+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jmbres
    Visitante

    Padrão Configuração do CUPS

    Pessoal,

    Meu problema é o seguinte:
    Minha rede tem + ou - umas 30 impressoras compartilhadas por S.O. Linux e Window$.
    Para administrar isso utilizamos o CUPS que tem se comportado bem, mas alguns recursos me fazem falta.
    Por exemplo, naum quero que outro usuário utilize a impressora do faturamento, que fica com formulário de Nota Fiscal. Só que qdo peço para imprimir a impressora aparece na lista.
    Tenho uma impressora laser em cada departamento. Quero que só os users do depto vajam sua impressora.
    Ou seja:
    Não consigo criar grupos de usuários no CUPS.
    Não consigo bloquear recursos no CUPS.
    Não consigo definir regras para utilização das impressoras.
    E não encontro nada, nenhum material para me auxiliar na sua configuração.

    Alguém pode me ajudar?
    Existe alguma alternativa mais maleável que funcione corretamente?

    Obrigado.

    JMBres 8-)

  2. #2
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Configuração do CUPS

    Olha, eu uso o cups onde trabalho, temos 130 estacoes ruindows e Linux. Vamos por partes, vc nao quer que determinada estação enchergue determinada impressora, nao é??? Isto é simples, na estação, instale apenas a impressora que voce quer. Caso esta configuração dependa do usuario e nao da maquina, vc pode incluir-los no Deny Users.
    Não sei que tipo de regras vc pretende criar, mas com o CUPS é possivel definir numero maximo de trabalhos de usuarios, cotas de folha (só vi funcionar em estaçoes linux), quais impressoras aceitam trabalho de determinado usuario ou maquina, etc.

    Um bom lugar para encontrar informações sobre o CUPS é na propria www.cups.org
    qquer duvida volta ai no forum

  3. #3
    jmbres
    Visitante

    Padrão Re: Configuração do CUPS

    Kra,

    Valeu demais.
    Vou tentar implementar e posto aqui a solução.
    Falow 8-)