+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP-2000 - BANDA

    Salve pessoal

    Quanto de banda estao disponibilizando para clientes num AP-2000.

    digo , banda individual, para cada cliente. ? que media de clientes ?

    haa, como setam a opcao Distance Between APs, na interface(cartao)

    Obrigado
    []´s

  2. #2

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    Cara ja trabalhei ocm os dois cartãoe com clieentes variando de 64 a 256 sendo q 4 eram de 256 e concegui trabalhar normalmente com 70 clientes.
    Sendo q um dos cartãos faziam WDS com outrta AP!!.
    Flw
    T+

  3. #3

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    Citação Postado originalmente por romeudu
    Cara ja trabalhei ocm os dois cartãoe com clieentes variando de 64 a 256 sendo q 4 eram de 256 e concegui trabalhar normalmente com 70 clientes.
    Sendo q um dos cartãos faziam WDS com outrta AP!!.
    Flw
    T+
    obrigado pela resposta romeudu

    70 clientes entre os dois AP, simultaneos ?

    []´s
    JOse

  4. #4

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    Sim 70 entre o s dois cartos do mesmo ap!!.

    Mas nw tinha necessariamente 35 em cada!!.. tinha um pouko mais em um do q no outro !!..

    E um cartão ainda estava fazendo WDS q consome um pouko ed performace do AP!!!

    Mas o recomendado é no maximo 35 em cada cartão!!...

    E é bom seguir essa recomendação!!.

    FlW
    T+

    :mrgreen:

  5. #5

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    Citação Postado originalmente por romeudu
    Sim 70 entre o s dois cartos do mesmo ap!!.

    Mas nw tinha necessariamente 35 em cada!!.. tinha um pouko mais em um do q no outro !!..

    E um cartão ainda estava fazendo WDS q consome um pouko ed performace do AP!!!

    Mas o recomendado é no maximo 35 em cada cartão!!...

    E é bom seguir essa recomendação!!.

    FlW
    T+

    :mrgreen:
    romeudo,

    Essa sua recomendação de 35 clientes por interface do AP2000 é relativa a clientes conectados simultâneamente e não ao total de clientes possível de alocação por cartão, correto?

    Hoje eu trabalho com a média de 40 clientes por cartão/SSID e não uso ela em modo WDS, apenas AP. Desabilito todos os controles de portas e protocolos e habilito o PKT Forward para o MAC do meu gateway mais próximo. Sempre usando o firmware 2.4.11.

    Esses 40 clientes variam de velocidade portanto eu seto dois modelos:

    1) máximo 40 clientes por cartão (considerando que teremos um máximo de 50% desses conectados simultâneamente);

    2) máximo de 3,5 Mbps de banda disponível (consideramento que teremos um máximo de 50% dessa banda sendo usada simultâneamente);

    No caso 2 SEMPRE tenha atenção para o SNR de seus clientes que deve ficar acima dos 15 dB (quando você verifica o monitoramento pelo AP). Se você têm 1 cliente abaixo disso reduza a velocidade para 2 Mbps.

  6. #6

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    Nataniel, neste teu esquema, 20 users simultaneos por cartao, banda no AP de 3,5M ( no firmware(2.5.5)que uso nao tem esta banda, e sim 5.5M).

    Essa banda de 3.5, tu divide com cbq para os clientes, ou deixa a esmo ?
    no caso de algum controle, qual a media de banda de down e up por cliente ?

    Obrigado.
    Jose

  7. #7

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    Citação Postado originalmente por jose alves
    Nataniel, neste teu esquema, 20 users simultaneos por cartao, banda no AP de 3,5M ( no firmware(2.5.5)que uso nao tem esta banda, e sim 5.5M).

    Essa banda de 3.5, tu divide com cbq para os clientes, ou deixa a esmo ?
    no caso de algum controle, qual a media de banda de down e up por cliente ?

    Obrigado.
    Jose
    jose,

    Isso que você mencionou não é banda no rádio e sim a taxa máxima de multicast que o rádio irá gerar. Deixe sempre em 2 Mbps essa taxa.

    Esses 3,5 Mbps é o máximo de banda que eu aloco para um cartão como, por exemplo, 10 clientes de 350 Kbps fecham a banda daquele cartão portanto eu só colocaria os 10 clientes daquela faixa (se forem IPs dedicados). Se forem compartilhados (normalmente eu coloco 4 clientes por faxia de banda) então eu poderia colocar o máximo de 40 clientes de banda 350 Kbps com 25% de garantia para cada um...

  8. #8

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    desculpe, nao entendi essa do compartilhado.

    []´s

  9. #9

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    jose,

    Faz uma regra no CBQ ou usando HTB para controlar a velocidade do cara. Dai tu cria uma classe pai com 300 Kbps (total) e coloca 4 clientes dentro dessa classe, todos os velocidade de 100 Kbps podendo emprestar banda da regra pai... Isso é compartilhado.

  10. #10

    Padrão Re: AP-2000 - BANDA

    haaa, blz..

    obrigado.

    []´s