+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link PtP usando NLOS/WiMax

    Pessoal,

    Quem tem experiência com NLOS/WiMax poderá me ajudar. Preciso montar dois enlaces, sem visada, podendo usar qualquer frequencia (não existem outros rádios do 2,4 ou 5,8 nessas regiões) sendo que um dos enlaces nao tem visada direta (area de fresnel fica 12 metros acima do ponto mais alto dos meus repetidores).

    Acho que usando Canopy seria interessante, mas gostaria de saber qual modelo do equipamento devo usar (inclusive com a antena). Se alguem puder me indicar equipamentos para isso eu fico agradecido.

    Enlace 1: sem visada direta devido a desnivel de terreno/17 Km

    Enlace 2: visada direta apenas com algumas arvores/35 Km

  2. #2

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Eu tambem estou superinteressado em saber se existe algum equipamento que faça um ponto a ponto sem visada de uns 15Km, vou ficar de olho nesse tópico pq ja faz muito tempo que eu to perguntando mas ninguem me respondeu ainda!!!

  3. #3

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    jrctec,

    realmente acho que a coisa não anda da mesma forma que eu esperava...

  4. #4

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    olha pessoal, esse é o sonho de qq provedor hj em dia!!!

    a única opção que vi no mercado até hj é o libra, este funciona até 3km sem visada direta.

    agora 15-20km ai o jeito é:

    montar repetidoras ou elevar mais as torres até conseguir visada!

  5. #5

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    ijr,

    Mesmo com os rádios Canopy?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Nataniel, se pararmos para pensar o Canopy seria uma opção interessante, pois utiliza TDMA, que é uma beleza em regiões montanhosas e de difícil visada. Mas como provedor é pobre demais, não conheço até hoje unzinho sequer que esteja utilizando esses equipamentos. Me passe uma msg em pvt que envio um contato de um eng° que conheço e atualmente é representante do Canopy na minha região.

  7. #7

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    eu particularmente não usei esses canopy, mas acredito que sem visada neste ditância fica complicado.


  8. #8

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Olá, manda um e-mail para André Lucas "[email protected]" acho q ele pode te ajudar estou negociando um equipamento pra fazer um ponto a ponto de 100 km com um repetidor no meio, ele disse q tem equipamento q pode fazer um ponto a ponto de mais de 10 km sem visada.

  9. #9

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Citação Postado originalmente por sergio
    Nataniel, se pararmos para pensar o Canopy seria uma opção interessante, pois utiliza TDMA, que é uma beleza em regiões montanhosas e de difícil visada. Mas como provedor é pobre demais, não conheço até hoje unzinho sequer que esteja utilizando esses equipamentos. Me passe uma msg em pvt que envio um contato de um eng° que conheço e atualmente é representante do Canopy na minha região.
    Aqui na minha cidade tem um que usa e cobra R$ 1.000,00 na taxa de instalação...HeuHE...isso pq ele trás os Canopy de contrabando de Miami....se fosse tudo legalisado seria mais caro que isso ainda.

    Mas canopy faz, teoricamente, até 3 Km sem visada....mas na prática não é tão "sem visada" assim....

  10. #10

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    um vendedor da mulltech me garantiu que um canopy da uns 15km sem visada e disse que aceita devolução se nao der!!!
    Eu acho que vou comprar e falo pra vcs qdo eu testar aqui mas podia aparecer alguém que ja usou pra falar!!

  11. #11
    hawk23
    Visitante

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Cara estou achando essa afirmação do vendedor meio complicada, pois aqui na minha cidade um provedor comprou mais de 1000 canopys pois atende 6 estados , e na cidade mais proxima que fica a 3 km de distancia eles não conseguem atender , pq o sinal dos canopys não conseguem chegar até lá .

  12. #12
    Herlon
    Visitante

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Pelo que estudei, nenhum radio sem visada destes citados realmente alcançam esta distância.
    Conversando com o pessoal da BRT que veio lançar uma fibra aqui para nós o unico radio que utilizam em 5.8 Ghz que permite não ter visada até uma distância destas é o ALCATEL, mas da no maximo 2 MB.

  13. #13

    Padrão Re: Link PtP usando NLOS/WiMax

    Herlon,

    Realmente os rádio Alcatel (que são da marca Alvarion) fariam esse tipo de enlace e 2 Mbps é mais do que eu necessito (512 Kbps já me serviria). O problema é que são equipamentos vendidos apenas a empresas de Telecom (pelo que meu fornecedor passou).

    Tentei com a Alvarion mas custou um bom tanto a mais do que eu esperava, coisa de 8x o preço do mesmo rádio Canopy.

  14. #14

    Padrão

    sonhar e livre, sem visada 15km..... o sistema canopy usa 5.7ghz entao nao adiantam protocolos e soft se o sinal no receptor nao chega, o que acho que podem se referir e a colocacao de celulas em lugares que posam se comunicar entre elas e fechar links por rotas diferentes, tipo mesh, acredito que seja isso.O cara que aceita devolucao vai te dizer que tu nao apontou a antena que o teu cabo ta ruim etc etc.Acho que em 900mhz seria uma melhor opcao, pena que sao caros os equipamentos.

  15. #15

    Padrão

    Caros,

    já fiz muitas tentativas de montar um enlace de 3 Km sem visada. (com obstrução de um morro). Utilzei entre outros, um par de AirMux da RAD , equipamento 4 vezes mais caro que os CANOPY, mas que tambem não teve sucesso.

    em várias conversas com engenheiros , fui esclarecido que operar sem visada não é fazer mágica, ou seja a modulação ortogonal não ultrapassa uma montanha. Ela precisa fazer reflexão para o enlace montar.

    No seu caso não vejo solução. Se conseguir , me conta o que usou , pois todos temos muito interesse.

    Cordialmente,

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    sonhar e livre, sem visada 15km..... o sistema canopy usa 5.7ghz entao nao adiantam protocolos e soft se o sinal no receptor nao chega, o que acho que podem se referir e a colocacao de celulas em lugares que posam se comunicar entre elas e fechar links por rotas diferentes, tipo mesh, acredito que seja isso.O cara que aceita devolucao vai te dizer que tu nao apontou a antena que o teu cabo ta ruim etc etc.Acho que em 900mhz seria uma melhor opcao, pena que sao caros os equipamentos.
    Disse tudo, amigo...

    Quem conhece de radio frequencia sabe que micro ondas não atravessa nada, sempre estive ansioso pra ver de perto que magica o Wimax vai fazer, ainda mais com essas potencias ridicúlas que temos nos radios, e realmente pra esse caso a faixa de 900 mhz pode resolver, vou achar o endereço do fornecedor e posto aqui!