+ Responder ao Tópico



  1. #1
    c3poa
    Visitante

    Padrão servidor cups

    Pessoal estou com uma dúvida:

    Sei que para imprimir no Linux via Rede se usa o Samba. E via Linux? Uso o que? CUPs?
    Alguém sabe ou ter algum tuto ou dica de como configurar isso no Linux? DE Linux para Linux?

    Desde já obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: servidor cups


    Cara, eu além de desejar aprender o que vc está querendo, eu também gostaria de saber como faço para imprimir de Linux para uma máquina windows que tem uma impressora HP Deskjet conectada. Instalei o CUPS e não consigo ver essa impressora do windows no ambiente do CUPS. Vou continuar tentando.
    Inté ........ :-(

  3. #3
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: servidor cups

    Para imprimir de LINUX para LINUX vc configura a máquina cliente para conectar em uma impressora como remota. Se vc usa o KDE isso pode ser feito pelo KPrinter.

    Quanto ao CUPS, caro pssgyn, realmente tenho encontrado dificuldades nestas últimas versões... Jah configurei o CUPS até mesmo para imprimir através de URL (imp na net), mas ultimamente ele tem dado trabalho até mesmo para configurar uma simples impressora SMB

    Jah encontrei, aki mesmo no fórum, sujestões para atualizá-lo.

    Manda ver e depois posta o resultado c3poa

  4. #4

    Padrão Re: servidor cups

    Você pode imprimir em impressoras compartilhadas pelo Samba utilizando GNU/Linux também. Basta você ter o Samba (Softwares clientes) e o CUPS instalado na máquina cliente também. Daí é só configurar, mas não é nada demais. Como os amigos acima falaram, tu pode usar um front-end, como o gnome-printing, o kprint ou o foomatic (Recomendado).


    Abraços!