+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Opa, jah que o Star-OS tem o seu próprio Fórum, agora o Mikrotik tbem, heheheh...

    Tem se falado muito aqui mesmo na Underlinux a respeito de se fazer LoadBalance num servidor Linux, mas até hoje houveram poucos (se naum nenhum) caso de sucesso, usando distros como Mandrake, Conectiva, Fedora Core, e por aeh...

    Com a ajuda do Tiago Matias, frequentador deste Fórum tbem, consegui implementar um LoadBalance interessante, com algumas ressalvas, é claro, pois mesmo assim tive que direcionar o tráfego do MSN e dos bancos (principais) para que utilizassem apenas um link... O próprio Tiago que me passou algumas regras do Firewall para fazer isso... E funcionou, pois o MSN naum cai mais, e os bancos tbem estão funcionando muito bem....

    Se mais alguém conseguiu fazer funcionar assim, postem aqui as regras do firewall para "forçar" o uso de um link especificamente... Se alguém conseguiu fazer funcionar o LoadBalance sem essas regras, postem também, ok???

    Sempre fui fã do Star-OS, mas vejo q o Mikrotik é uma solução muito boa tbem... Agora soh falta colocar a campo para ver como o bixo se comporta...

  2. #2
    caquino
    Visitante

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Ola, load balance que você chama nesse caso é o multipath routing? utilizando o mikrotik cheguei a ter 4 adsls ligados numa maquina sem nenhum problema e sem necessitar nenhuma regra adicional de firewall.

  3. #3

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Sim, é o Equal Cost Multipath Routing... Mas vc naum teve problemas com quedas do MSN e acesso a sites de bancos???

  4. #4

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Opa, jah que o Star-OS tem o seu próprio Fórum, agora o Mikrotik tbem, heheheh...

    Tem se falado muito aqui mesmo na Underlinux a respeito de se fazer LoadBalance num servidor Linux, mas até hoje houveram poucos (se naum nenhum) caso de sucesso, usando distros como Mandrake, Conectiva, Fedora Core, e por aeh...

    Com a ajuda do Tiago Matias, frequentador deste Fórum tbem, consegui implementar um LoadBalance interessante, com algumas ressalvas, é claro, pois mesmo assim tive que direcionar o tráfego do MSN e dos bancos (principais) para que utilizassem apenas um link... O próprio Tiago que me passou algumas regras do Firewall para fazer isso... E funcionou, pois o MSN naum cai mais, e os bancos tbem estão funcionando muito bem....

    Se mais alguém conseguiu fazer funcionar assim, postem aqui as regras do firewall para "forçar" o uso de um link especificamente... Se alguém conseguiu fazer funcionar o LoadBalance sem essas regras, postem também, ok???

    Sempre fui fã do Star-OS, mas vejo q o Mikrotik é uma solução muito boa tbem... Agora soh falta colocar a campo para ver como o bixo se comporta...
    _AGM_

    Leia meu tutorial no WiKi que trata disso. Funciona sim com Linux e não cai MSN nem bancos... O que você está esquecendo é que, muitas vezes, na divisão do link o servidor tende a gerenciar a divisão por pacotes, o que não é interessante. Por isso o ideal é que ela seja gerenciada por conexão usando o CONNMARK.

    Estou reescrevendo meu tutorial (que já funciona da maneira como está) para utilizar o CONNMARK e também fazer regras de QoS mais eficientes com HTB/CBQ dirigindo o tráfego entre os links.

    PS.: No Microtik já existe a possibilidade de roteamento de mais de um link sem outros softwares?

  5. #5
    caquino
    Visitante

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Nunca tive problemas, com queda de bancos e MSN.
    Se é apenas para "balancear" dois links não vejo pq utilizar algo alem do multipah routing, funciona perfeitamente.

  6. #6

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    _AGM_ quis dizer que de algumas formas que o mt ensina a fazer o load tem sim problemas coo programas de p2p que precisa estabelecer uma conexao com a outra ponta para conectar, e com algumas forma que ele tem as vezes o mt muda o seu ip e as conexoes como MSN, etc cai pq o ip de conexao mudou e por medida de seguranca do proprio msn e acha que vc conectou de outra maquina, por o motivo de cair... A parte de banco acontece com mais frequencia em cima do Bradesco, que quando vc acessa ele vc esta com um ip e ele registra isso no site deles, e quando vc continua usando o gerenciador do banco d novo muda seu ip automaticamente e o banco tmb por medidas de seguranca derruba sua conexao e diz para vc contatar um administrador etc.....
    Sim funciona sim perfeito o load dele feito em cima do poly route ou fail over, mas usando em pequenas redes mas para grandes provedores que tem X e Y clientes n pode ocorrer isso.
    Espero que tenha explicado o acontecido.
    qualquer pronunciado vai ser muito bem vindo.

  7. #7

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Ha sim esqueci de mencionar, a melhor forma que achei de usar ele ate o momento 'e usando as tabelas de roteamento que tem em router.
    estou estudando em cima disso dia e noite, quando terminar minhas conclusoes posto aqui.

  8. #8

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Entaum, Tiago... A única coisa que eu fiz foi colocar 3 placas de rede no MT: uma onde os clientes se conectam, e 2 para links... Coloquei apenas 2 gateways (um para cada link) e apliquei aquelas regras q vc me passou por MSN... Depois dessas regras, o MSN naum caía mais...

    Prá ficar melhor, o MT poderia ter a opção de filtrar os pacotes do MSN, assim como ele faz com os P2P, ou o MSN está incluído nos protocolos P2P???

    Falows...

  9. #9

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Entaum, Tiago... A única coisa que eu fiz foi colocar 3 placas de rede no MT: uma onde os clientes se conectam, e 2 para links... Coloquei apenas 2 gateways (um para cada link) e apliquei aquelas regras q vc me passou por MSN... Depois dessas regras, o MSN naum caía mais...
    Que regras são essas recebidas pelo MSN? Você poderia compartilhar conosco? Estou precisando muito disso.

    A propósito, é possível fazer isso com 2 links diferentes? Tipo um Frame e outro ADSL?

  10. #10

    Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

    Bom, quanto às regras, passo a bola pro Tiago, pois foi ele q me passou em particular, e acho que caberia à ele a decisão de postá-las aqui ou não... Eu postaria sem problema algum...

    Quanto a fazer o balanceamento com um link dedicado e um ADSL, creio que naum deve ter problema algum... Inlcusive, você pode estipular "pesos" para os links... Por exemplo, se o seu ADSL é de 1 mega e o frame relay de 2 megas, é soh adicionar 1 vez o gateway do ADSL e 2 vezes o do Frame Relay, que de cada 3 requisições, duas ele mandará para o Frame Relay e uma para o ADSL... Corrijam-me se estiver errado, ok???

    ...

  11. #11

  12. #12
    broilo
    Visitante

    Padrão Re: Regras

    Citação Postado originalmente por eduroges
    Alguem poderia postar as regras?
    Buenas.. algo simples de se fazer:

    LAN (eth0: 192.168.0.1) -> SEUS CLIENTES
    WAN (eth1: 192.168.1.1) -> SWITCH + MODENS DSLx, ou qq outro tipo de LINK

    MODEM DSL1= 192.168.1.2
    MODEM DSL2= 192.168.1.3
    ...

    /ip route add gateway 192.168.1.2,192.168.1.3

    E logicamente fazer um NAT nessa interface.. é algo simples e fácil de se fazer.. para dividir carga caso seja um link 1Mb e outro 2Mb... so repetir o IP 2 vezes do 2Mb para poder equalizar.

    *Pode-se usar Policy Routes.. que fica mais interessante (inclusive quando vai se tratar do P2P)! Pois voce pode marcar os pacotes (todos exceto P2P), deixa uma rota default.. e outras rotas para os pacotes marcados.. aí o P2P vai somente por 1 Link (default) e o resto voce faz load balance!

    *quanto maior o refino de suas regras e politicas.. mais complicado vai ficar pra montar.. mais nada que uma folha A3 e um lápis não resolvam*

    Abraços

    Rodrigo

  13. #13

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    amigos, sou novo no mikrotik, e estou passando por problemas aqui em nossa escola, pois não consegi configurar o web proxy junto com o load balance. tenho 2 links com ip válido (em empresas diferentes), 3 placas de rede, LAN, WAN1 e WAN2, consigo por as rotas e fazer alguma coisa, mas quanto tento o proxy ele não funciona!!! agradeço qualquer ajuda

  14. #14

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    http://www.mikrotik.com/docs/ros/2.9/ip/route

    da um olhada neste link do site do mikrotik

  15. #15

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    Olá Tiago Matias,
    Vejo que você está dando muitas dicas para que o MK funcione legal, mesmo que ninguem lhe pague por isto.
    Andei pesquisando sobre o LinuxAP, e acabei lhe indicando para um cliente que necessitava de dicas a respeito de configurações e funcionamento do MK. eles cumpriram a risca o que você pré-determinou (R$$$$$$ depositados em sua conta), mas infelizmente até o momento eles ainda não estão com o sistema funcionando como você disse que estaria, dentro das particularidades que você já conhece.
    Agradeceria muito se você pudesse dar uma atenção especial a este caso, pois lhe indiquei, devido as pesquisas que fiz, mas até o momento eles não estão com o sistema funcionando adequadamente, como você disse que estaria.
    Solicito encarecidamente que tenha uma atitude um pouco mas profissional com aquilo que foi acordado, pois, da parte deles tudo foi rigorosamente comprido, em contra partida até o momento eles não estão com p MK funcionando, solicito um empenho teu para solucionar o problema.

    P.S: Caso não saiba estou falando de MT-Cáceres.

  16. #16

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    Desculpe a demora amigo, mas n estou recendo as mensagens de pots que ja participei n sei o motivo....
    mas deixa eu te explicar vc deve estar falando do pessoal da VSP, estou ja com o pessoal resolvendo o problemas deles, mas fico aqui na net o tempo inteiro, ja que n posso ficar procurando os clientes pergutando se eles estao com problemas ou n, por isso verifique com ees se estao com problemas ainda e qual o problema e entre em contato comgio,

    Fixo: 069 3535 3583
    Celular 069 8411 3317

    Pode ter certeza que resolveremos os problemas caso haja.

    Abracos

  17. #17

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    hola!!
    acho importante comentar este tipo coisa que acontece.. quando comecei a trabalhar com Mikrotik pedi ajuda tambem me comprementendo com a remuneracao do trabalho, mas de acordo com minha necessidade fui estudando e principalmente os amigos deste forum dando aquela força que se não fosse esses amigos! estaria comprando ainda equipamentos da Proxim!!!! bom mas eh isso...se todos nos se ajudarmos chegaremos lah!!! a perfeição falow

  18. #18

    Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

    tem alguma seçao pra cobranças? pq se existir aki nao eh o lugar neh.. kda um com seu problema.. jah vi esses tipo de reclamaçoes em varios outros posts.. o individuo tem que chega e fala com o outro.. nao fica mandando recado em forum.. q coisa profissional hein!




    []´s