+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecpimenta
    Visitante

    Padrão Projeto provedor Wireless

    E ai galera blZ?

    Galera to montando um provedor de internet a radio, queria saber se meu projeto está legal, dêem uma olhada;

    Estou montando uma torre de 21 metros usando os seguintes equipamentos wireless: ( agora estou reformulando )

    SWL-3300AP
    ANTENA OMNI HYPERLINK 8 DBI
    AMPLIFICADOR HYP 1WATT

    Estou com um servidor debian, com controle de banda CBQ, IPXMAC, agora estou partindo para autenticação, os meus link de internet são;

    ACESSO RAGIO UNI 500 – VELOCIDADE DE DOWNLOAD 512 KBITS/S
    EMBRATEL 128/128 KBITS/S

    Queria uma dica de vocês, o que posso fazer para atingir clientes de +/- 2km á 5 km de distancia? Se os equipamentos acima vão me atender, obrigado,

  2. #2

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    antena de 15dbi sem amplificador

  3. #3
    amauri
    Visitante

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Bom dia, em primeiro lugar o amplificador está fora, isso não se usa em access point, antena omini não aconselho, coloca setorial, e por ultimo ao inves de colocar uma samsung faz um linuxap ou aprouter e mutio mais qualidade.


  4. #4
    drlinuxap
    Visitante

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Amigo corta esse amplificador ( Isso em ap não faz sentido ), usa-se amplificador em link ponto a ponto. Agora com relação a antena discordo do amigo que indica a setorial, vc deve usar a omni porem recomendo uma omni de 15dbi homolongada ( www.idealantenas.com.br ) é uma ótima antena, o swl330 é bomzinho porem não suporta muitos clientes.

  5. #5

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Tudo vai depender de quantos usuarios vc pretende.
    Como os amigos ja comentaram, a primeira coisa é tirar o amplificador.
    Se for para uns 30 clientes simultaneos e a topografia da cidade for + ou - plana SWL 3300 + essa antena de 8 dbi da conta do recado, agora se for atingir maiores distancias, tem q colocar uma de 15 dbi.
    Se vc pretende um pop para mais de 100 clientes aí sim a melhor coisa é ivestir em paineis setoriais, LinuxAP, etc...

  6. #6

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Olha se vc quer começar a trabalhar com isto, e quer montar coisa séria, faz o seguinte, pois senão só tera dor de cabeça no futuro.
    - Nao usa amplificador (como todos falaram)
    - Usa Antena setorial de preferencia TSN, pois se vc vai passar de 30 clientes (que é o máximo para os aps SWL 3300, AP 2000 etc. ) vc já tem a antena apropriada para aumentar o numero de clientes.
    - a Torre dependendo de sua regiao, vc tem que analizar que podem fazer construções que podem cobrir a visualização dela, Use uma de 40 mts ou mais dependendo de sua localização geografica.
    - sobre o link faz uma média do seguinte para 50 clientes 1MB, sendo que se vc tiver muitas empresas pode precisar de mais link.
    - Sobre os SWL 3300 já soube de ponto-ponto de 40km, são muito bons, mas tinham falhas de segurança permitiam que um usuário visualiza-se o outro. (Meus fornecedores informaram que foi corrigido)

  7. #7

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Caro amigo,

    Lembro de um tópico aqui no under que discutia justamente implementação de um provedor wireless, e no fim chegaram a conclusão de que seria uma excelente idéia a procura de uma consultoria/consultor especializado.

    Minha sugestão é simples, se vc tem tantas duvidas, procure alguém especializado no assunto e que possa te oferecer um serviço de consultoria, assim vc terá um negócio promissor e não uma GRANDE DOR DE CABEÇA......

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    - olha o AP Senao é muito bom mas ele tem um problema grave, vc nao consegue usar autenticação PPPoE nele, ai vc fica com uma rede aberta, e sempre tem um espertinho que vai conseguir acessar o PC do outro.
    - Outra você tem que ficar controlando por MAC cada cliente terá que ser cadastrado no AP para nao ter um espertinho que vai acessar sem ser seu assinate.

  9. #9

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    As omnis homologadas são:

    - PTX-32 da PLUTON (13 dbi / polarização horizontal)
    - AIO 1525 da IDEAL (14 dbi / polarização vertical)

    confira em:
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/C...=10&c=1&pref=H


  10. #10

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Posso te dar uma dica, sem querer fazer comercial.
    ganhei de brinde em uma compra que fiz na turbolink um livro sobre wireless, esse livro esta a venda na pagina da americaexplore entra e compra.
    aprendi muito com esse livro!

    eu recomendo!
    tem todas as resposta para suas perguntas.

  11. #11
    Alexandre Correa
    Visitante

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Bom,

    Primeiro, internet hoje nao é uma coisa de "luxo", internet hoje eh essencial entao, qualidade acima de tudo..

    sem amplificador.. amplificador soh estraga !!

    use uma ap com maior capacidade, nao tenho boas experiencias com a swl3300 !!

    use uma ap2000 por exemplo !!

    Antena,, use SETORIAL !! comecei meu provedor com setorial da hyperlink.. 90 graus.. 14db... de improviso precisei montar uma torre para atender alguns clientes e nao consegui comprar mais setoriais da hyper, ai comprei 1 omni para resolver ate achar os paineis... omni nao quero nem de graça !!! e olha que omni da hyperlink.. o sinal com painel setorial fica mto melhor..

    se nao quiser gastar com ap2000, compre um pentium 2 com 256 de ram, coloque um cf-ide nele, e instalei um ap-router, que tambem faz o serviço direitinho


    outra dica.. NAO USE ZINWELL !! NADA que comprei dela prestou.. comprei 20 placas pci, algumas g120plus... as placas mandei de volta.. a g120 eh um misterio fazer funcionar.. as vezes funciona.. agente vira as costas... ela trava..

    placa pci use REALSAT RS2100P ou EDIMAX .. as duas tem o chipset RS2561 da ra link... sao excelentes !!!




    Sds.

    Alexandre Correa
    Onda Internet
    www.ondainternet.com.br

  12. #12

    Padrão Re: PROJETO PROVEDOR WIRELESS

    Tudo vai depender da concorrência, se vc tiver outros provedores na sua cidade terá que utilizar equipamentos que fujam da interferência ou mesmo outra frequência, se vc tiver só, utiliza um Ap 2000 com uma Hyperlink de 15, com o Mikrotik ou outro Sistema, que dá pra começar bem , lembre-se que sempre terá que fazer mudanças com o tempo devido ao crescimento...

  13. #13
    ZOOM NET
    Visitante

    Padrão Re: Projeto provedor Wireless

    OI AMIGO, VAMOS LÁ:

    TODOS TEM ALGO CONTRA ALGUMA MARCA DE EQUIPAMENTOS, FAZ ASSIM PROCURE USAR SEMPRE EQUIPAMENTOS TESTADOS E HOMOLOGADOS, PARA ANTENAS CLIENTE INDICO: ZIROK OU AQUÁRIUS, ESTA SEGUNDA SUPERIOR NA MINHA OPINIÃO.
    PLACA PCI: REAL SAT, DLINK, EDIMAX OU A ENCORE.. ISSO MESMO FUNCIONA QUE É UMA BONEQUINHA.
    O AP PODE SIM USAR UM SWL 3300 SANSUNG, ELE DÁ CONTA DO RECADO PARA INICIO E NÃO É PROBLEMÁTICO.
    CONTROLADOR DE BANDA USA O MICROTIKI.. FUNCIONA MUITO BEM E É SIMPLES, OFERECE EXCELENTES RECURSOS.
    ANTENA PODE USAR UMA OMINI SE A DISTÂNCIA A SER COBERTA NAÕ ULTRAPASSAR 10 KM, APÓS ISSO TE ACONSELHO SETORIAL DE BOA MARCA (HIPERLYNK OU D LINK) SUA INSTALAÇÃO É MAIS COMPLICADA.

    AGORA SE SEU PROPÓSITO É CHEGAR GRANDE, FAZ O SEGUINTE:

    TORRE COM 30 OU 40 METROS
    PAINÉIS SETORIAIS DE 90 GRAUS
    MICROTIK
    AP PROXIN (AQUELE QUE SE ADEQUAR AS SUAS NECESSIDADES E BOLSO)

    UM CONSULTOR PARA TE AJUDAR

    ABRAÇO.



    Galera to montando um provedor de internet a radio, queria saber se meu projeto está legal, dêem uma olhada;

    Estou montando uma torre de 21 metros usando os seguintes equipamentos wireless: ( agora estou reformulando )

    SWL-3300AP
    ANTENA OMNI HYPERLINK 8 DBI
    AMPLIFICADOR HYP 1WATT

    Estou com um servidor debian, com controle de banda CBQ, IPXMAC, agora estou partindo para autenticação, os meus link de internet são;

    ACESSO RAGIO UNI 500 – VELOCIDADE DE DOWNLOAD 512 KBITS/S
    EMBRATEL 128/128 KBITS/S

    Queria uma dica de vocês, o que posso fazer para atingir clientes de +/- 2km á 5 km de distancia? Se os equipamentos acima vão me atender, obrigado,
    [/quote] :-(

  14. #14
    Elton R. Berci
    Visitante

    Padrão Re: Projeto provedor Wireless

    se nao quiser gastar com ap2000, compre um pentium 2 com 256 de ram, coloque um cf-ide nele, e instalei um ap-router, que tambem faz o serviço direitinho Smiley

    alguém pode me explicar como isso funciona?
    To montando um provedor também, mas não vou fazer nenhum tipo de controle no ap, e sim no servidor linux. è possivel? dei uma olhada no programa myauth, que parece legal, com autenticaçõa de clientes e controle de banda.

  15. #15
    drlinuxap
    Visitante

    Padrão Re: Projeto provedor Wireless

    Amigo antena omni de 15 dbi da ideal antenas é homolongada sim.
    Procure o site da anatel e veja a lista de homolongados

  16. #16

    Padrão Re: Projeto provedor Wireless

    Gostaria de saber quantos usuarios o ap2000 suporta simultaneos em cada cartao?
    gostaria de saber tambem so o equipamento da 3com e capaz de suporta 120 usuarios simultâneos, com esta especificado no link: http://www.3com.com/prod/pt_LA_AMER/...ku=3CRWE454G72 se esse equipamento fizer ao menos a metado do que promete ele esta de graça, custa apenas 600,00 no mercado.
    aguardo retorno.

  17. #17

    Padrão Re: Projeto provedor Wireless

    Olá

    O AP 2000 suporta na real 30 cliente no maximo, sendo que quando esta com 02 cartoes no maximo 50 clientes.
    O AP 3com ouvi falar que é muito bom, mas o que regulamenta a quantidade de clientes é o padrão, entao aps B/G só suportam no maximo 30 clientes por cartão no maximo na real.

  18. #18

    Padrão Re: Projeto provedor Wireless

    Boa noite a todos.

    Gostaria de saber o por que não recomendam o uso de amplificadores, pois estou montando uma internet via radio na cidade e tem um hyp de 1w e esta funcionando muito bem.

    Vlw!