Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    shinzo
    Visitante

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Sempre tive essa dúvida. Já usei o google e não achei a resposta. Se alguém souber, me diz ai. Fiquei interessado nisso, quando conheci o projeto LUA, linguagem feita por brazucas.

  2. #2

    Padrão Como criar linguagem de programação

    I rapaz. Contruir uma linguagem nao eh nada facil.
    Aprendemos a fazer isso na faculdade.
    Vais precisar ter conhecimento sobre pilhas, tokens, filas...
    Tem um programa que ajuda vc a fazer o inicio.

  3. #3
    shinzo
    Visitante

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Isso no curso de Ciências da Computação ?

  4. #4

    Padrão Como criar linguagem de programação

    sim, em ciencias da computacao.
    Primeiro vc devera dominar uma linguagem. Com essa linguegem voce contruira se compilador.

  5. #5

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Meh... axo que to precisando treinar mais digitacao!
    h\UHUhauHAU

  6. #6
    shinzo
    Visitante

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Interessante. Esquema é continuar estudando C e Phyton.

  7. #7
    eyglys
    Visitante

    Padrão caminho das pedras

    Citação Postado originalmente por shinzo
    Isso no curso de Ciências da Computação ?
    Faço Eng. de computação, e tenho uma noção sobre onde vc poderia começar a fazer sua linguagem de programação.

    1º passo: Estruturas básicas: Pilhas, filas, árvores, grafos, etc ... (Vc pode achar conteúdo sobre isso, com o título: Estrutura de dados)

    2º passo: Lógica aplicada a computação: Esse é o título sobre as apostilas que vc pode ir pesquisando (apenas depois de ter concluido ou estar estudando o 1º passo). Esse assunto irá dar muita ênfase sobre as linguagens formais, suas sintaxes, semânticas, computabilidade, etc. Esse segundo passo é EXTREMAMENTE importante, principalmente para construir um compilador descente.

    3º passo: Programar bastante: Esse com certeza é o passo mais importante, não basta apenas estar muito bem nos passos anteriores, vc precisará dominar bastante a linguagem que o seu compilador será feito (recomendo uma linguagem compilada, como C/C++).[/b]

  8. #8

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Mas pilhas, filas etc. não é construção de uma nova linguagem, é apenas lógica de programação, estrutura de dados..Eu aprendi isso na faculdade com linguagens já existentes, normalmente Pascal. Que eu saiba faculdade não ensina criar linguagem, ensina criar programas.

  9. #9
    eyglys
    Visitante

    Padrão lamento...

    Citação Postado originalmente por natascha
    Mas pilhas, filas etc. não é construção de uma nova linguagem, é apenas lógica de programação, estrutura de dados..Eu aprendi isso na faculdade com linguagens já existentes, normalmente Pascal. Que eu saiba faculdade não ensina criar linguagem, ensina criar programas.
    Natascha, pilhas, filas, árvores realmente são estruturas SIMPLES de dados, mas para construir qualquer programa (um compilador é um programa) vc precisa saber utilizar essas estruturas.

    Sobre ensinar a fazer uma linguagem, infelizmente devo lhe falar que cursos de nível superior ensinam a construir linguagens de alto nível.

  10. #10

    Padrão Re: lamento...

    Citação Postado originalmente por eyglys
    Natascha, pilhas, filas, árvores realmente são estruturas SIMPLES de dados, mas para construir qualquer programa (um compilador é um programa) vc precisa saber utilizar essas estruturas.

    Sobre ensinar a fazer uma linguagem, infelizmente devo lhe falar que cursos de nível superior ensinam a construir linguagens de alto nível.

    Sou programadora, sei tudo isso. Acontece que na minha opinião há uma confusão aqui.....as faculdades ensinam a criar sistemas, programas, nunca ouvi falar de curso que ensina a criar linguagem, se aprende é a programar com as já existentes. Por exemplo, quando eu fiz faculdade, aprendi Pascal, C, Html, Asp, que são linguagens já criadas, ninguem me ensinou a criar uma nova, mas sim a utilizá-las.

  11. #11

    Padrão Como criar linguagem de programação

    existem cursos que ensinam criar "linguagens" sim, no curso de engenharia da minha faculade eles tem uma matéria chamada compiladores, onde eles tem que desenvolver um compilador novo, jah eh um belo começo para se criar a linguagem :P

  12. #12

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    existem cursos que ensinam criar "linguagens" sim, no curso de engenharia da minha faculade eles tem uma matéria chamada compiladores, onde eles tem que desenvolver um compilador novo, jah eh um belo começo para se criar a linguagem :P
    Correto Ice!

    Tudo que foi informado antes, como a Natascha disse, são estruturas, são formas de se tratar dados. E estas podem ser escritas em qualquer linguagem.

    Para que vc possa criar uma nova linguagem, vc precisa conhecer bem uma linguagem, de preferência baixo nível, que se possa comunicar diretamente com o hardware (Assembly por exemplo), para você construir o compilador, ou interpretador, como for de sua preferência. Se não souber o que estou falando precisará estudar mais um pouco, mas se está aqui acredito que saiba.

    Se vc for construir um interpretador, acredito que consiguirá fazer com a maioria das linguagens, pois ele somente terá que ler um arquivo e executar seus comandos de acordo com os códigos descritos neste arquivo.

    Agora para você fazer um compilador, é mais complexo, precisará de conhecimente de nivel baixo, para poder trabalhar com hardware (não sei se é possível fazer isto, sem este conhecimento, me corrijam pessoal de Ciencias da Computação), ele vai ler um arquivo com a sua linguagem e a partir dele gerará um executável que possue código de máquina (simplificando o processo, estude sobre compilação que tem outros passos).

  13. #13

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Citação Postado originalmente por edmafer
    Correto Ice!

    Tudo que foi informado antes, como a Natascha disse, são estruturas, são formas de se tratar dados. E estas podem ser escritas em qualquer linguagem.

    Para que vc possa criar uma nova linguagem, vc precisa conhecer bem uma linguagem, de preferência baixo nível, que se possa comunicar diretamente com o hardware (Assembly por exemplo), para você construir o compilador, ou interpretador, como for de sua preferência. Se não souber o que estou falando precisará estudar mais um pouco, mas se está aqui acredito que saiba.

    Se vc for construir um interpretador, acredito que consiguirá fazer com a maioria das linguagens, pois ele somente terá que ler um arquivo e executar seus comandos de acordo com os códigos descritos neste arquivo.

    Agora para você fazer um compilador, é mais complexo, precisará de conhecimente de nivel baixo, para poder trabalhar com hardware (não sei se é possível fazer isto, sem este conhecimento, me corrijam pessoal de Ciencias da Computação), ele vai ler um arquivo com a sua linguagem e a partir dele gerará um executável que possue código de máquina (simplificando o processo, estude sobre compilação que tem outros passos).

    Ah ok. Agora compreendi, é que em Ciência da Computação, Analise de Sistemas e Sistemas de Informação, isso não é ensinado, aprende-se apenas as linguagens de alto nível. Acredito que apenas em Engenharia da Computação.

  14. #14

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Citação Postado originalmente por natascha
    Ah ok. Agora compreendi, é que em Ciência da Computação, Analise de Sistemas e Sistemas de Informação, isso não é ensinado, aprende-se apenas as linguagens de alto nível. Acredito que apenas em Engenharia da Computação.
    Natasha, eu acho que isto muda de acordo com a instituição. Aqui na minha cidade (Maringá-Pr) na UEM, no curso de Ciencias da Computação, eles possuem a matéria compiladores.

  15. #15

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Aqui no Rio Grande do Sul na UFSM tb tem a materia compiladores...

  16. #16
    fabricio_
    Visitante

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Ciencias da Computacao FEI - Compiladores!

  17. #17

    Padrão Como criar linguagem de programação

    no meu curso de Eng. da Computação eu tenho uma matéria "Tópicos de Computação I" onde basicamente é a matéria de compiladores.... tem muita, massss muita teoria por trás da criação de uma linguagem...

    coisas do tipo: Alfabeto, Linguagem e Gramática , Análie Léxica, Autômatos com Pilha, Análise Sintática, Máquinas de Turing, etc....

  18. #18
    maurelius
    Visitante

    Padrão Linguagem de Baixo Nível

    NATASHA,


    Fiz Analise de Sistema, e no meu curso na matéria de Organização e Arquitetura de Computadores, tive aulas de linguagem de BAIXO NÍVEL (Assembly). O Edson foi CAMPEÃO!!! Para quem quer criar uma linguagem própria, tem que, antes ou depois de conhecer qualquer estrutura, conhecer uma linguagem de BAIXO NÍVEL, q na minha opinião é fácil, mas HIPER-TRABALHOSA, e pouco prática.

    Agora, a pessoa tem saber se vale a pena, e qual a real finalidade, para ingressar nessa, senão é perder tempo.

    FUI!!

  19. #19

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Eu tive matéria de compiladores, mas nenhuma matéria ensinava linguagem de baixo nível e nem a criar linguagem..fiz Fatec.

    e aqui na minha cidade, nas outras faculdade tbm não ensinam a criar linguagem...conheço pessoas de outros faculdades e nunca ouvi falar que ensinasse...bom...deve variar então....eu só usei linguagens já existentes...

    algum de vcs chegaram a criar alguma linguagem?

  20. #20

    Padrão Como criar linguagem de programação

    Valeu Maurelius!

    Eu curso Sistemas de Informação no Cesumar, então só vejo linguagens mais comerciais, e básico de C em Estrutura de dados.

    O pouco que sei aprendi pela curiosidade.