+ Responder ao Tópico



  1. #1
    perdiga
    Visitante

    Padrão kernel panic: urgente.

    Galera preciso da ajuda de vc's urgentemente.

    olha so, estava de férias e ontem a tarde tive que voltar a empresa para resolver um problema no servidor de internet.Não estava funcionando a internet blz. Quando cheguei la na empresa o servidor estava parado com a seguinte mensagem.

    Starting xfs recovery on filesystem ido(3,1) (dev: 3/1)
    xfs: log mount recovery failed
    xfs:log moun failed
    kernel panic: vfs: unable to mount root fs on 03:01

    essa é a mensagem que da pessoal, e não sai mais disso ai, so da para reiniciar e ele volta para esse lugar.

    bom para ajudar mais vocês o que creio que tenha acontecido foi isso, enquanto estava de férias de uma queda de energia aqui e desligou todos os servidores, e apos isso o pessoal que trabalha comigo como viu que não funcionava a internet ligava e desligava o servidor fisicamente...

    é isso galera alguem tem alguma ideia de qual procedimento tenho que tomar agora, estou literalmente perdido.

    abraço aguardo retorno de vc's
    valeu..

  2. #2
    slackrio
    Visitante

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    cara isso ta me parecendo algum problema fisico no seu HD ou na sua memoria da uma olhada .. conforme vc mesmo sitou que houve uma queda de luz pode ser isso a causa ..
    ja aconteceu isso comigo , e foi hd .. que tinha bad block e com o tempo isso piorou e ja viu rs..

  3. #3

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    powww.. what po**a de xfs será isso aí?

    bem, de qualquer forma, veja se vc tem um cd qualquer de um live-linux qualquer (slackware é ótimo). Por exemplo, no slackware vc tem instruções de como fazer para, após o boot, corrigir os problemas, mas o básico é:

    a) dado o boot pelo live-cd, faça um "fsck_TIPO_DE_ARQUIVO" -y /dev/hdXX. Faca com CADA UMA das suas partições - vc tem isso anotado, não?

    b) DEFINA CLARAMENTE para o pessoal que um server NUNCA deve ser fisicamente desligado. FAlar nisso.. cadê o no-brake disso aí?

    c) treine um estagiário para que vc possa "pilotar" remotamente quando essas situações "incomuns" aconteçam.

    divirta-se.

  4. #4

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    O livecd do kurumin é legal, pois se for problema de memória ram (o que eu dúvido) pelo menos ele tem o mem test nele....

    fsck deve resolver os seus problemas...

  5. #5
    perdiga
    Visitante

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    eu estou com o cd do slackware 10.1, dei boot pelo cd, mas não sei o que fazer quando aparece a tela assim.

    boot:

    o que devo colocar ai em cima.

  6. #6

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    o cd do slack nao é livecd....

    Tente um f1 por ai, pois ele deve ter alguma opção como rescue
    Este rescue irá jogar vc em um terminal. Neste terminal vc pode fazer o fsck para recuperar a sua partição...

  7. #7

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    Citação Postado originalmente por perdiga
    eu estou com o cd do slackware 10.1, dei boot pelo cd, mas não sei o que fazer quando aparece a tela assim.

    boot:

    o que devo colocar ai em cima.

    apenas dê o boot.. (enter). Quanto aparecer o prompt, ao invés de (como recomendado) digitar "setup", vc apenas usa o fsck, como mencionado. Nada mais.


  8. #8

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    Só dê enter e quando aparecer user digite root (senha toor)

    digite fsck /dev/hda1 para a primeira partição em IDE ou
    fsck /dev/sda1 para a primeira partição SCSI.

    Cara, passa sempre mais informações como por exemplo : disco IDE, SATA ou SCSI, ou ainda RAID ? OU LVM ?

    O que você precisa fazer é passar um fsck nas partições do seu sistema, mas pra isso vai precisar bootar a máquina por um CD ou algo que não use o próprio HD. Não tente fazer isso com o HD montado, ok? Não vai ter um bom resultado.


  9. #9

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    Cara, dê boot com o cd do slackware; Depois quando estiver pronto (boot...
    vc digita a imagem do kernel do tipo:

    bare.i root=/dev/hdax noinitrd ro

    onde hdax é a sua partição onde está como raiz (/).
    até ai se tudo tiver dado certo, vc vai estar no shell e prontinho pra reparar seu hd.
    dai então é só vc usar o fsck como os outros amigos já disseram.
    se não funcionar alguma coisa é só postar.
    Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    Já me aconteceu isso tb, em um caso consegui entrar normal, agora em outro tive q formatar mas ñ confiei em meu servidor troquei a maquina toda, vou lembrar de como entrar e t dou um toque, abraço

  11. #11

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    Kurumin da vida.

    badblocks -vv /dev/"sua_partição_root" > /tmp/bads.txt
    reiserfsck /dev/"sua_particao_root"
    ou caso seja ext3
    fsck.ext3 /dev/"sua_particao_root"

    Caso tenha bads, ai complica.

    A ultima vez que tive bads utilizei a ferramenta ddrescue e dd, copiando a imagem do hd para outro hd, trabalhoso, porem consegui.
    Recomendo isso, caso os dados sejam de extrama importância =]

    Abraços :wink:

  12. #12
    perdiga
    Visitante

    Padrão Re: kernel panic: urgente.

    valeu pelas dicas galera, mas como eu ainda não tenho capacidade para resolver estes tipos de situações e como era urgente o negocio, recori a uma assistencia para resolverem o problema para min, derrepente eu ate conseguiria, mas ia demorarum bom tempo.
    Mas o HD estava com bad blocks e tambem o sistemas de arquivos estava danificado, ele não conseguia montar a partição, mas agora esta resolvido. gostaria so de pedir uma dica a vc's onde consigo obter mais informações de como resolver este tipo de problemas, como proceder em ocasiões deste tipo?, onde consigo um cd de rescue e outras informçãoes que vc's com mais experiencias poderiam me ajudar... ja estou dando uma procurada sobre estas informações tmb do tipo como recuperar o hd com bad e tal..


    abraço a todos e mais uma vez muito obrigado.