+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mapear porta impressora linux

    Dae galera, to com uma duvida e gostaria que alguem me desse uma ajuda....
    Tenho uma maquina windows com uma impressora compartilhada, entao, quero adicionar ela na minha maquina linux, mas mapear para a porta lpt2, ou seja, a /dev/lp1.
    Eu criei o dispositivo lp1 com o mknod,e preciso agora mapear essa impressora para essa porta pra poder imprimir notas pela rede no sistema que eu uso.
    Alguem sabe algum comando que faca funcionar perfeitamente???
    Desde já agradeco

    flw.....


  2. #2
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    O Sistema q vc utiliza roda na maq Linux?
    Ele roda no ambiente X ou modo texto?

  3. #3

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Bem, vou explicar como funciona o meu sistema:
    Tenho maquinas clientes linux (mandriva 2006), que acessam remotamente um servidor win2003server atraves do RDESKTOP, mas, para poder imprimir notas fiscais, somente as maquinas que tem a impressora intalada local, ou seja, na lpt1 (lp0), é que imprimem perfeitamente.
    Mas, tipo, tenho 5 maquinas com linux, e apenas 2 tem impressora instalada, entao, quero imprimir pela rede atraves do sistema q eu uso, para isso, preciso mapear a impressora da rede para a minha maquina, mas nao achei nenhuma solucao para isso.
    No windows, eu tentei usar o "net use", mas, quando mandava imprimir do sistema remotamente, dava erro na lpt2.
    E antes de usar o sistema on-line, eu tinha um que rodava local, e mapeava a porta perfeitamente.

  4. #4
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Vamo lá vê se entendi.

    Tu tem uma estação com linux + impressora(estacao1) e outra apenas com linux(estacao2).

    Vc jah instalou uma impressora remota da estacao2 -> estacao1?

    E tb habilitar o samba da estacao2 para q a maq Rwindows consiga mapeá-la.

    Vê se funfa.

  5. #5

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Bem, o que eu quero fazer é:
    Tem uma maquina com RWindows que tá com a impressora (lx300), e eu quero mapear essa impressora para o meu micro com linux.
    É isso.
    Se fosse RWINDOWS-RWINDOWS, eu podia usar o net-use, mas nao tive sucesso, pq to usando o RWIN98, e só funfa bem no RWINXP.
    Entao, quero saber como eu faco o mapeamento, qual o comando utilizo, ou se faco pelo samba mesmo.


  6. #6
    glaucosc
    Visitante

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Amigo, não utilizo o mandriva, mas em distribuições como o RH9 e o FC tem aplicativos em modo texto como o redhat-config-printer ou o system-config-printer ou aplicativos em modo gráfico como o Gerenciador de impressoras do KDE ou Gnome que é simplesmente instalar a impressora compartilhada como vc instala em uma máquina Rwindows. Tem a opção no gerenciador de impressora compartilhada samba ou impressora smb, etc... Então é só compartilhar a impressora no rwindows e instalar uma impressora smb no linux.

  7. #7

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux


    Galera, também estou experimentando o mesmo problema. Fiz teste usando o Slackware 10.2 e a Debian 3.1 e depois o Mandriva 2006. Tenho uma impressora (HP Deskjet 656C) conectada e compartilhada numa estação windows xp. Instalei o CUPS nessas distros. Tento achar a impressora que está no windows. Mas não aparece nada. Se bem que nunca usei o CUPS. Estou tentando aprender também. Mas qualquer dica que derem, vou aprender com vocês.
    Valeu galera ......... 8-)


  8. #8
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Citação Postado originalmente por pssgyn

    Galera, também estou experimentando o mesmo problema. Fiz teste usando o Slackware 10.2 e a Debian 3.1 e depois o Mandriva 2006. Tenho uma impressora (HP Deskjet 656C) conectada e compartilhada numa estação windows xp. Instalei o CUPS nessas distros. Tento achar a impressora que está no windows. Mas não aparece nada. Se bem que nunca usei o CUPS.
    PSSGYN,
    Não eh soh vc q tem esse pro. Creio q o CUPS não gosta muito de impressoras HP DESKJET.
    Pra vc ter uma idéia, tenho 2 máquinas Windows(XP/98) com HP Laserjet 1300 e outra com LX-300 e consigo configurar numa boa uma impressora SMB em ambas. Porém outra com HP 640C nem pensar.
    Como conseguir resolver o pró:
    1) Jah possuia na empresa um servidor de impressão Conectiva 8 utilizando LPRng e q funciona perfeitamente até hj.
    2) Então configurei as impressoras CUPS apontando para o Conectiva 8 que por sua vez era responsável por mapear as impressoras nas maq WINDOWS. Daí funciona blz.

    Agora pq o CUPS não funciona???? Talvez devamos procurar uma versão atual ou corrigida do CUPS... Pq esse mesmo problema deu no SuSE e no CentOS q instalei na minha maquina.

  9. #9
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Citação Postado originalmente por sartori
    Bem, o que eu quero fazer é:
    Tem uma maquina com RWindows que tá com a impressora (lx300), e eu quero mapear essa impressora para o meu micro com linux.
    É isso.
    Se fosse RWINDOWS-RWINDOWS, eu podia usar o net-use, mas nao tive sucesso, pq to usando o RWIN98, e só funfa bem no RWINXP.
    Entao, quero saber como eu faco o mapeamento, qual o comando utilizo, ou se faco pelo samba mesmo.
    Meu caro,
    Vc pode configurar facilmente pelo KDE (SISTEMA -> CONFIGURAÇÂO -> CONFIGURAR O SEU COMPUTADOR, pelo Webmin (opção HARDWARE) e até mesmo pelo endereço http://localhost:631 (cups web).
    Agora vamos às dúvidas quanto à configuração do seu sistema:
    1) Ele necessário q ele imprima na porta lpt2 (dev/lp1)?
    2) Ele roda graficamente, modo texto ou via dosemu?


  10. #10

    Padrão Re: Mapear porta impressora linux

    Bem, eu nao uso o KDE, e sim o ICEWM, por ser um ambiente grafico mais leve.
    Mas, eu já usei o cups, e consigo configurar uma impressora pela rede via cups, uso o lynx, o navegador via texto.
    MAs, como falei, eu preciso mapear para a lpt2 (/dev/lp1).
    O que eu quero fazer é meio complicado, mas, vou tentar detalhar mais um poco.
    Eemplo:
    Na rede, em uma filial, tenho uma impressora lx-300 em RWIN-98, e outra maquina LINUX mandriva2006 com Icewm, e ambos acessam um servidor de TS que fica na matriz.
    A maquina RW98, que tem a impressora conectada localmente na lpt1, imprime normal as notas via TS.
    Agora, se eu adicionar a lx300 via rede no linux, e quando conectar no ts (via RDESKTOP), e tento imprimir, dá um erro no sistema, diz que nao foi possivel acessar a lpt2.
    Entao, o que eu já fiz até agora: - como na minha maquina LINUX, eu só tenho a lp0, usei o MKNOD, e criei o dispositivo LP1, agora, preciso mapear a lx-300 que tá no RWIN98 para a minha maquina linux, para depois sim, poder conectar no ts e imprimir sem problemas.
    Obs: no RDESKTOP, a ferramenta q eu uso pro linux conectar no TS do windows, tem a configuracao de impressoras via comando, mas, como falei, se eu nao mapear corretamente a impressora, ele nao consegue conectar no dispositivo e dá erro ao imprimir.