+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lmroot
    Visitante

    Padrão Imagem do hd

    Olá pessoal!!!

    Eu tenho um PC com Debian, eu estou querendo fazer uma imagem do HD inteiro e gravar num CD, se caso der algum problema na minha instalaçãoeu possa voltar essa imagem e o PC volte a funcionar normalmente, qual seria a melhor maneiro para se fazer isso, se é que é possivél?

    Valeu pessoal!!

  2. #2

    Padrão Re: Imagem do hd

    dd if=/dev/hda of=/dados/imagen.img bs=1k

    essa pasta dados deve ser criada em outro hd ai vc remove o hd e sempre tera uma copia so uma coisa em cd deve fica meio dificil visto que a sua imagem deve ficar com algo em torno do tamanho do seu hd para vc nao sofrer armazenando espaço vazio de um df -a e veja qual o ultimo bloco em uso exemplo :

    /dev/hda4 18409920 11551480 6858440 63% /
    proc 0 0 0 - /proc
    sysfs 0 0 0 - /sys
    /dev/hda1 192736 41844 150892 22% /boot
    /dev/hda3 19534436 3210256 16324180 17% /usr
    devpts 0 0 0 - /dev/pts
    usbfs 0 0 0 - /proc/bus/usb


    Olha aqui o ultimo 19534436 sacou ?

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Imagem do hd

    Caso hd original de problema é só colocar o hd com imagem e dar um boot nele o sistema volta normal, apenas isto ? :mrgreen:

  4. #4

    Padrão Re: Imagem do hd

    nao vc boota com um cd do curumim a sua maquina com o hd com a imagem e com a hd que vc vai instalar e ai vc da um dd de volta
    tipo
    dd if=/dados/imagem.img of=/dev/hda bs=1k
    e pronto ai vc manda reiniciar pelo hda e ja funcionou o que pode acontecer é ele ter de refazer a arvore semantica do hd porque vc "cortou" a imagem com o tamanho do que voce tava usando e na mbr esta indicando outro tamanho mas ele reconstroi numa boa e no segundo boot ja sobe normal eu uso aqui tenho aproximadamente 40 maquinas todas com a mesma imagem feita da mesma forma como eu expliquei.

  5. #5

    Padrão Re: Imagem do hd

    Olá pelo que você explicou os passos são estes coloco cd do Kurumin do boot pelo CD, na máquina estão HD original e o Hd espelho, do o ocmando dd if=/dados/imagem.img of=/dev/hda bs=1k, no caso /dados/imagem é meu HD espelho, próximo passo removo HD danificado stá confuso , o Linux reconstroi a arvoré de diretorio (automaticamente) ? ou preciso de laguma outra ferramenta ?

    Ok .

  6. #6

    Padrão Re: Imagem do hd

    O que pode acontecer é que ao recuperar a imagem, na primeira inicialização o reiserfsck vai achar estranho porque o hd termina muito antes do que é indicado na mbr sacou ???