+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecpimenta
    Visitante

    Padrão Fazendo Backup completo do sistema

    E ai galera blZ?

    :-)

    Tenho um servidor linux no debian, queria saber um Backup completo dele, como poderia fazer? pois se o HD dele pifar eu instalo o Backup é.. pronto..

    Tem como vocêis me ajudarem?

    Obrigado,

    Fernando P.

  2. #2

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    faça uma imagem do sistema opearcional. Tente o G4U

  3. #3
    tecpimenta
    Visitante

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    Amigo, você tem algum artigo ensinando?

    Obrigado

  4. #4

  5. #5
    Robosn Dantas
    Visitante

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    Não vá pela coruja :lol: (brincadeira), use o Ghost e faça o backup competo do HD ou da partição e coloque em um segundo HD ou diretamente nos CD's. Ao recuperar (um dia), o sistema vai ser recuperado inteiramente do jeito que estava, sem NENHUMA modificação. Mas para isso reserve muitos CDs virgens, uns 25 a 30. Porém, é o melhor Backup que se pode fazer. Creio que a filosofia de Backup, é ter seus dados guardados da melhor forma possível, mesmo que isso gaste tempo e muitos discos...

    PENSE A RESPEITO......
    O Ghost você encontra na internet, e você executa ele em um boot via DOS, grave um CD com o boot DOS (IBM-DOS, MS-DOS, ou FreeDOS), coloque o Ghost no CD e dê o boot, chame o GHOST após o boot e siga os passos das telas, uma observação é que existe um GHOST todo em português do Brasil.

    Primeira vez que acessei esse fórum, eu tava procurando uma coisa e caí aqui, resolvi responder essa dúvida, incrivel né? sempre se faz uma pergunta no primeiro POST :lol:

  6. #6

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    primeiro, é um pinguim Wolverine, e segundo, vc sabe o que é o G4U?
    é um software OPEN-SOURCE que faz a mesma coisa que o ghost (vc acha que o g é de que?????), ou seja, faz backup completo do HD, gerando umaa imagem em uma máquina remota, com a vantagem de servir PARA QUALQUE S.O e é de gratis com o código fonte ABERTO (sim, código fonte aberto, com licença BSD). Como a idéia do forúm é promover o software livre (GNU/Linux entre outros) acho bem mais interessante sugerir uma solução que sirva para QUALQUER SISTEMA OPERACIONAL E QUE SEJA 100% CA/SL do que um produto PAGO E CARO.

  7. #7
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    Use o dd é um comando do proprio linux e nao precisa baixar nada..
    A sintaxe é:
    dd if=/dev/hda1 (partição de origem) of=arquivo.img (arquivo imagem)

    Receita de bolo (tudo como root):
    1- De o boot por um live cd ou disquete, pois a partiçao raiz nao pode estar montada.
    2- # fdisk -l
    vao aparecer todas as suas partições

    3 - monte a partiçao onde vai ser gravada a imagem e

    4 - # dd if=/dev/hda1 | gzip --fast > arquivo.img.gz
    (esta opção usa o gzip para comprimir o arquivo caso vc nao use, o arquivo vai ter o mesmo tamanho da partição.

    para restaurar a imagem o caminho é inverso

    # gzip -d -c arquivo.img.gz | dd of=/dev/hda1

    E seja feliz!!! :-D

  8. #8

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    o referido G4U é um netbsd reduzido com o dd e um cliente de ftp. faz exatamente isto, só que com uns scripts para facilitar e permitindo fazer a transmissão pela rede.

  9. #9
    max_mori
    Visitante

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    Poder ser usado um Gravador de DVD??? (curiosidade)


    Gradecido pela Ajuda!!!!

    Max_mori

  10. #10

    Padrão Re: Fazendo Backup completo do sistema

    de forma direta, sem precisar de uma partição temporária: não. mas estou trabalhando em um sistema de backup que faça isto, mas tá dando um trabalho.......