+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um bom questionamento

    Em primeira mão, gostaria de parabenizar pela mudança radical feito no site. A aparência ficou show de bola!

    Bem... quem nunca tentou compilar um programa e não conseguiu por estar faltando aquele maldito pacote gcc da vida ou outro qualquer? Pois é, meu questionamento é em cima disso. Sei que todos preferem instalar suas distros em servidores ou mesmo desktop o mais enxuto possível. Mas nesse mais enxuto, uma hora temos problemas com compilações. Qual seria a saída para esse problema? Em servidores, instalar a distro completa? E o monte de programas que ficam rodando sem nenhum objetivo?

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Re: Um bom questionamento

    justamente o contrario, instalacao minima, e ai vai instalando o que precisa conforme precisa.
    caso vc nao saiba quais sao os pacotes que necessitam ser instalados, use um apt, yum, up2date,swaret blablabla, ai vc manda instalar um pacote e ele automaticamente baixa as dependencias pra vc

  3. #3
    winter_man
    Visitante

    Padrão Re: Um bom questionamento

    Achei interessante o post do nosso amigo roggy, e gostaria de fazer outra indagação dentro do contexto. Bom digamos que eu queira instalar pacotes apenas pelo fonte (digamos que eu seja meio doido :roll. Quais são os pacotes que eu tenho que ter instalados idependente da distro para não ter problemas na compilação. Não sei se essa foi a dúvida do roggy, se naum, deixo a minha.

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Um bom questionamento

    ta vc quer saber que pacotes instalar sem usar apt,etc..
    bom isso soh tem um jeito, com experiencia e lendo a documentacao, geralmente o readme do fonte fala quais sao os requisitos.

  5. #5
    helensurf
    Visitante

    Padrão Re: Um bom questionamento

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    ta vc quer saber que pacotes instalar sem usar apt,etc..
    bom isso soh tem um jeito, com experiencia e lendo a documentacao, geralmente o readme do fonte fala quais sao os requisitos.
    Bom hoje fui tentar instalar alguns pacotes e os readme.txt não ajudaram em nada...rsrs...

    Mas tu pesquisando antes, estudando se aprofundando tu vai saber direitinho!!!

    :-D

  6. #6

    Padrão Re: Um bom questionamento

    É por essas e outras que prefiro as distros baseadas em RPM, ou que possuam pelo menos um APT da vida.

    Não tem rolo pra ficar esperando pacote compilar, e resolvendo dependência na mão. É certo que depois de um tempo, já se tem uma noção, do que cada software vai necessitar, mas não tenho o tempo suficiente pra ficar testando se funciona ou não.

    O método pra servidores não varia muito de:
    1º - Instalação mínima
    2º - #urpmi/apt-get install/yast2 -i/yum......... no_do_software

    Não tem erro, é rápido, descomplicado e instala só os pacotes que serão necessários.

    Só que é algo muito pessoal, tem gente que só se contenta vendo aquele monte de letras subindo a tela, tipo o filme Matrix, mas cada louco com a sua mania! Brincadeiras a parte, vai do gosto do freguês, a gente tem que saber de tudo, mas no final quem manda é quem paga!

    [ ]'s

  7. #7

    Padrão Re: Um bom questionamento

    eh verdade cada um tem sua preferencia, por exemplo eu odeio distros rpm, pq sempre tiver problemas com dependencias, os gerenciadores de pacotes falavam que iam baixar e instalar as dependencias mas isso gerava varios outros problemas. ai comecei a usar tudo do fonte, nunca mais tive problemas.
    Se eu quero otimizar a máquina eu uso fonte, se eu to com pressa e eh algo relativamente simples que não vai exigir muitos recursos ou é algo sem importancia (tipo instalar um ftp ou algo do tipo soh pra transferir 1 arquivo ai eu uso os gerenciadores de pacote)

  8. #8

    Padrão Re: Um bom questionamento

    Pra falar a verdade, nunca tive problemas com gerenciadores de pacotes, com exceção do Synaptic do Conectiva 9!!! Esse sim dava pau pra tudo que é lado!

  9. #9

    Padrão Re: Um bom questionamento

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    ta vc quer saber que pacotes instalar sem usar apt,etc..
    bom isso soh tem um jeito, com experiencia e lendo a documentacao, geralmente o readme do fonte fala quais sao os requisitos.
    Entaum da uma dica ai na instalação mínima, me diz ai que pacotes devo instalar pra naum ter problemas de compilação de fontes.!!! Dai sim eu pegaria so os fontes.

  10. #10

    Padrão Re: Um bom questionamento

    Bom pessoal pra quem quer instalar o minimo possivel de coisas e tudo dos fontes sugiro ler sobre o gentoo, pois alem de ser tudo compilado se voce quiser, ele tem um sistema parecido com o apt so que ele baixa e compila tudo com as opções com que voce quer e tudo, entao sugiro pra quem quiser a instalação minima, sem ter de ficar lendo readme e tals teste o gentoo, se nao pra saber a dependencia de cada pacote so procurando mesmo.

    falows

  11. #11

    Padrão Re: Um bom questionamento

    realmente o gentoo eh uma boa, mas se vc num quiser instalar nda vai ter que ler muito
    E NAO DA PRA ESCAPAR DISSO

    www.linuxfromscratch.org

    ai ensina como fazer sua propria distro, consequentemente tem os pacotes minimos pra iniciar, soh q tem q ler mto