+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wireless OutDoor

    Pessoal, só trabalhei com wireless em ambientes indoor até hoje.
    Mas uma cliente minha contratou um serviço outdoor.

    O serviço é o seguinte:

    A cliente possui uma conexão via satélite com a Star One no escritório da sua fazenda.

    A 100mt do escritório fica uma casa, que ela gostaria de compartilhar a conexão com wireless até esta casa.
    Ela também gostaria de poder usar a rede sem fio atravéz de seu notebook (que não possui wireless) tanto em ambiente indoor dentro do escritório quanto em sua casa.

    Como a distância é pequena, pensei em colocar um Access Point dentro de uma caixa hermética, ligado a uma antena direcional de grade apontando para a casa, e no notebook usar somente um adaptador USB Wireless.

    Para uso indoor dentro do escritório irei usar outro AP.

    Minha dúvida é em relação ao uso do notebook com adaptador USB na casa, se o sinal será suficiente, visto que são apenas 100mt com uma direcional 24dbi ligado num AP fechando enlace com um adaptador USB Wireless no notebook.

    O que me dizem disso?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Wireless OutDoor

    gustavo,

    O que você pode fazer é usar um cartão ORiNOCO (PCMCIA) neste notebook. Com uma direcional de grade no escritório e um AP simples (desses Edimax, Ovislink ou D-Link) talves nem precise de antena externa na residência do seu cliente pegando o sinal apenas com o cartão PCMCIA.

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, só trabalhei com wireless em ambientes indoor até hoje.
    Mas uma cliente minha contratou um serviço outdoor.

    O serviço é o seguinte:

    A cliente possui uma conexão via satélite com a Star One no escritório da sua fazenda.

    A 100mt do escritório fica uma casa, que ela gostaria de compartilhar a conexão com wireless até esta casa.
    Ela também gostaria de poder usar a rede sem fio atravéz de seu notebook (que não possui wireless) tanto em ambiente indoor dentro do escritório quanto em sua casa.

    Como a distância é pequena, pensei em colocar um Access Point dentro de uma caixa hermética, ligado a uma antena direcional de grade apontando para a casa, e no notebook usar somente um adaptador USB Wireless.

    Para uso indoor dentro do escritório irei usar outro AP.

    Minha dúvida é em relação ao uso do notebook com adaptador USB na casa, se o sinal será suficiente, visto que são apenas 100mt com uma direcional 24dbi ligado num AP fechando enlace com um adaptador USB Wireless no notebook.

    O que me dizem disso?

    Obrigado!

  3. #3
    Bronius
    Visitante

    Padrão Re: Wireless OutDoor

    A perda no espaço vai ser uns 100 db , adicione perda de 3 db por parede de alvenaria, veja em db a potencia de seu tx. então fica:

    Pot tx - perda do cabo e conectores + ganho da antena - 100db + ganho da ant. do laptop (chuta ganho 1 db) - 3 db por parede.

    O resultado tem que ser maior que -60 db.

  4. #4

    Padrão Re: Wireless OutDoor

    Citação Postado originalmente por nataniel
    gustavo,

    O que você pode fazer é usar um cartão ORiNOCO (PCMCIA) neste notebook. Com uma direcional de grade no escritório e um AP simples (desses Edimax, Ovislink ou D-Link) talves nem precise de antena externa na residência do seu cliente pegando o sinal apenas com o cartão PCMCIA.
    Acontece que este notebook não possui suporte para slot pcmcia, não tem nada de wireless. Então pensei em usar Adaptador USB Wireless nele.

    Com a experiência em wireless que vocês tem, acham que funciona com adaptador no notebook, sem antena na casa + uma antena ligada no AP do escritório, visto que a distância é de 100mt em área limpa usando uma antena de 24dbi.

    Preciso da opinião de vocês para decidir se compro os equipamentos necessários ou não.


    Obrigado!

  5. #5
    Bronius
    Visitante

    Padrão Re: Wireless OutDoor

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, só trabalhei com wireless em ambientes indoor até hoje.
    Mas uma cliente minha contratou um serviço outdoor.

    O serviço é o seguinte:

    A cliente possui uma conexão via satélite com a Star One no escritório da sua fazenda.

    A 100mt do escritório fica uma casa, que ela gostaria de compartilhar a conexão com wireless até esta casa.
    Ela também gostaria de poder usar a rede sem fio atravéz de seu notebook (que não possui wireless) tanto em ambiente indoor dentro do escritório quanto em sua casa.

    Como a distância é pequena, pensei em colocar um Access Point dentro de uma caixa hermética, ligado a uma antena direcional de grade apontando para a casa, e no notebook usar somente um adaptador USB Wireless.

    Para uso indoor dentro do escritório irei usar outro AP.

    Minha dúvida é em relação ao uso do notebook com adaptador USB na casa, se o sinal será suficiente, visto que são apenas 100mt com uma direcional 24dbi ligado num AP fechando enlace com um adaptador USB Wireless no notebook.

    O que me dizem disso?

    Obrigado!
    Se o notebook não tem entrada p/ antena externa faz um quebra esquina.
    Lança o sinal do ap numa antena grade 20db na polarização horizontal, na outra ponta põem outra antena igual na horizontal, puxa um cabo para dentro da casa e põem uma onmini polarização vertical ( pode ficar de cabeça para baixo não tem problema e interligue as duas antenas. 8-)