+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas sobre o funcionamento do linux

    e aee gurizada...blz...assim, to com umas duvidas básicas sobre o funcionamento do linux, por isso vou postar as perguntas abaixo....
    estou usando slackware 10.2, kernel 2.4 e kde 3.4....[]'s...dedao

    1 - um link simbolico eh como se fosse um atalho ?
    2 - pra que tem que criar um link simbolico quando vai c instalar um drive d dvd tipo, ln -ls /dev/sr0 /dev/dvd ?
    3 - Se eu der a permissao 755 para um usuario, mostra q ele tem permissao total, mas o grupo nao, ok. Mas c o grupo nao tem permissao de executar, ele tbm nao tem,, estou certo ?.....ou seja, nao adianta dar permissao total ao usuario c o grupo nao tiver...eh isso ?
    4 - Por que quando eu crio um arquivo e salvo no meu diretorio /home/dedao, depois ele nao deixa eu alterar, mover ou excluir ?....isso acontece bastante quando eu formato o / ...reinstalo o linux de novo e coloco o /home no fstab...e crio o mesmo usuario no /home....geralmente eu nao tenho permissao de exclusao.
    5 - pq as vezes eu crio um arquivo no KWrite, e depois quando eu mando abrir o arquivo, o linux abre aquela caixinha pedindo com q software eu quer q ele abra o arquivo, como c o linux nao "reconhece-se" o tipo d arquivo.
    6 - meu xine ta dando pau, pq acho q eu criei uns links simbolicos errados.....c eu remover o xine, tbm sera apagado os links simbolicos ?
    7 - pq quando eu abro alguma radio no firefox, em vez d ele tocar na janela da radio, ele abre o xine....tem como fazer ele tocar na janelinha da radio ?...uso firefox 1.5.0.1


  2. #2

    Padrão Re: duvidas sobre o funcionamento do linux

    1 - um link simbolico eh como se fosse um atalho ?
    R. Um link simbolico serve como um atalho tanto para uma pasta quanto para um arquivo. Tendo a funcao de um atalho sim.


    2 - pra que tem que criar um link simbolico quando vai c instalar um drive d dvd tipo, ln -ls /dev/sr0 /dev/dvd ?
    R. Eu tenho um gravador de dvd, coloquei apos instalar o slackware. Uso o slack 10.1 e nao preciso criar o link. Geralmente faz-se isso pelo fato de ter que criar uma pasta onde sera jogado o conteudo do cd montado no dvd e a pasta de se fazer isso eh o /mnt (diretorio de montagem)

    3 - Se eu der a permissao 755 para um usuario, mostra q ele tem permissao total, mas o grupo nao, ok. Mas c o grupo nao tem permissao de executar, ele tbm nao tem,, estou

    R. Quanto a permissoes de arquivos

    Suponha que voce crie um arquivo

    exemplo.txt

    $touch exemplo.txt e ele estiver dentro do seu home, somente o usuario desse home podera acessar. No caso da permissao 755 voce determina a esse arquivo exemplo.txt que o dono tem permissao total, escrever, ler e executar
    dentro dessas permissoes vc diz que

    o dono = 7
    o grupo tem 5 e
    outros que nao sao do grupo tem 5 tambem.

    Ou seja, voce faz o que quiser, outros podem ler e executar. Porem, se estiver dentro do seu home, nao poderao mexer nele pois o diretorio do usuario so pode ser acessado pelo usuario dono do grupo
    Se voce der permissao a pasta /home/usuario de 766 ai sim, eu posso com meu usuario spyderlinux acessar o seu home e mexer nos conteudos

    4 - Por que quando eu crio um arquivo e salvo no meu diretorio /home/dedao, depois ele nao deixa eu alterar, mover ou excluir ?....isso acontece bastante quando eu formato o / ...reinstalo o linux de novo e coloco o /home no fstab...e crio o mesmo usuario no /home....geralmente eu nao tenho permissao de exclusao.
    R. Se voce cria no seu home um arquivo vc tem permissao pra fazer o que quiser, mesmo que nao faca chmod + permissao + arquivo

    Quando voce monta no fstab voce tem que deixar no mesmo permissao pra usuarios poderem mexer (semelhante a permissao de usuarios montarem cdrom)

    5 - pq as vezes eu crio um arquivo no KWrite, e depois quando eu mando abrir o arquivo, o linux abre aquela caixinha pedindo com q software eu quer q ele abra o arquivo, como c o linux nao "reconhece-se" o tipo d arquivo.
    R. Voce tem como especificar que para aquele tipo de arquivo somente seja aberto com tal programa
    A primeira vez voce vai no binario dele e aponta o caminho e deixa marcado o campo lembrar sempre essa decisao


    6 - meu xine ta dando pau, pq acho q eu criei uns links simbolicos errados.....c eu remover o xine, tbm sera apagado os links simbolicos ?
    R. NAO

    7rimeira vez voce vai no binario dele e aponta o caminho e deixa marcado o campo lembrar sempre essa decisao


    6 - meu xine ta dando pau, pq acho q eu criei uns links simbolicos errados.....c eu remover o xine, tbm sera apagado os links simbolicos ?
    R. NAO

    7 - pq quando eu abro alguma radio no firefox, em vez d ele tocar na janela da radio, ele abre o xine....tem como fazer ele tocar na janelinha da radio ?...uso firefox 1.5.0.1
    R.
    O programa para execussao de videos no linux eh o xine, ou para sons o xmms mas nesse caso o xine eh carregado. Nao consegui ate hj tocar na janela da propria estacao.



    Espero ter ajudado um pouco quanto as duvidas.
    Se houver algo a acrescentar ou corrigir alguem podera ajudar mais.
    Essas duvidas voce soluciona melhor olhando o focalinux

    Abraco