+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Delay Pools

    Amigos venho novamente pedir a ajuda do forum, estou precisando colocar o delay pools para funcionar onde eu trabalho, só que não é um delay trivial, tem que ser feito da seguinte forma:

    1. Tenho que fazer o delay por extensões, todas as extensões serão bloqueadas com excessão de .html .htm .php .jpeg .jpg .png .gif .asp, essas tem que ficar com banda liberada.

    2. As extensões que sofrerão o delay tem que ter velocidades diferentes de acordo com o plano do cliente ex: cliente 1 tem o plano de 64k, então só poderá fazer download das extensões com delay a no maximo 64k, os de 128k a no maximo 128k e por ai vai...

    Já tentei fazer isso aqui mas no maximo o que consigo é ou fazer o delay de tudo ou de nada.... eru não consigo de jeito nenhum, vi em algum sites que se quiser bloquear tudo menos as extensões citadas tenho que criar uma ACL do tipo:

    acl extensoes url_regex -i .* !.html !.htm !.php !.jpeg !.jpg !.png !.gif

    Só que se eu colocar essa regra ai o squid faz delay de todas as extensões, se alguem poder me ajudar eu agradeço.

    Aguardo retorno.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Delay Pools

    Ninguem??????? :mrgreen:

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Delay Pools

    Citação Postado originalmente por TheHawk
    Amigos venho novamente pedir a ajuda do forum, estou precisando colocar o delay pools para funcionar onde eu trabalho, só que não é um delay trivial, tem que ser feito da seguinte forma:

    1. Tenho que fazer o delay por extensões, todas as extensões serão bloqueadas com excessão de .html .htm .php .jpeg .jpg .png .gif .asp, essas tem que ficar com banda liberada.

    2. As extensões que sofrerão o delay tem que ter velocidades diferentes de acordo com o plano do cliente ex: cliente 1 tem o plano de 64k, então só poderá fazer download das extensões com delay a no maximo 64k, os de 128k a no maximo 128k e por ai vai...

    Já tentei fazer isso aqui mas no maximo o que consigo é ou fazer o delay de tudo ou de nada.... eru não consigo de jeito nenhum, vi em algum sites que se quiser bloquear tudo menos as extensões citadas tenho que criar uma ACL do tipo:

    acl extensoes url_regex -i .* !.html !.htm !.php !.jpeg !.jpg !.png !.gif

    Só que se eu colocar essa regra ai o squid faz delay de todas as extensões, se alguem poder me ajudar eu agradeço.

    Aguardo retorno.
    Olá amigão porque você não usa conrole de banda por QOS .... ?

    cbq ou htb são bons controladores ...aánhei muito para implementar ...
    mas depois fica filé ...

    mais tem esses link s que explica o delay pools legal ...

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...=1157&pagina=2
    http://www.aplinux.com.br/?q=node/87
    http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20041228.php

    valew ...

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Delay Pools

    Eu já faço o controle com o bandlimit.... o problema é q eu quero dar um diferencial, eu vou liberar a porta 80 do controle e coloco o squid pra fazer isso.... ai se um usuario for navegar num site qualquer ele vai conseguir abrir tudo bem rapido.... mas na hora hora que ese mesmo usuario fizer um download vai vir na velocidade da conexão contratada... a ideia é de acelerar a navegação dos clientes... eu já dei uma olhada nesses links, consegui colocar o delay pools para funcionar, só q o que eu preciso é que cada cliente consiga fazer os downloads na velocidade que ele contratou:

    Cliente 1: Contrato 64k - Download 8k
    Cliente 2: Contrato 128k - Download 16k

    E por ai vai.... só q não consigo fazer o squid direferenciar isso, se eu limito 64k nos download o squid faz isso pra todo mundo, se alguem souber como fazer isso eu agradeço.

    Até mais.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Delay Pools

    Amigo,

    aqui esta oque você quer, no arquivo citado abaixo, coloque as extensões que você deseja acelerar.

    squid.conf

    acl paginas urlpath_regex -i "/etc/squid/acelerador/paginas.txt"

    delay_pools 2
    delay_class 1 3
    delay_class 2 3

    delay_access 1 allow paginas
    delay_access 1 deny all
    delay_access 2 allow suarede
    delay_access 2 deny all

    delay_parameters 1 131072/2097152 -1/-1 98304/131072
    delay_parameters 2 131072/2097152 -1/-1 32768/65536