+ Responder ao Tópico



  1. #1
    bruno_forum
    Visitante

    Padrão Duvida de DNS

    Gente Bom dia!!!

    Seguinte, trabalho em uma empresa onde possuimos cerca de 30 funcionarios, usamos speedy busines, temos 2 servidores ( um para dados apenas e o outro é o firewall e o que compartilha internet para a estaçoes ) as estaçoes sao todas XP-profissional, a minha duvida vem agora: até o momento nao possuimos umservidor de dns ( o bind nao esta instalado e nem configurado e nada) porem usamos a internet normal com nosso dns ( 200.204.0.10 e o 138 ), gostaria de saber se eu instalar um bind la no servidor configurar certinho e tals...ira me ajudar a deixar a internet mais rapida? o que iria me acrescenta instalar um bind na minha rede??

    Aguardo e Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Duvida de DNS

    Na minha opinião, quase nada... o DNS te ajudaria se vc tivesse um site hospedado na sua máquina ou um gerenciador de email tipo Qmail ou Postfix e dai isso te ajudaria alias, seria realmente necessário, o DNS vai te resolver os nomes para os clientes que são as máquinas ai da tua empresa.
    Tendo um DNS local, a resolução de nomes no servidor ia ficar um pouco rápido,mas não sei se mudaria muita coisa...
    Além de cada máquina sua na rede, pedir uma resolução de nome, só o seu servidor iria solicitar isso...
    O Bind(que é o named) não faz mal nenhum ter na máquina. Instale e configure corretamente e verifique os resultados.
    Acho que vc nao ia sentir muitaaa diferença não.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida de DNS

    Imagine que toda solicitaçao sua de dns tem que ir ate o servidor 200.200.200.200 la na internetttttt e de certo modo gera um trafego desnecessario !!!

    Agora imagine toda solicitaçao sua de dns indo ate o seu servidor e sendo resolvido !!!

    Valeu !!!

  4. #4
    robertofl
    Visitante

    Padrão Re: Duvida de DNS

    Concordo! Sugiro um servidor de DNS nesse seu firewall, atuando como caching. Eu já tive algumas experiencias e posso te dizer que temos um bom ganho com um DNS no firewall, já que o processo de resolução de nomes é iniciado internamente. Se vc usar Slackware, é só iniciar o BIND que ele já está configurado para fazer essa função.

  5. #5
    bruno_forum
    Visitante

    Padrão Re: Duvida de DNS

    Caramba gente, eu tinha esquecido esse meu topico pois li a primeira resposta e desanimei, agora li essas 2 ultimas e me empolgei novamente em dar um start em um bind no meu firewall, eu pensei nessa mesma ideia de voces, " usar um dns para fazer cache dos sites vizitados e iria ajudar pacas" o unico problema é que toda sexta eu desligo os servidores...rsrsrs sera q iria po espaço o esse cache? certeza né!!! rssr
    Utilizo aqui o conectiva 10.

    Aguardo