+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cotas no samba???!???

    E ae pessoal, to com problema sério aqui ná empresa, o espaço em disko ta piqueno e por isso preciso colocar cotas, ou sejá, definir o espaço de cada /home/usuario, assim resolveria meu problema de espaço em disko.


    fico no aguardo..

    abraço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    assim a quota eh definida por particao, entao se vc colocar quota na particao home (teu caso), o samba automagicamente vai estar tb com controle de quota :P

  3. #3

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    assim a quota eh definida por particao, entao se vc colocar quota na particao home (teu caso), o samba automagicamente vai estar tb com controle de quota :P

    mas é isso que eu quero saber, como colocar quota :? :?

  4. #4

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    cheque os artigos do site que deve ter alguma coisa, isso nao eh tao simples, vc pode ter ateh que recompilar o kernel

  5. #5

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    cheque os artigos do site que deve ter alguma coisa, isso nao eh tao simples, vc pode ter ateh que recompilar o kernel
    viuge maria, num séria melhor tentar fazer um script que definisse essas quotas?

    tipo, ele verificava o tamanho do diretório e se foce maior que x, ele tirava a permição de gravação do usuario, oq tu acha?

  6. #6

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    vc ateh pode tentar fazer isso, mas vai ser uma gambi danada e estara sujeito a falhas

  7. #7

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    cheque os artigos do site que deve ter alguma coisa, isso nao eh tao simples, vc pode ter ateh que recompilar o kernel
    como eu programo em shell script já algum tempo, acho que será mais facil, bom, vou tentar fazer em shell script, outra forma era definir quota pelo sistema de arquivo, vou tentar de todo jeito, vlw ice, abração

  8. #8

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    Não me responsabilizo, mas...

    Adicione as opções ,usrquota,grpquota na quarta coluna do fstab, olha um exemplo:

    /dev/sda3 / ext3 acl,user_xattr,usrquota,grpquota 1 1
    /dev/sda1 /boot ext3 acl,user_xattr 1 2
    /dev/sda4 /var ext3 acl,user_xattr,usrquota,grpquota 1 2

    Depois crie os arquivos aquota.user e aquota.group:

    #touch /aquota.user /aquota.group
    #chmod 600 /aquota.*
    #mount -o remount /
    #touch /var/aquota.user /var/aquota.group
    #chmod 600 /var/aquota.*
    #mount -o remount /var
    #quotacheck -avugm
    #quotaon -avug

    Depois do penúltimo comando, ele vai mostrar uma mensagem de alerta, mas é normal.

    Agora, as configs são com você!

  9. #9

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    Coincidentemente tava procurando um site agora pouco e encontrei um material que pode ser útil:

    http://br.tldp.org/projetos/howto/ar...pt_BR-217.html

    [ ] 's

  10. #10

    Padrão Re: Cotas no samba???!???

    Citação Postado originalmente por aledr
    Coincidentemente tava procurando um site agora pouco e encontrei um material que pode ser útil:

    http://br.tldp.org/projetos/howto/ar...pt_BR-217.html

    [ ] 's
    grande brother, boa dica..