+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Lion BLack
    Visitante

    Padrão O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    Se hoje, o windows deixasse de existir. O linux conseguiria fazer tudo que ele faz?

    As instalações de software, e perifericos como webcan, maquians digitais, scaners, etc. Teria como instalar e qual o nivel de dificuldade disso?

    Os softwares fariam tudo que os softwares existentes para windows fazem, como o as animações em flash que nao podem ser feitas no Linux.

    Em questão de servidor não tem oque discutir, mas em questão de estação... sei não! Acho que não aguenta

  2. #2
    anonymous
    Visitante

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    bom tem o Moho mas é pago
    mas dá pra criar animacoes flash nele e ele trabalha com linguagem
    Lua

    ai vai o site
    http://www.lostmarble.com/

  3. #3
    Luis Felipe
    Visitante

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    Nota-se que o amigo não conhece realmente Linux. Hoje a pergunta mais frequente é o que não funciona no Linux?
    Salvo raras exceções todo o hardware disponível no mercado funciona, desde processadores a MP3 players, passando por scaners, impressoras, multifuncionais, celulares, webcams, câmeras digitais, etc..
    Se vc for falar de software, nem começa, pois eu não conheço nenhum programa do Windows que não tenha seu, ou seus, correspondentes para Linux. Algumas vezes existe até a versão para Linux desses programas, quando não, existem programas similares (aos milhares). Você pode citar coisas bem específicas como CAD, DVDShrink, editores de som e vídeo, etc.. Tem sempre um (ou mais) software que faz o trabalho. Agora se vc precisar realmente de rodar aquele sistema comercial que vc comprou para Windows, ainda assim tem algumas opções, tais como, Wine, QEMU, Vmware, etc.. Para jogos por exemplo, existe o CEDEGA que está incluindo novos títulos a todo instante.
    Agora olhando sua questão por outro lado, se o Windows acabasse, vc teria vantagens enormes, na minha opinião. A segurança dos sistemas aumentaria drasticamente, pois a base de vírus de computador operando hoje no mundo teria que ser jogada no lixo, sem contar com spywares, trojans e outras ameaças. Ta certo que teríamos uma corrida dos "desenvolvedores" para criar vírus e outras ferramentas para atacar os sistemas com Linux, uma tarefa que seria muito mais dispendiosa do que explorar as milhares de brechas que o Windows oferece a esses "desenvolvedores". Tá certo também que seria necessário um tempo para converter as bases de dados que rodam no Windows hoje. Realmente seria um caos, mas o mundo não acabaria por isso, mesmo porque haveria os Wine, Vmwares da vida para sustentar essas bases enquanto não se termina a conversão.
    Mais do que ficar conjecturando sobre se o Linux está preparado para assumir o "lugar" de SO preferido, deveríamos pensar no que podemos fazer para melhorar o acesso a informação, pois na atual conjuntura existe grandes corporações ganhando bilhões de dólares as custas da necessidade de informação do mundo inteiro. Esse bem (a informação) não poderia ser mensurável por dinheiro, mas sim pelo seu potencial no auxílio a humanidade. Isso não deveria ser controlado pela meia dúzia que hoje controla, deveria ser um bem comum, acessível a todos, afinal porque chamamos de humanidade vários conjuntos de pessoas que não se toleram, muito mais por ignorância da cultura alheia do que por fatos. A informação é uma arma controlada por poucos para manter os "muitos" sobre seu controle e utilizar software proprietário, ao meu ver, é corroborar essa prática.

  4. #4
    Suporte Tecnico ID
    Visitante

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    Citação Postado originalmente por anonymous
    bom tem o Moho mas é pago
    mas dá pra criar animacoes flash nele e ele trabalha com linguagem
    Lua

    ai vai o site
    http://www.lostmarble.com/
    Acino em baixo ao que amigo ja disse sobre a enorme disponibilidade de aplicativos do linux, e adiciono minha total disponibilidade para informações de compatibilidade, pois com ele disse SEMPRE tem um ou um montão de aplicativos muitas vezes melhores do que os atuais proprietarios:
    Ex: Flash para Linux ( apenas começando..... )

    There is an F4L debian package avaialable.
    http://debian.plentyfact.net/package...0.1-1_i386.deb

    If you would perfer to use apt-get to instal f4lm, just add

    deb http://debian.plentyfact.net/packages/ ./

    to your /etc/apt/sources.list and run

    # apt-get update
    # apt-get install f4lm

    Local onde se disponibiliza varias informações sobre diversos tipos de aplicativos:
    http://tuxresources.org/portal/modules/mydownloads/

    Linux: A unica mágoa, e por não conhece-lo antes !!!

  5. #5

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    Imagine a velocidade da internet sem os outiloook mandando milhares de emails zuados !

  6. #6

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?


    Galera, com certeza, o mundo não pararia por uma eventual falta do windows no mercado. O mundo se adaptaria talvez mais rápido do que imaginaríamos. Uma coisa que leio constantemente sobre o Linux é que ele ainda não é tão forte e amigável no ambiente desktop. Mas já existem muitas distros até mais voltadas para esse ambiente. No quesito servidor, não tem nem graça comparar com a M$. É show de bola o Linux para servidores.E não importa a distro. Mas, creio eu que, quando os KDE´s e Gnome´s da vida conseguirem fazerem coisas para instalação, do tipo avançar, avançar, concluir, igual no windows, aí a coisa pode mudar significativamente. Ensinei a um amigo, como ele faria para instalar o Firefox no Linux, ele achou uma tortura. E realmente, a instalação de um pacote qualquer no Linux, ainda não é uma coisa tão corriqueira para o usuário final. Mas não acho que o mundo pararia pela falta da M$.
    Legal esse tópico galera ..... :-)

  7. #7
    4L3X4NDR3
    Visitante

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    Bom infelizmente o windows não vai acabar...rssrs
    mas atualmente a principal problema do linux é a cultura dos
    usuarios que foram educados para usar aplicativos ms-office, e tbm pq alguns dos aplicativos linux não são tão bons como os aplicativos para windows como é o caso da resitencia ao uso do gimp, acho que como usuarios de tecnologia temos de colaborar com o desenvolvimento do SL
    corrigir suas falhas e equipara-lo aos demais sistemas tornando o robusto para os adoradores de terminais em modo texto e simples para os usuarioscomuns que não suportam perder tempo tentando aprender a fazer uma tarefa ou emulando um jogo, deixar um SL estavel robusto e simples para o usuario é uma tarefa a ser enfrentada, pq temos de lembrar que todos os sistemas são feitos para os usuarios.
    e mesmo que adorando o bash temos de lembrar que a maioria dos mortais precisa de um menu "K" ou de um botão "iniciar"

  8. #8

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    concordo com o 4L3X4NDR3, que de acordo com um outro post está vivendo na pele esta situação. O detalhe que poucos observam é o GNU/Linux NÃO FOI CRIADO PARA SUBSTITUIR O Windows.
    O objetivo do projeto GNU era criar um sistema operaciona LIVRE, ou seja, um sistema que permita aos usuários a liberdade de olhar o código, alteralo e redistribui-lo da forma que quiser, desde que respeite estas liberdades dos outros usuários, baseado na filosofia UNIX. O kernel Linux foi escrito com o objetivo de imitar (por aprendizagem e posterior DOMINAÇÃO GLOBAL) O MINIX, um UNIX propietário. alguem falou em Windows? os odiadores da microsoft se apoiaram nele como alternativa, mas o sistema (GPL) com o objetivo de substituir o windows é o ReactOS. o GNU/Linux é um SO unix-like, feito para substituir UNIX propietários, como o Solaris e o HP-UX, onde devemos observar que este venceu, mas originalmente o seu propósito não é a substituição do Windows.

  9. #9
    cortez__
    Visitante

    Padrão Re: O SO Linux esta preparado para subistituir o Linux?

    Bom dia.

    Mais do que problemas tecnicos, isso é um problema um tanto quanto comercial.
    OS fabricantes de Hardware, e grandes desenvolvedores de software acham dificuldade em trabalhar com linux pelo numero de distribuições que exitem, possibilitando assim dificuldade no suporte a todas elas.

    É estrategia de MKT. Em vez de ter que apurrinhar os mantenedores de distros para que forneçam em seu SO o driver pro seu hardware, suporte pra sua aplicação, etc, provocarem essa necessidade no consumidor final.
    Fazendo este inverso, os mantenedores das distros teram de disponibilizar na sua distro, caso contrario ela praticamente ficara sem mercado.

    [email protected]

    Att,
    Marcos Vinicius M.da Silva Junior
    "Linux is Commerce"