+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vboasnet
    Visitante

    Padrão Access Point no OpenBSD

    Ola amigos do Fórum,
    Seguinte...

    Estou concluindo o meu curso de ciência da computação :-D...ufa..até que em fim!!!

    Bom... O nosso trabalho de conclusão de curso é a construção de um Access Point com OpenBSD e OpenVPN...

    Instalamos o OpenBSD e tudo ocorreu sem maiores problemas...
    A grande vantagem é que o sistema já detectou a nossa placa de rede wirelless... rtw0 --> RealTeck8081L

    Bom... Nas nossas pesquisas pela intenet... encontramos um tutorial que ensinava a fazer com que o OpenBSD funcionasse como um Access Point...

    Para isso bastava a gente acrescentar a seguinte linha em /etc/hostaname.rtw0

    inet 192.168.2.254 255.255.255.0 NONE media autoselect mediaopt hostap mode 11g nwid my_secure_wlan chan 11

    Tal artigo se encontra neste endereço: http://software.newsforge.com/articl...75249&from=rss

    Colocamos a tal linha...

    Bom... o nosso cliente Windows 98 com um cartão de rede wirelless devidamente configurado e usando um software que instalamos junto com a placa detecta o nosso Access Point no OpenBSD...

    Damos uma busca e ele o encontra na rede...

    Porém, ao clicar no botão conect para estabelecer a conexão entre o cliente e o nosso Access Point ele não consegue... até tenta... mais não consegue...

    Tem um ícone próximo ao relógio que ao estabelecer a conexão ele fica verde e quando a conexão não esta estabelecida fica vermelho...

    Como devemos proceder de forma a estabelecer a conexão???
    Será que esta faltando algo???

    Desde já agradecemos muito a ajuda...

    CARLOS RENATO VILAS BOAS DA SILVA

  2. #2
    chipmaster
    Visitante

    Padrão Re: Access Point no OpenBSD

    Acho que deve ser um problema de firewall.
    De uma verificada nas suas regras.

  3. #3

    Padrão Re: Access Point no OpenBSD

    Cara, quem sabe... mas será mesmo?

    Pq veja bem, eu disse "quem sabe", pq muita coisa acontece sem ter motivo pra acontecer.

    Exemplo:

    Wireless funciona na camada 1 e 2, o PF do openbsd funciona só na camada 3.

    Entao, nao teria como filtrar nada na camada 2 correto?
    Entao ... simplificando tudo,
    o PF nao teria como dizer se o cara pode ou nao conectar.

    Entendeu a ideia?

    Para um wireless funcionar legal, bastaria só colocar o modo de operacao e um canal.

    Faça manualmente esse comando entao:

    ifconfig rtw0 inet 192.168.2.254 mediaopt hostap nwid teste chan 11

    e depois veja o resultado....


    Saudações,