+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão Provedor - Log de acesso.

    Olá pessoal,

    Trabalho em um provedor de internet a cabo e preciso logar todas atividades de cada usuário. Por exemplo: site acessado, ftp... tudo que passar pelo cable modem tudo mesmo.

    Sobre os sites, o squid sei que faz, mas e os outros serviços? :?

    Se alguém tiver alguma idéia....

    obrigado.

    Mav3r1ck


  2. #2
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    Não acho que isso seja ético não. os usuários estarão cientes de que você vai estar monitorando ? cuidado cara, um cliente meu também provedor perdeu mais de 50% dos clientes pq a informação de que ele usava o sarg para ter relatório dos sites visitados vazou e olha que a intenção dele era apenas evitar uma situação desconfortável que vinha acontecendo : o provedor era wifi e as vezes uma AP travava e alguns clientes ficavam sem acesso... quando isso acontecia ele dava um desconto na mensalidade referente aos dias/horas que ficou sem acesso, alguns espertos se aproveitando da boa vontade do cara alegavam que estavam a 2 3 dias sem acessar e com isso queriam desconto. O uso do sarg era na verdade de provar para o cliente que ele acessou no dia e hora que reclamou. nem todo mundo gostou de saber que estava sendo monitorado!

    mas instala o snort com acid e mysql e configura ele certinho que tudo que passar pelo teu gateway vai ser registrado como "tentativa de ataque" e vai ficar gravado num log pelo acid.

  3. #3
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    Mas se não me engano, todos provedores precisam ter um log de tudo que foi acessado.... isso um advogado me disse em um curso...

    Se vc não tiver estes logs e acontecer um ataque externo ou qualquer outro crime vindo de um dos seus clientes, como vc faz?

    vlw..

    Mav3r1ck

  4. #4

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    Cara, se você deixar isso claro no contrato de seus clientese e se responsibizando pelo sigilo dos relatório, acredito que não haverá problemas.
    Somente uma solicitação da justiça :-o pode pedir a quebra dos "logs" e assim você se isenta de culpa. :-)

  5. #5
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    Olá pessoal,

    Mas eh exatamente esta a finalidade dos logs Duca...

    e aí? sabe qual a melhor forma de gerar estes logs?

    No momento estou gerando com iptables, mas eh meio complicado... ele gera coisas d+

    vlw

    Mav3r1ck

  6. #6

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    Bem, Mav3r1ck, acho que existem alguma ferramentas que podem ajudar no controle de logs, realmente não conheço nenhum agora, se bem que tô preciso de uma ferramenta dessa tb :-P, vou ar um olhada na net e posto aqui.
    Flw !! :-)

  7. #7
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    blza.. vlw

  8. #8

    Padrão Re: Provedor - Log de acesso.

    Olhe essa ferramnet ossec Hids, o whiter_tiger, um dos membros deste fórum conhece bem está ferramenta.

    site: http://www.ossec.net/

    flw !!