+ Responder ao Tópico



  1. #1
    PolacoCWB
    Visitante

    Padrão wireless link 15Km qualidade do sinal como medir ? qual equipamento usar

    tenho dois escritorios e a distancia ente eles é de 15 km nao existem morros no meio num deles ja existe uma torre de telefone da embraltel no outro tem uma caixa de agua com 30 metros de altura tem algum aparelho para medir como vai ficar a qualidade do sinal ou se ele vai sofrer alguma interferencia ...? :?

    :-D Aproveitando o post qual aparelho seria indicado para a comunicçao ?

    Valeu !

  2. #2

    Padrão Re: wireless link 15Km qualidade do sinal como medir ? qual equipamento usar

    Ê negão .... o negócio é teste mesmo. Instale uma antena de boa qualidade e faça o teste de recepção do próprio lugar .... assim não restará dúvidas.

  3. #3
    PolacoCWB
    Visitante

    Padrão Re: wireless link 15Km qualidade do sinal como medir ? qual equipamento usar

    :-o poxa so no teste mesmo :cry:

    Entao qual seria o equipamento mais adequado para eu comesar a fazer os testes ? sera que eu consigo 10MB/s ? :?

  4. #4
    Rôney Eduardo
    Visitante

    Padrão Re: wireless link 15Km qualidade do sinal como medir ? qual equipamento usar

    Rapá, 10 MB/s você só consegue usando equipamento 802.11a ou outros que trabalhem na frequência 5.8 Ghz (eu recomendaria os teramax ou airaya), porém são muito caros.

    Na frequência de 2.4 Ghz (onde os equipamentos são bem mais acessíveis) você pode conseguir um enlace variando de 2 a 4 Mbits/s, dependendo da qualidade dos equipamentos (rádios, antenas) e também da qualidade da mão-de-obra.

    Os equipamentos que eu recomendaria para esse p-t-p são:

    . 2 AP's Zinwell G-120 (250mW) - R$ 255,00 em média cada um
    . 2 Antenas de grade Aquario 25 dBi - R$ 75,00 em média cada um
    . Pig-tails, conectores N e cabo RGC-213 (ai vai da distância, etc).

    As empresas que vendem esses equipamentos, que eu posso te recomendar são:

    . www.wirelessbt.com.br
    . www.seitel.com.br

    Quando você for falar com os vendedores dessas empresas, passe a situação pra eles que eles vão te dizer a quantidade de cabo e os tipos de conectores e pig-tails necessários.

    Você vai precisar também de 2 caixas herméticas para armazenar os rádio, já que um vai ficar em cima da torre e o outro vai ficar em cima da caixa d'água.

    Dai de cada rádio você vai sair cabo UTP (multi-lan/rede) até o switch de cado lado/escritório.

    E finalmente, quanto a legalização, já que o enlace é entre matriz e filial (assim eu percebi) você não precisa comunicar nada à ANATEL.

  5. #5
    PolacoCWB
    Visitante

    Padrão Re: wireless link 15Km qualidade do sinal como medir ? qual equipamento usar

    :-D noussa cara valeu a aula ai !! me ajudo muito :-D


  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: wireless link 15Km qualidade do sinal como medir ? qual equipamento usar

    só um complemento... se a cidade possuir mais de 500 mil habitantes, mesmo que seja entre matriz e filial e usando 2.4 Ghz precisará sim de licença de estação. Algo em torno de R$ 1.400 pela licença e 50% deste valor anualmente para renovar a licença.