe em 5,8 para os ptp.