+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Dist.. melhor para RAID ??

    Pessoal estou tendo um Problema com RAID, qual a Melhor dist. ? para RAID

  2. #2

    Padrão Re: Qual Dist.. melhor para RAID ??


    Amigo, essa é uma pergunta complexa de responder. Com certeza, as distros Linux mais conhecidas no mercado mundial, fazem isso. Um colega aqui em Goiânia, está fazendo curso de Linux e a distro utilizada é o Mandriva. Ele me contou sobre o esquema de RAID e gostou muito. Mas já li matérias desse mesmo curso direcionado para Conectiva, Slackware, Debian, RedHat, SuSE, etc, etc. Ou seja, creio eu que antes de mais nada você vai ter que escolher uma distro da sua preferência e aprender sobre isso. Na empresa onde trabalho, quando o CPD era terceirizado, os caras instalaram um esquema de RAID, para rodar o Microsiga, com Oracle no RedHat 7.2 na época. Já li artigo aqui no Under e no VivaoLinux falando sobre RAID. Não parece ser algo muito fácil de entender a primeira vista. Mas vc chega lá.
    Um grande abraço .......... :wink:

  3. #3
    maurice_maquino
    Visitante

    Padrão Re: Qual Dist.. melhor para RAID ??

    Usa o RedHat 9!
    Se você não tiver problemas com compatibilidade em aplicativos que forem rodar no seu servidor use ele, pois é o mais fácil de se instalar, use um raid físico pois alem de tem uma melhor segurança a performance é bem superior.

    to me @#$%¨& para instalar uma controladora dessa no slackware. :-( :-(

  4. #4

    Padrão Re: Qual Dist.. melhor para RAID ??

    qualquer distribuição pode ser instalada sobre um raid, a diferença é que as supostas "amigáveis" te "ajudam" a fazer a instalação sobre softraids por meio de "assistentes fofos e mágicos". PS: algumas delas ignoram o que voce pode querer fazer com a máquina, então ai vão algumas dicas:
    Dica #1: nem todas as placas disponíveis no mercado suportam hardraid de verdade, principalmente umas sata baratas (e algumas caras também) que só vão funcionar com drivers de windows.
    Dica #2: escolha corretamente o tipo de RAID de acordo com as suas necessidades (velocidade, aumento de disponibilidade, segurança de dados)
    Dica #3: dependendo do uso da máquina, uma instalação de soft RAID com ROOT no raid pode ser desnecessária (máquinas que executam armazenamento de grande quantidade de dados, por exemplo servidores de domínio e servidores WEB em geral vão ter ou uma partição /home ou uma partição com páginas, arquivo e um banco de dados que precisam de espelhamento, enquando o sistema operaciona em sí pode ser facilmente recuperado, além de que se cria a possibilidade de expansão das partições de dados sem ter de reconstruir TODO o sistema e se vc tiver discos hot-swapable vc faz isto on-the-fly)