+ Responder ao Tópico

usb



  1. #1

    Padrão usb

    um amigo tem um celular motorola e398 e sempre vem em casa pra eu baixar uma musicas pra ele, no kurumim era muito simples. espetava o cabo usb e depois:

    moun /dev/sda1 /mnt/usb e pronto tava dentro do celular era realmente simples, trabalhava como se fosse outro hd dava um ctrl+c nas musicas no meu hd e ctrl+v na pasta montada e blz.

    agora to com o slack 10.2 , ele detecta blz :
    var/log/messages
    Mar 23 15:55:15 nelson kernel: hub.c: new USB device 00:03.1-2, assigned address 6

    o comando lsusb :
    Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
    Bus 003 Device 006: ID 22b8:4810 Motorola PCS E398 Storage
    Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
    Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

    só não consigo montar nem a pau !
    tentei todos sdaX , hdX - google e nada, alguém pode dar uma luz ?

    obrigado,

    Nelson

  2. #2

    Padrão Re: usb

    puxa não consigo mesmo !!!

    ninguém tem uma idéia ?

  3. #3

    Padrão Re: usb

    Qual distro, qual ver do kernel??

    Eu tenho um cel igual e uso com frequencia para carregar mp3 ou pegar as fotos que estão no cel E398.

    mtec :-o :-o :-o

  4. #4

    Padrão Re: usb

    slack 10.2
    kernel 2.4.31

    obrigado pela atenção !

  5. #5

    Padrão Re: usb

    Não vai funcionar a menos que vc atualize o kernel para 2.6.

    O modulo usado para este dispositivo é o uhci_hcd (ver para USB 2.0 se não me engano).

    mtec :-o :-o :-o

  6. #6

    Padrão Re: usb

    é, eu tava achando muito estranho não dar certo, blz, se é o kernel , então vou compilar o 2.6 e depois conto o que aconteceu.

    obrigado, até +

  7. #7

    Padrão Re: usb

    cara, me desculpe, mas na minha máquina sempre funcionou com o kernel 2.4.30 sem maiores problemas. Dá uma olhada se o hotplug (/etc/rc.d/rc.hotplug) tá rodando, caso contrário voce vai ter que carregar o módulo usb-massstorage na mão, ou alterando /etc/rc.d/rc.modules, mas esta história de recompilar o kernel é balela. O módulo USB está tão carregado que a máquina reconhece o dispositivo USB, mas não sabe o que fazer com ele. Rode um dmesg logo após conectar o celular e veja se tem alhuma mensagem dizendo que "no driver claim", ou seja, que nenhum driver ATIVO no sistema sabe gerenciar o dispositivo. O controle de USB (ou seja, a implementação do protocolo de comu icação a um nível mais baixo) é independente do protocolo de acesso a dados.

  8. #8

    Padrão Re: usb

    Bo tmb carregava o modulo citado e não funcionava. Quando atualizei para 2.6, por acaso testei e funcionou e vi que ele usas o modulo uhci_hcd.

    Um abc!!!

    :-o :-o :-o

  9. #9

    Padrão Re: usb

    ixi, agora to com o 2.6.16 e funfa blz, obrigado a todos e quando tiver outra chance vou testar no 2.4

    Nelson

  10. #10

    Padrão Re: usb

    Bingo... :-D :-D :-D

    mtec :wink: