+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rpapa
    Visitante

    Padrão Spamassassin + Clamav + Procmail

    Pessoal,

    Eu vi um tutorial de spamassassin + clamav + procmail no seguinte link http://www.linuxit.com.br/article2224.html.

    Eu estou querendo implementá-lo mas estou com dúvidas:

    1° Eu uso servidor de e-mail Qmail; Eu tenho que instalar o spamassassin + clamav + procmail no mesmo servidor do Q-mail ou posso instalá-lo em um servidor separado?

    2° Há alguma ferramenta gráfica que me permita auditar as mensagens recebidas pelo spamassassin?

    Obrigado pessoal.

    Rogério Papa

  2. #2

    Padrão Re: Spamassassin + Clamav + Procmail

    1- Tanto faz

    2- Não

    Abs.

  3. #3
    tiziu
    Visitante

    Padrão Re: Spamassassin + Clamav + Procmail

    Pq quer instalar separado? Não quer mexer em um ja instalado? Vc pode configurar 1 pra receber e enviar pelo 2, pelos confs ou no MX record do dominio.
    Qto as ferramentas, a vantagem do SA é que ele tem um sistema auto-learn e vc ainda pode usar listas externas.

    Vlw

  4. #4

    Padrão Re: Spamassassin + Clamav + Procmail

    Dependendo da quantidade dde domínios e da carga do seu sistema pode ser interessante instalar em servidor separado.

    Um exemplo, que funciona aqui que eu posso te dar é deixar o clamd e o spammassassin (q consomem recursos de processamento ) em uma máquina (o mx10) e essa máquina encaminha para o servidor de e-mail mesmo (pode ser o mx20).

    Essa primeira máquina faz toda checagem de virus e spams e manda as msgns limpinhas para seu servidor de e-mail.

    com isso vc da uma "desafogada" no seu servidor de e-mail que já ta pedindo arrego

    Falou