+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mjusto
    Visitante

    Padrão Colocar senha em pastas (samba)

    Olá, eu tenho um servidor samba na minha empresa com uma estrutura de dados assim +/-
    Vendas
    -produtos
    -materiais
    Administraçao
    -Contabilidade
    -Financeiro
    -Secretaria
    Tecnico
    -Informatica
    -projetos
    Pessoal
    -Murilo
    -Antonio

    e assim vai, mais eu queria colocar um usuario e senha para que cada pesso só possa usa o que ela pode, por exemplo, a secretaria só poderia entrar na pasta secretaria e o diretorio pessoal dela.. e ninguem poderia nem criar e nem apagar um diretorio, somente eu...

    Como que eu posso fazer isso?????

  2. #2
    slackrio
    Visitante

    Padrão Re: Colocar senha em pastas (samba)

    vc pode criar os usuarios de acordo com o nome das pastas por exemplo e com isso ira automaticamente ter a pasta com o nome do setor certo la vc usa o chmod pra setar as permissoes de WRX blz !!
    mais claro tem a forma de fazer isso pelo o samba neste caso vc usaria o valid users no samba para validar os usuarios e assim vai ... da olha olhada aqui mesmo no underlinux que tem varios materiais falando sobre isso


    valew

  3. #3

    Padrão Re: Colocar senha em pastas (samba)

    Citação Postado originalmente por mjusto
    Olá, eu tenho um servidor samba na minha empresa com uma estrutura de dados assim +/-
    Vendas
    -produtos
    -materiais
    Administraçao
    -Contabilidade
    -Financeiro
    -Secretaria
    Tecnico
    -Informatica
    -projetos
    Pessoal
    -Murilo
    -Antonio

    e assim vai, mais eu queria colocar um usuario e senha para que cada pesso só possa usa o que ela pode, por exemplo, a secretaria só poderia entrar na pasta secretaria e o diretorio pessoal dela.. e ninguem poderia nem criar e nem apagar um diretorio, somente eu...

    Como que eu posso fazer isso?????

    Eu utilizo uma estrutura parecido com a sua.

    Faça assim:

    1) Crie todos os grupos de trabalho (linux) que você precisa.
    2) Crie os usuários necessários (linux) e defina para cada um dele no seu respectivo grupo de trabalho.
    3) Crie todas as pasta necessárias, atribua para cada uma o grupo que ela pertence e depois as suas respectivas permissões, Exemplo: chmod 770.
    4) Crie os mesmos usuários no samba (smbpasswd -a <usuario linux>).

    Como isso você não necessita definir tudo no smb.conf

    Bem, a base do que você necessita está aí, agora e só ir melhorando conforme você queira.

    Boa sorte!


  4. #4
    mjusto
    Visitante

    Padrão Re: Colocar senha em pastas (samba)

    mais dai como que ficaria, a pessoa teria que colocar o seu usuario e senha sempre que for entrar nas pastas pelo wondows explorer??? ou isso ficaria de acordo com o pdc samba??

  5. #5

    Padrão Re: Colocar senha em pastas (samba)

    Citação Postado originalmente por mjusto
    mais dai como que ficaria, a pessoa teria que colocar o seu usuario e senha sempre que for entrar nas pastas pelo wondows explorer??? ou isso ficaria de acordo com o pdc samba??
    Se o teu SAMBA estiver configurado com PDC. A coisa vai ficar transtarente, o usuário se autentica no domínio e pronto, o SAMBA faz o resto. OK?

    Testa pois tenho certeza que vai ficar como você quer, o resto é só ajustar conforne você queira.

    Boa sorte e me dê um retorno.

  6. #6
    mjusto
    Visitante

    Padrão Re: Colocar senha em pastas (samba)

    Voce poderia me dizer coso se faz iss passa o passo com os comandos certinhos? eu so meio leigo em linux entao nao sei se isso é o que eu estou achando mesmo...

    os usuario já estao funcionando no pdc!

  7. #7

    Padrão Re: Colocar senha em pastas (samba)

    Citação Postado originalmente por mjusto
    Voce poderia me dizer coso se faz iss passa o passo com os comandos certinhos? eu so meio leigo em linux entao nao sei se isso é o que eu estou achando mesmo...

    os usuario já estao funcionando no pdc!
    Esta operação é o básico do básico no Linux... que é criar usuários e grupos no sistema.

    Siga o passo-a-passo que postei anteriormente que dá tudo certo.

    Qualquer dúvida mais complexa eu posso te ajuda.

    Boa sorte!