+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RAID5 via Hardware

    Pessoal,

    Tenho uma duvida que ate parece boba, mas fiz uma pesquisda no google e nao achei resposta. A duvia eh: Qual a velocidade maxima transferencia que consigo em raid5 utilizando 3 discos com capacidade de transferencia de 150 MB/s (cada disco)?

    Por uma acaso seria algo em torno de 450MB/s?

    Eu sei que o raid5 tem um pouco de perda de performance devido ao algoritimo de paridade e crc para gravacao nos discos.

    [] Dotta

  2. #2
    maurice_maquino
    Visitante

    Padrão Re: RAID5 via Hardware

    Depende do padrão suportado pela placa, que dita a velocidade da interface. Placas Ultra SCSI (Fast 20) operam a 20 MB/s (placas de 8 bits) ou 40 MB/s (placas de 16 bits). Placas Ultra-2 SCSI (Fast 40) operam a 40 MB/s (8 bits) ou 80 MB/s (16 bits). As placas Ultra-3 SCSI (Fast 80) são as mais rápidas. operam a 80 MB/s ou 160 MB/s.

    Fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/131/

    Espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão Re: RAID5 via Hardware

    Citação Postado originalmente por maurice_maquino
    Depende do padrão suportado pela placa, que dita a velocidade da interface. Placas Ultra SCSI (Fast 20) operam a 20 MB/s (placas de 8 bits) ou 40 MB/s (placas de 16 bits). Placas Ultra-2 SCSI (Fast 40) operam a 40 MB/s (8 bits) ou 80 MB/s (16 bits). As placas Ultra-3 SCSI (Fast 80) são as mais rápidas. operam a 80 MB/s ou 160 MB/s.

    Fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/131/

    Espero ter ajudado
    Eu sei que depende do padrão da placa, tipo do disco, etc. O que eu estou tentando estimar é o seguinte: imaginando que eu tenha uma placa que suporte velocidade bem superiores a somas dos discos, qual seria a velocidade máxima que consigo com 3 discos que tranferem a 150 MB/s?

    Para RAID0 (somente stripping) 2 discos que conseguem taxa de tranferencia máxima de 150 operando em RAID0 isso deve dar +/- 300 MB/s (um pouco menos). Claro isso é considerando que a controladora suporta esta taxa de tranferencia.

    A minha duvida se originou devido ao fato do RAID5 ter processamento de crc e paridade diminuindo a taxa total de tranferencia... O que sei sobre a velocidade de tranferência em RAID5 é que a velocidade é algo em torno de (considerando disco identicos): alguma coisa abaixo da velocidade dos discos vezes o numero de discos.

    Outro fator de muda a velocidade é se acesso de leitura ou gravação e se é acesso seqüencial o aleatório.

    [] Dotta

  4. #4

    Padrão Re: RAID5 via Hardware

    cara, tenta fazer um teste "meio" tosco: rode time dd if=/dev/zero of=algumarquivonosdiscos bs=10M count=50, então voce vai ter uma estimativa (como já citei antes, meio tosca) de quanto tempo é necessário no seu sistema para gravar estes 500 Megas, e se vc quiser melhorar é só refinando. Não esquecendo que este é o tempo de gravação em um sistema de arquivos, que é certamente maior pois não é uma taxa raw, vc tá lidando com sistemas de arquivos e etc.

  5. #5

    Padrão Re: RAID5 via Hardware

    Citação Postado originalmente por evandrofisico
    cara, tenta fazer um teste "meio" tosco: rode time dd if=/dev/zero of=algumarquivonosdiscos bs=10M count=50, então voce vai ter uma estimativa (como já citei antes, meio tosca) de quanto tempo é necessário no seu sistema para gravar estes 500 Megas, e se vc quiser melhorar é só refinando. Não esquecendo que este é o tempo de gravação em um sistema de arquivos, que é certamente maior pois não é uma taxa raw, vc tá lidando com sistemas de arquivos e etc.
    Na verdade eu to querendo saber como calcular isso para fazer testes. Isso é para uma decisão de compra de discos e etc, para mim nao importa se a estimativa é tosca, é so para ter uma ideia. Entendeu o problema?

    [] Dotta